21 de janeiro de 2009

“Melhor Motorista de Caminhão de Minério” é de Sete Lagoas

No dia 6 de dezembro, o Condomínio Alphaville, em Nova Lima, Minas Gerais ficou movimentado com a final da competição de “Melhor Motorista de Caminhão de Minério”.
O sortudo desta vez foi Alex Carvalho Borba, de 27 anos. Influenciado pelo pai e pelo irmão, que também são caminhoneiros, o jovem transporta minério pela JWC Transportes há sete anos.
De acordo com o vencedor, no momento da prova manter a calma foi fundamental para chegar ao primeiro lugar. “As provas de manobra foram as mais difíceis, e para mim o segredo foi deixar o nervosismo totalmente de lado. Além disso, tirei muitas dicas importantes da palestra educativa que assisti na semifinal”, conta o campeão, que se classificou para a final na etapa de Itabirito.
Já o segundo e terceiro lugares foram ocupados, por Wilson Luiz Moreira, de Itabirito, e Custódio Duarte Lanna Neto, de Contagem. Para a grande final, seis motoristas vencedores das semifinais regionais fizeram novas provas teóricas e práticas individuais, que incluíam um questionário sobre segurança nas estradas, verificação de itens de segurança nos veículos, teste de percurso e manobras.
“Independente do resultado final, nosso objetivo é promover a importância do treinamento e da segurança nas estradas. A parceria com a Vale revelou que, cada vez mais, as empresas se preocupam com a capacitação dos motoristas de caminhão. Afinal, eles transportam grande parte das riquezas de nosso país, e é dever de todos contribuir para a melhoria das condições de trabalho desses profissionais”, relata diretor de Marketing e Comunicação Comercial da Scania no Brasil, João Miguel Capussi.
Durante a grande final, cerca de 200 pessoas, entre autoridades, parceiros, funcionários, torcedores e familiares dos competidores participaram do evento.

Premiação e participação

Depois de fazer bonito e garantir o primeiro lugar, o grande vencedor da competição recebeu como prêmio um televisor de LCD de 32 polegadas e um computador. O segundo colocado também ganhou um televisor de LCD de 32 polegadas, e o terceiro, um kit de som automotivo.
Os seis finalistas foram premiados com cursos de treinamento no Caminhão Escola Avançado da Fundação Adolpho Bósio de Educação Transporte, Fabet e um kit da Scania. Além disso, os três primeiros colocados terão direito a uma visita técnica ao Porto de Tubarão, da Vale, no Espírito Santo.
Durante a competição foram mais de mil inscrições entre setembro e outubro. Desses, 300 foram classificados para as semifinais, realizadas nas cidades de Nova Lima, Itabirito e Congonhas. Os dois vencedores de cada etapa regional se enfrentaram na grande final.
Na realização da competição “Melhor Motorista de Caminhão de Minério”, a Scania conta com o patrocínio master da Vale, além do patrocínio da fabricante de implementos Rossetti. A montadora tem também o apoio das Casas Itaipu, do Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais, SindiExtra, da fabricante de componentes hidráulicos Hyva, do Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte, SEST/SENAT, da Polícia do Estado de Minas Gerais, da gerenciadora de riscos Pamcary, da Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, Fabet e do Governo Federal.