20 de janeiro de 2009

Fabet lança pedra fundamental com o apoio da Scania

No dia 04 de dezembro, a FABET - Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, apresentou a pedra fundamental para as obras de extensão do centro de treinamento.
A mesma está localizada no Km 66,5 da Rodovia Castelo Brando, em Mairinque São Paulo, num no terreno de 40 mil m². A previsão é que a primeira fase seja inaugurada no segundo semestre de 2009.
O custo total do projeto está estimado em R$ 5 milhões. O terreno foi adquirido pela fundação e a execução da obra será realizada através de doações das parcerias que já aderiram à iniciativa.
“A Scania cederá, em regime de comodato, 15 cavalos mecânicos para a Fabet de São Paulo. Em Concórdia, a escola já trabalha com 15 caminhões também cedidos pela montadora. Essa parceria é essencial para a capacitação de motoristas de acordo com as exigências do mercado”, comenta o gerente executivo de Marketing e Comunicação Comercial da Scania no Brasil, João Miguel Capussi.
A Fabet, que foi criada 1997, tem sua sede localizada na cidade de Concórdia Santa Catarina, e já formou mais de 20 mil profissionais do transporte rodoviário de cargas de todas as regiões do país, sendo mais da metade motoristas de caminhão. A unidade paulista da Fabet atenderá a demanda existente nos mercados do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Em São Paulo, unidade da Fabet prevê três blocos pedagógicos, centro administrativo, auditório para 550 pessoas, laboratório de pneus, biblioteca, refeitório, alojamento para 130 pessoas, pista de treinamento com um quilômetro de extensão, e mini-cidade do trânsito. A primeira fase das obras contempla um bloco pedagógico, o alojamento e o refeitório.
Durante seu pronunciamento, o diretor superintendente da Fabet, Osni Roman, lembrou a importância criar mais uma unidade para beneficiar a educação dos motoristas.
“Há décadas ouvimos falar que somente os investimentos em educação poderiam transformar e tornar competitivo o nosso país. Mas como apenas ouvir e esperar que os outros façam tudo por nós, não está na essência da transformação, a Fabet tem o dom de ousar com o apoio de parcerias para fazermos um país com menos acidentes. Sonhar é preciso e ousar é necessário, por isso a Fabet não se cansa de fazer as duas coisas”, complementa o diretor.
Roman lembrou ainda, que nos últimos dois anos a Fundação vinha trabalhando incansavelmente para que o projeto de São Paulo fosse concretizado. “Nossa equipe é sabedora do quanto todos nos envolvemos nos últimos anos para que a nova idéia, de levar a Fabet para outras regiões do país, fosse concretizada”, afirma.
A Fabet compartilhou a conquista da unidade de São Paulo com todos os seus parceiros que acreditaram e apoiaram o primeiro projeto nascido em Concórdia no ano de 1995, o Caminhão Escola.
Já o prefeito reeleito de Mairinque, Dennys Venery, agradeceu os investimentos da ordem de R$ 5 milhões que serão realizados com a obra em seu município. A edificação será feita no modelo de parcerias, assim como foi construída a Fabet em Concórdia.
Ao projeto no estado de São Paulo, aderiram as empresas Scania, Odebrecht, Ambev, Randon, Grupo Gafor, Martin Brower e Coopercarga Logística.

Benefícios

Os benefícios quando os motoristas passam pelo treinamento podem ser traduzidos em números. Segundo dados da Fabet, a economia de combustível da frota pode chegar a 15%, a vida útil dos pneus aumenta em 10% e a quantidade de sinistros cai em 47%.
“Hoje, uma frota de 2,1 milhões de veículos de carga transita nas rodovias brasileiras em um cenário com 130 mil transportadoras. Isso gera em torno de 5 milhões de empregos diretos. Mesmo assim, o Brasil tem uma carência de 90 mil motoristas qualificados para atender a necessidade do mercado atual”, afirma a gerente de Extensão e Parcerias da Fabet, Salete Marisa Argenton.