A cidade de São Paulo foi palco, no dia 21 de agosto, do maior encontro realizado na área de transportes de cargas rodoviárias no país. Com o tema “Preparando o Futuro da Segurança”, a terceira edição do “Seminário de Transporte e Segurança”, promovido pela Scania em parceria com a NTC & Logística e apoiado pela ABRAMET – Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, contou com a presença de empresários, técnicos e especialistas dos seguimentos ligados ao transporte de cargas. Os principais temas que envolvem a segurança e a proteção da frota, ao viajarem todos os dias pelas estradas do país, foram debatidos e analisados por grandes profissionais da área.Sucessores das empresas de transporte, policiais militares iniciando carreira na Polícia Rodoviária Federal, novos executivos da área de implementos rodoviários, médicos se especializando em medicina do tráfego e, para finalizar, graduandos do curso de engenharia civil da FEI (com concentração em transportes) prestigiaram o evento, se unindo ao público tradicional do transporte e jornalistas especializados, debatendo a situação atual e as perspectivas para a segurança do transporte rodoviário, em especial no que se refere ao setor de cargas. Profissionais das empresas de transportes, das entidades sindicais, da Polícia Rodoviária, dos Bombeiros, da CET, da Abramet, da indústria e do governo, com grande conhecimento do setor, também iluminaram o seminário com suas parcerias.
A importância do mesmo ficou evidente com a presença notória do Diretor Geral da Scania Brasil, Chistopher Podgorski; do Presidente da NTC&Logística, Geraldo Vianna; do Superintendente da FABET – Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, Osni Roman; do Diretor de Marketing da Scania Brasil, Emanuel Queiroz; e do Gerente Executivo de Assuntos Institucionais do Produto Scania, José Henrique Senna, entre outros.
A empresa, que é uma das líderes mundiais na fabricação de caminhões pesados, ônibus e motores industriais e marítimos, possui operações industriais na América Latina e Europa, sendo que nesta, sua atuação estende-se por mais de cem mercados e cerca de 95% de suas vendas ocorrem fora da Suécia, seu país de origem. Esse Seminário é uma das ações da Scania dentro de sua campanha “Educação para a Segurança”, que teve início em 2005 e inclui a competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”, valorizando o motorista de caminhão como agente fundamental para a melhoria da segurança nas estradas.
Entre tantas palestras e seminários, “Motorista e Saúde”, que foi ministrada pelo Presidente do FETCESP, Dr. Flávio Benatti, esclareceu dúvidas à respeito do novo perfil do motorista profissional: nas áreas do conhecimento – saber da existência das novas tecnologias – da habilidade – utilizá-las com destreza – e da atitude – interessar-se em utilizá-las de forma correta. Destacou, também, que para os empresários, o motorista é a essência do negócio, e que ele necessita de comprometimento e capacidade diante das necessidades do cliente, sempre lembrando das leis de trânsito que devem ser respeitadas. As principais características do motorista ideal, na visão dos empresários, chefes de recursos humanos e de operações é possuir boa aparência, ter hábitos saudáveis, dirigir defensiva e economicamente, respeitar as leis de trânsito, possuir grau de escolaridade médio e ter conhecimentos técnicos sobre o veículo. Já para o próprio motorista, ser educado, ter boa apresentação, conhecer os processos de transporte, comprometer-se com o trabalho, ser responsável e gostar da profissão são as grandes conquistas para ser um motorista ideal. Para concluir, o presidente ressaltou que as empresas têm inovado quanto ao cuidado com a saúde e o bem estar físico do motorista, preocupam-se com o meio ambiente, o recrutamento, seleção e capacitação dos profissionais do volante, sendo muito mais profissionais e reconhecendo que o treinamento é capaz de mudar a atuação e o desempenho de um funcionário/motorista.
Palestrada por Osni Roman, Presidente da Fabet, “Capacitação do Profissional do Volante”, mostrou a grande responsabilidade social que a Fabet e a Fattep têm para com os profissionais, no sentido de corrigir a disciplina e a falta de profissionalismo. Numa pesquisa realizada com 709 profissionais do volante das mais diversas regiões do país, Roman destacou que na segurança do trânsito, 55% usam o cinto quando tem policiais, 53% se envolvem em acidentes e 18% são vítimas fatais. Quanto à capacitação, 38% nunca fizeram cursos que são exigidos nem usam uniformes que são obrigatórios (65%). E o mais alarmante, 48% usam substâncias tóxicas, como bebidas e rebite, durante as horas de trabalho. Mas ele destacou que uma mudança é possível e que nada está perdido, pois os empresários e empresas, assim como a Scania e as faculdades que visam capacitar profissionais da estrada, desenvolvem um ambiente favorável às mudanças e com resultados. Mas todos precisam estar engajados para que ela aconteça, comprometidos com as atitudes que são certas e erradas para o profissional da estrada.
O presidente da ABCR – Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – Moacyr Servilha Duarte palestrou sobre o futuro da segurança. Na sua esplanação, ele discutiu sobre as concessionárias e como funciona a segurança e a fiscalização nessas estradas concessionadas. As concesionárias, frisou Servilha, têm executado obras que amenizam diversos problemas, e esses investimentos já refletem positivamente na diminuiçãode acidentes.
“Educação para a Segurança”, ministrada pelo Diretor Geral da Scania Brasil, Chistopher Podgorski, começou retratando o cenário de acidentes de trânsito no Brasil: aproximadamente 30 mil mortes acontecem todos os anos nas estradas do país. Desses, 40 mil caminhões e 20 mil ônibus se envolvem em acidentes com vítimas por ano, e mais de 70 mil acidentes aconteceram nas rodovias federais até agosto. Para resolver o problema e criar responsabilidade social entre os profissionais da estrada, Podgorski destaca para o desenvolvimento de veículos seguros que utilizem tecnologia de ponta, promovendo a conscientização do motorista para a segurança nas estradas e qualificando-os , entre outros. Entre muitas parcerias para todo esse desenvolvimento e mudança no cotidiano de quem vive na estrada, projetos como “Amigos do Trânsito” – desenvolvido pela Road Brasil – e “O Bom da Estrada 2007” – criado pela Ryder Logística – ajudam a educar e conscientizar crianças e adultos para a segurança nas estradas. Segundo ele, a Scania valoriza o motorista de caminhão como agente fundamental para a redução de acidentes através de ações institucionais e parcerias com outras entidades, como a NTC& Logística.
Para o Coordenador do evento, José Henrique Senna, o Seminário serviu para conscientizar e comprometer o parceiro da estrada quanto a sua segurança e bem-estar. Já Emanoel Queiroz, diretor de Marketing da Scania, destacou que a empresa, com seus 50 anos no Brasil, sempre se preocupou com a formação profissional, deixando de ser simplesmente um motorista para ser um condutor, um operador de unidades móveis preocupado em reduzir os custos de transportes e os níveis de acidentes nas estradas.
Assim como as duas edições anteriores, o Seminário de Transporte e Segurança, realizado pela Scania e parceiros, foi um grande sucesso. Ao final, todos concordaram que a segurança deve fazer parte do dia-a-dia dos motoristas nas estradas brasileiras e, unindo forças, a buscar novas perspectivas para o transporte brasileiro.
Fonte: Jornal Estrada