A Scania convoca todos os motoristas de caminhão do país a participar da segunda edição da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”. A competição é mais uma ação da campanha “Educação para a Segurança”, criada pela Scania em 2005, e procura valorizar o motorista profissional, chamar as atenções de todo o segmento de transporte e motivar discussões sobre a importância da capacitação dos condutores de caminhão para a diminuição do número de acidentes nas estradas brasileiras.O objetivo da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil” é avaliar por meio de provas teóricas e práticas, qual motorista tem a condução mais segura, levando em consideração a habilidade, o conhecimento do veículo e da legislação, a preocupação ambiental e a condução responsável e defensiva. As inscrições para a segunda edição da competição começam no dia 04 de setembro e vão até o dia 31 de dezembro de 2007. Para participar, os motoristas precisam possuir Carteira Nacional de Habilitação Categoria “E” e preencher o formulário de inscrição que dessa vez estará disponível em toda a Rede de Concessionárias Scania no Brasil, e também nos Truck Centers da Pirelli, nas sedes do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) localizadas por todo o País, e no site www.melhormotorista.com.br.
O vencedor da competição receberá um pacote de prêmios denominado “Um Caminhão de Prêmios”, com aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Além disso, ele terá direito a realizar uma viagem com acompanhante para a Suécia, onde irá conhecer a matriz da Scania. O segundo colocado receberá um jogo de Pneus Pirelli e, assim como o terceiro colocado, uma viagem com acompanhante para um resort no Brasil. Todos os semifinalistas receberão um Kit Scania contendo agasalho, camisa e toalha da marca Scania Collection e, a exemplo da última edição, um curso Master Driver ministrado pela Scania.
A Scania conta com o patrocínio da Pirelli, ABN-Amro Bank, Repsol, Consórcio Scania Brasil e Lubrificantes Scania. A montadora terá também apoio do Ministério das Cidades, Polícia Rodoviária Federal, Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), CNT (Confederação Nacional do Transporte), Sest/Senat, NTC& Logística (Associação Nacional dos Transportadores de Carga), Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte) e Pamcary Gerenciadora de Riscos.
A competição, na primeira fase, terá um questionário que abrange segurança na condução, leis de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e conhecimentos gerais sobre rodovias que selecionará cerca de 500 motoristas para as semifinais regionais. Cada candidato recebe junto ao formulário de inscrição, um folheto educativo que deve ajudá-lo a responder tais questões. É também nessa etapa que o motorista indica qual a cidade e data mais convenientes para que ele, se classificado, participe da segunda fase.
Os melhores serão chamados para as provas práticas e teóricas em eventos a serem realizados de 9 de fevereiro a 17 de maio de 2008, aos sábados, em 12 cidades distribuídas por diversas regiões do Brasil.
A cada semifinal regional, quarenta competidores selecionados na primeira fase se enfrentarão, revelando um único finalista. Outra novidade dessa edição é que a caravana Scania chegará às cidades que receberão a competição sempre às sextas-feiras. Nelas, acontecerá uma feira com a demonstração de produtos da Scania. Aos sábados, acontecem as avaliações teóricas e práticas. Paralelamente a esses eventos, uma caravana cultural promoverá ações de educação no trânsito para familiares dos motoristas e comunidades locais, com a realização de peças teatrais e atividades de educação no trânsito para as crianças em uma mini-cidade.
Em São Bernardo do Campo/SP, no dia 1º de julho na fábrica da Scania, acontecerá a última etapa com os 12 candidatos vencedores das regionais. O objetivo de todas as fases da competição é o mesmo da edição anterior, ou seja, avaliar por meio de provas teóricas e práticas, qual motorista tem a condução mais segura, levando em consideração a habilidade, o conhecimento do veículo e da legislação, a preocupação ambiental e a condução responsável.
Fonte: Jornal Estrada