Finalmente a caravana da saúde do Jornal Estrada chega à Tubarão, 11ª cidade entre as escolhidas para a realização da Campanha Saúde na Estrada de 2007. No pátio do Posto Presidente foi montado as tendas, para que no dia 03 de agosto, as margens da BR 101 fosse possível concluir os trabalhos em busca de aproximar dos caminhoneiros serviços de saúde e muita informações que pode fazer a diferença na qualidade de vida de quem dedica a maior parte do tempo nas estradas brasileiras.Em Tubarão foram oferecidos serviços e orientações à 270 motoristas, sendo 262 verificações de pressão arterial, 220 nível de diabete, 172 vacinas contra febre amarela, tétano e tríplice viral, informações DST/AIDS e dengue e distribuição de 790 camisinhas.
Parceiros e apoiadores da Campanha
Evaristo Niehues – Diretor do Posto Presidente – “Para nós do Posto Presidente que estamos há anos trabalhando com os motoristas de caminhão, poder realizar esta campanha é importante, porque vem de certa forma reafirmar nossa preocupação constante com o profissional do volante. Prezamos por atendimento eficiente, fornecemos combustível de qualidade, e agora estamos nos preocupando com a saúde dos motoristas, conheço cada um deles, e sei que a saúde é sempre deixada para depois, por isso é que investimos em esse projeto, para que de certa forma podermos ter uma melhor qualidade de vida”.
Anelise Soares - Coordenadora do programa DST/AIDS – Secretaria Municipal de Saúde de Tubarão – “Para nós do programa DST/AIDS, o caminhoneiro é uma classe bastante vulnerável, nosso objetivo hoje é estar sensibilizando os motoristas da importância de estar cuidando da sua vida. E nós sabemos que o Governo não da conta sozinho então é fundamental estar buscando parcerias. Nós não podemos falar mais que há falta de informação, as pessoas tem acesso à informação, aos preservativos e agora é só as pessoas assimilar isso e mudar suas atitudes no seu dia-a-dia”.
Evandro Almeida – Gerente da Regional de Saúde de Tubarão – “Cada vez mais é importante estar participando e acompanhando a vida do motorista e cuidando da sua vida conseqüentemente estará cuidando da vida do próximo”.
Opiniões dos motoristas
Clécio Pancera – Novato no setor, com apenas seis meses de estrada diz ter adorado a campanha e que é muito bom para a pessoa manter a saúde em dia.
Célio Damazio – “Cuidar da saúde é uma necessidade, porque a prevenção e a melhor coisa.
Amilton Campos – “Muito boa essa campanha e é fundamental poder verificar e prevenir a saúde.
Edson Elias de Godoy – Motorista há 7 anos é a primeira vez que pára em uma campanha de saúde, disse estar satisfeito em poder verificar a saúde, e que todo motorista deve fazer isso que é muito bom.
Raul Zanella – Motorista de Nova Esperanza no Paraguay - Nunca havia parado em campanha de saúde diz valer a pena parar 5 minutinhos em busca de mais saúde.
Vinicius Silva –“Isso é um incentivo a vacinação e a prevenção, pois é muito difícil nós conseguirmos parar na estrada. A minha diabete deu uma subidinha, desta forma devo procurar um médico, assim já sei como me tratar.
E assim encerrou a Campanha Saúde na Estrada, cumprimos nossa obrigação, como um veículo de comunicação voltado ao setor de transporte, agradecemos a todos que de uma forma ou de outra colaboraram para o sucesso deste evento. Muito Obrigado, até 2008! Com saúde!
Fonte: Jornal Estrada