Em um acordo inédito firmado entre a Prefeitura Municipal de Itajaí, o Porto de Itajaí e o Sindicato dos Motoristas Autônomos, está vigorando a inspeção veicular para os caminhões que transportam contêineres entre os terminais e entre o porto e os terminais. A inspeção veicular foi o primeiro passo para ajustar a frota de caminhões no porto, visto que os problemas eram inúmeros, como, por exemplo, a crescente demanda de caminhões de outros locais, reduzindo as viagens feitas por cada caminhão. Outro problema era a falta de manutenção dos caminhões, muitas vezes gerada pela falta de trabalho, ou por pouco trabalho, fazendo com que o motorista autônomo abortasse a manutenção, em prol de sua sobrevivência.Segundo o presidente do sindicato, Eni Dias de Souza, o sindicato existe há 5 anos, e vem aos poucos tentando se estruturar. “Mas isso é muito difícil. Muitas vezes o associado não assume a mensalidade de R$ 30,00 por mês, e na seqüência é também difícil buscarmos apoio, pois acabamos por ficar desacreditados. Chegamos ao fundo do poço”, resume Eni.
O Sintracom possui hoje 560 associados, basicamente mais de 60% dos autônomos estão no sindicato, porém a falta de união, deixa o sindicato muitas vezes isolado. O presidente do sindicato diz que agora, com a entrada desta inspeção, o transporte em Itajaí começa a entrar no caminho certo. “Com a parceria firmada entre o sindicato, prefeitura e o porto, poderemos melhorar a qualidade do transporte e aos poucos fortalecer nossa entidade. Tínhamos um bom frete, mas com a nossa desunião, as empresas começaram a baixar o mesmo, e junto a isso a alta oferta de caminhões para o transporte diminuiu consideravelmente nossas viagens, agora com o sistema de inspeção veicular, vamos arrumar os caminhões e vamos fechar a frota interna de Itajaí”, explica. Eni diz ainda que com a implantação do selo, o qual já tem 428 caminhões cadastrados, só poderão transportar entre os terminais e o porto os veículos que tiverem o selo. “Desta forma poderemos aos poucos melhorar nossa rentabilidade, pois a frota não vai aumentar e a tendência é de o número de contêineres aumentar”, avalia.
Para o coordenador do projeto, representante do poder público, Antônio Dias, com a inspeção veicular, a frota está tendo a manutenção devida dentro de uma realidade. “Primeiro estamos arrumando a documentação desta frota, a qual estava sinistra, pois tinha carretas com placa de Chevette e até de moto, além de termos encontrados diversos caminhões sem documentos. Acredito que mais de 200 caminhões ao final de inspeção saíram de circulação e ao final ficaram aproximadamente 800 caminhões cadastrados com o selo para o transporte interno de nosso município”, esclarece Antônio. Ele também destaca a parte da manutenção. “Depois da documentação estamos indo para a inspeção da parte mecânica, que revisa 36 itens. A inspeção é realizada por duas oficinas credenciadas ao valor de R$ 85,00 e depois de diagnosticados os problemas, o motorista tem até 60 dias para apresentar o veículo. Não é um investimento alto, pois o valor está dentro da realidade dos nossos motoristas”, pontua Antônio. Ele diz ainda que depois de feita estas três etapas, no caso o credenciamento através do selo, a verificação da documentação e a inspeção, haverá um plano para arrumar a cabina dos caminhões e o porta contêiner e futuramente vai ser viabilizado uma linha de crédito para melhorar a frota. “Não precisamos adquirir caminhões novos, mas podemos lentamente sair desta realidade e o setor poderá com certeza ser visto de outra forma em nossa cidade”, justifica o coordenador.
De acordo com o motorista Iares Paulo Rodrigues, que há oito anos trabalha com contêineres em Itajaí, seu caminhão foi um dos primeiros a ganhar o selo. “Este sistema foi a melhor coisa que poderia ter acontecido, agora nosso frete vai melhorar, até porque hoje até um carroceiro ganha mais do que nós”, comenta.
Presidente da Unicam acompanha todo o processo em Itajaí
Popularmente conhecido como China, José Araújo China da Silva esteve em Itajaí durante os dias 25 e 27 de agosto para acompanhar de perto a realidade da região. China se mostrou muito feliz com o atual momento que a entidade vive, falando que tem trabalhado muito em prol da categoria. “As autoridades federais, estaduais e até mesmo municipais, tem enxergado nossa categoria e percebido o quanto somos importantes na economia brasileira”, explica China.
Segundo ele, se a categoria for mais unida, certamente a classe vai ficar muito forte e com isso poderão obter mais sucesso nas reivindicações. “O que precisamos é que o caminhoneiro esteja filiado a alguma associação, sindicatos ou cooperativas. Desta maneira conseguiremos ser fortes e não ficar criticando as ações das entidades”. Para China, o importante é todos estarem juntos e lutar pelos mesmos objetivos.
De passagem por Itajaí, China comentou que tem uma preocupação especial com os caminhoneiros da região, porque já esteve em outras oportunidades na cidade e voltou justamente para acompanhar a forma que o porto, a prefeitura e o sindicato estão conduzindo esta nova forma de profissionalização do setor. “Aproveito também para ouvir as reivindicações, alertar os caminhoneiros sobre as novas leis e regulamentações, com a qual eles devem se ajustar. Temos instruídos aos mesmos para que acompanhem as notícias através dos jornais, como o Jornal Estrada, que é um veículo de comunicação que apóia muito o setor e que sempre traz notícias importantes para o dia-a-dia da nossa atividade”, exemplifica. China aproveitou para parabenizar as entidades que conseguiram dar o primeiro passo para a organização do transporte de contêineres dentro do município. “Esta foi uma luta que vencemos e estou muito feliz com o andamento do projeto, e acredito que poderemos seguir este exemplo em outros portos do Brasil. Agora precisamos nos unir aqui, para não perdermos força nesta jornada” finaliza China.
Veja o que é inspecionado nos caminhões:
Cavalo: Embreagem, Direção, Faróis, Freio Dianteiro, Freio Traseiro, Freio de Estacionamento, Espelho Retrovisor, Molejo Traseiro, Molejo Dianteiro, Balize, Pneus Dianteiros e Pneus Traseiros.
Carreta: Pinos de engate, Soldas, Sinalização, Perfil, Molas, Pinos de Centro, Grampo de Mola, Embuchamento, Balanças, Sapatas de Fixação e Pneus.
Freios: Eixo S, Vazamento de Ar, Cuícas de Freio, Canos de Freio, Fitas de Freio e Panelas de Freio.
Quinta Roda: Pino Rei, Gavião, Mesa, Embuchamento, Fixação da Quinta Roda e Fixação Pino Rei Carreta.
Os itens são avaliados nas categorias Bom – Ruim – Trocar - Revisar
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