Depois de dez dias de estrada e muito trabalho, a caravana da saúde do Jornal Estrada chegou a Criciúma, na região Sul do Estado de Santa Catarina. Criciúma foi a décima cidade a receber a Campanha Saúde na Estrada. O evento aconteceu no dia 02 de agosto no Posto Rosso, as margens da BR 101.Criciúma foi outra cidade em que a Secretaria Municipal de Saúde não participou do evento, pelo jeito ela esta disputando com a Secretaria de Tijucas, quem menos atende motoristas, mas uma vez mais a iniciativa privada colaborou e em Criciúma o Senac participou realizando as verificações, mesmo sobre a chuva que caiu durante o dia, eles não abriram mão de colaborar com um setor que necessita de nosso apoio. Sentimos pela saúde dos motoristas de Criciúma que devem estar passando por dificuldades”, explica Ronnie Bressiani, diretor do Jornal Estrada.
Em Criciúma foram oferecidos 202 verificações de pressão arterial, 199 nível de diabete, informações DST/AIDS e dengue e distribuição de 620 camisinhas, entre os 204 motoristas que passaram pela campanha.
A Campanha Saúde na Estrada em Criciúma obteve apoio de Joamilto Rosso – Sócio Diretor do Posto Rosso - para ele que tem tradição no comércio de combustíveis de qualidade, apoiar campanha de saúde aos motoristas é um gesto de solidariedade e de compromisso com a qualidade de vida do cidadão. “Já vi muito motorista com pressão alta e termos que leva-lo direto aqui do posto para o médico, e penso que nós dono de posto e os órgãos governamentais temos o dever de pensar mais nisso e ajudar os motoristas. Eles vivem na estrada, e muitas vezes, dormem mal se alimentam mal, sempre correndo porque tem que descarregar, e muda muito de temperatura, e isso vai prejudicando a saúde deles sem contar o estresse nas estradas”.
Anderson R. Nunenberg – Enfermeiro e Professor do Senac – Criciúma - Uma das missões do SENAC é atuar na prevenção da saúde do trabalhador e isso é interessante porque é focado no transportador, nós comprovamos o índice de pressão alta, e vamos passar para nossos alunos a importância da profissão. O Motorista com pressão alta tem que tirar esses cinco minutinhos porque a pressão é mais conhecida como a doença silenciosa e pode até matar”.
Opinião dos caminhoneiros
Ademir F. Carminatti - Criciúma – “Excelente, é isso que nós precisamos pelo menos alguém está pensando em nossa gente, tem pessoas que ainda pensam por nós”.
Vagner G. Velho – Sombrio – “Nunca tinha parado numa campanha, é muito importante para os motoristas, por que estar com a saúde em dia é fundamental para poder viajar tranqüilo”.
Elessandro Faria – Arapongas/PR - Com 25 anos de estrada já participou de campanha semelhante na Rodovia Cataratas, sentido Foz de Iguaçu no Paraná, Faria diz ficar feliz ao ver um Jornal atuando do lado do motorista, especialmente para aproximar dos caminhoneiros os serviços de saúde.
Pedro Paulo da Silva Santos – “Essa é a terceira vez que paro em uma campanha de saúde, acho muito bom, pelo trabalho do dia-a-dia dos motoristas, é interessante.
Ademir José Vieira – Trinta e três anos de estrada e nunca parou para cuidar da saúde. Ademir admite que sua saúde não está 100%, mas que agora vai se cuidar e tratar de fazer exames e buscar ajuda. “Acho muito bom esse tipo de evento e sei que nossa saúde é tudo”.
Enorgio Roque – “Pela primeira vez verificou sua saúde na estrada e ficou satisfeito com o atendimento, pois sabe que os exames e cuidados preventivos são baratos, acessíveis. Se você esperar ficar doente tudo é mais difícil.