Amaratona da caravana da equipe do Jornal Estrada e parceiros para aproximar dos profissionais da estrada serviços e orientações capazes de proporcionar mais qualidade de vida, começou na cidade de Campos Novos.O evento aconteceu no dia 18 de julho, nas instalações do Posto Tropeiro, as margens da BR 282. Nem mesmo a chuva, o vento e o frio que foram contínuos, abalaram a vontade dos estradeiros de conferirem sua saúde, veja os números.
Em Campos Novos foram oferecidos verificação de pressão arterial, nível de diabete, informações sobre DST/AIDS e dengue e também distribuição de camisinhas.
Motoristas Participantes: 216
Verificações de Pressão Arterial: 197
Verificação de Nível de Diabete: 208
Camisinhas Distribuídas: 650
Satisfação dos motoristas que passaram pela campanha
Jodelir Molasy – Erechim/RS – Caminhoneiro há 28 anos, já participou da Campanha uma vez admite que é muito bom e necessário atuar na prevenção. “Tem que ter saúde boa porque se não, não consegue trabalhar”
Lucio Rech – Luiz Alves - “Nunca tinha verificado a saúde na estrada, ainda bem que está tudo bem”, respira aliviado o motorista após passar pela bateria de análises e verificações. Para ele, cuidar da saúde deveria ser uma obrigação de todos. “Muitos motoristas as vezes viajam doente ou viram a noite trabalhando, e verificar a saúde é verificar a coisa que temos de maior importância na vida, ainda mais no serviço em que se encontra por isso tem que cuidar da saúde e se alimentar bem”, alerta.
Sirio Dartora – Herval d' Oeste – Após analisar o diagnóstico da equipe de profissionais da Campanha seu Sirio diz que esta com 88 de glicemia e 120/80 de pressão arterial, dentro de padrões aceitáveis pela medicina. “É muito importante essas verificações básicas, e que para os motoristas é muito importante esse tipo de campanha”.
Claudino Zabot – Pato Branco/PR - Nunca verificou sua saúde na estrada. “Só tomei vacinas no Mato Grosso, por isso acho essa iniciativa louvável e que deve servir de exemplo para muita gente. “Acho que deveria ter campanhas como essa com mais freqüência”.
Sérgio Carminati – Campo Novos – Com a pressão um pouquinho alterada, vai ter que cortar os churrascos de carne gorda aos domingos, mas acha muito importante essas campanhas.
Valmir Putton – “Já participei de outras campanhas do Jornal Estrada, por que é um trabalho para nos ajudar. “Estou com a saúde em dia, graças a Deus. A nossa profissão é puxada, além de tudo, tem que se exercitar as vezes quando pára o caminhão”, dá a dica.
Parceiros da Campanha em Campos Novos
Para Luciano Martins – Sócio Gerente do Posto Tropeiro, mesmo que o tempo não tenha colaborado de manhã, muitos motoristas pararam e deu pra passar o recado de que o Posto Tropeiro não é só vendedor de diesel. “Com certeza estamos preocupados com a saúde dos motoristas que estão na estrada, com alimentação as vezes inadequada, e muitas vezes trabalham 24 horas num dia pra entregar sua carga, então a gente junto com o Jornal Estrada se preocupa com a Saúde do Motorista. E hoje verificamos que a pressão alta é um fator comum entre quase todos os motoristas e nem se dão conta. Por isso a campanha serve de recado pra que um motorista vá a uma farmácia ou posto de saúde e verifique sua pressão com mais freqüência”, afirma Luciano.
Jean Carlo de Matos – Gerente Regional de Saúde da 8° Regional de Desenvolvimento de Campos Novos - “Essa ação é muito importante, com uma repercussão muito positiva até por abranger uma profissão que geralmente existe um descuido com a saúde, principalmente no sistema Cardio Vascular que largamente é visto, principalmente pela falta de exercícios e má alimentação, então problemas de pressão arterial é constante na vida do motorista, é muito importante esse programa junto com o Jornal Estrada e o pessoal do Posto Tropeiro juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde.
Claudenir Barcelos – Professor do Curso de Enfermagem e Funcionário da Rede Municipal de Saúde de Campos Novos - “Muito importante essas campanhas porque tem muitos motoristas com pressão alta e isso pode acarretar em um derrame e causar um acidente nas estradas. É até mesmo o nível de glicemia tem muitos com ela alta podendo futuramente causar uma diabete. Nós da Secretaria Municipal de Saúde estamos muito contentes em poder estar mais uma vez fazendo a nossa parte, por uma melhor qualidade de vida das pessoas.
Adelir Tonielli – Representante da FM Pneus da Região de Campos Novos – “Não basta o motorista apenas recapar na FM Pneus tem que estar com a saúde em dia, pois muitas vezes eles não tem tempo para verificar a saúde e assim com essas campanhas são as únicas horas em que ele verifica”.
Fonte: Jornal Estrada