6 de setembro de 2007

Caravana da Saúde em Xanxerê

De Campos Novos a equipe do Jornal Estrada pegou o asfalto rumo ao Oeste do Estado. Na cidade de Xanxerê a segunda parada. Já dia 19 de julho de 2007. Logo cedo as tendas foram armadas no pátio do Posto Dez, as margens da BR 282. Parece que São Pedro resolveu dar uma força e o tempo melhorou, para que os motoristas da região oeste pudessem fazer uma parada para verificar como anda a saúde.
Durante o dia foram atendidos 252 motoristas, verificação de pressão arterial: 240, verificação de nível de diabete: 232, camisinhas distribuídas: 760 e tipagem sangüínea: 84.
Para o sucesso da campanha em Xanxerê, o Jornal Estrada contou com apoio de diversos voluntários, entre eles: Rafael Siviero – Diretor do Posto Dez de Xanxerê, que destacou a mobilização em torno da saúde dos caminhoneiros. “Com certeza temos que cuidar da saúde do motorista até por que nosso publico alvo é o caminhoneiro, estamos preocupado com ele e com a saúde dele, por isso firmamos essa parceria com o Jornal Estrada e com a Secretaria de Saúde promovendo esse evento que foi um sucesso absoluto superando expectativas e deixando o cliente - o caminhoneiro, com informações de seu tipo de sangue, pressão, nível de glicemia em fim; foi muito produtivo, e valeu a pena essa promoção”, afirmou Rafael. Para ele, é muito bom ajudar a aproximar dos motoristas serviços de saúde.
Sonia Bodanesse – Secretária Municipal de Saúde de Xanxerê destaca a união de esforços para levar condições de o caminhoneiro cuidar da saúde. “Por mais que a secretaria se empenhe e muitas vezes trabalha mais das 8 horas diárias o setor de transporte tem uma dificuldade muito grande, muitas vezes ele não consegue parar durante o dia e o final de semana quando ele está em casa os postos de saúde estão fechados, é importante essas parcerias e perto das rodovias oferecer exames gratuitos para os motoristas, para complementar tudo que a Secretaria de Saúde tem feito de bom aqui em Xanxerê”.
A Secretária de Saúde de Xanxerê fez questão de parabenizar o Jornal Estrada pela iniciativa. “A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê gostaria de ampliar esse trabalho e gostaria do apoio de vocês, porque é uma população que nós não atingimos no dia-a-dia e não vai ao posto de saúde, é uma população que só para pra descarregar e carregar. E nós não conseguimos pegar eles porque estão sempre viajando, então esse trabalho só poderá ser feito com a parceria de vocês. E disser que a prevenção é sempre a melhor solução”.

Com a palavra os caminhoneiros
Amarildo Francisco Loregian - Xanxerê – “Acho muito bom esse tipo de campanha, já participei das edições anteriores, pois nunca temos tempo para cuidar da saúde e assim é possível os motoristas ficarem mais atento com sua saúde, pois a profissão de motorista muitas vezes é muito sofrido e não sobra tempo para verificar a saúde”.
Luciano Carvalho Barbosa – Erechim/RS – “Já participei de uma campanha assim em São Paulo, e, estou com a saúde zero bala. Se o cara não tiver de bem com a saúde em dia ele não consegue seguir viajem e ainda pode arriscar a vida dos outros. E ainda trabalhando mais que 8 horas”
Luiz Marlon Dedeando – Três de Maio/RS – Com a saúde em dia e conhecedor da campanha diz estar feliz em poder verificar a pressão arterial e obter contato com serviços básicos, mas importantes para o bom desempenho das atividades nas estradas.
Celso Albino Reichert – Maravilha - Celso que nunca havia parado em campanhas de saúde, achou muito legal e bom, e diz estar com a saúde necessitando de mais atenção. Promete cuidar-se mais, está trabalhando e levando a esposa Neiva junto, que juntamente com seu marido verificou sua saúde e esta com tudo em dia.
Sadi Rebelato – Xanxerê - Nunca participou da campanha, e gostou muito, diz estar com a saúde média, e que não sobra tempo, mas sempre dá um jeitinho pra cuidar.
Renato Haesligel – Xanxerê - Ele que já participou uma vez da campanha, diz estar com a saúde boa. É bom a gente conhecer os níveis de pressão, pois a saúde é muito importante para quem está na estrada, comer bem e dormir bem também ajuda, principalmente dormir as horas necessárias. E é sempre bom a cada seis meses verificar a saúde”, avisa.
Gilberto Simonetti – São Miguel d'Oeste - Gilberto nunca havia parado em campanhas na estrada, e garante que vale a pena perder uns minutinhos e verificar a saúde, diz que sua saúde esta bem, mas cuidados preventivos pode evitar dores de cabeça no futuro.
Valmir Spricigo – Xanxerê - “Vale a pena parar e saber como está a saúde da pessoa para achar soluções e informações. Fico feliz por que minha saúde é nota 10, e a campanha é muito boa, e nunca tinha parado em nenhuma campanha”.
Fonte: Jornal Estrada