A cidade de Maracajá deu início a terceira semana da Campanha Saúde na Estrada. O evento aconteceu no dia 01 de agosto, no Posto Mazzuco II as margens da BR 101. No local foram oferecidos 248 verificações de pressão arterial, 231 nível de diabete, 78 vacinas contra febre amarela e tétano e prestado informações DST/AIDS e dengue e distribuição de 750 camisinhas aos 249 motoristas que pararam na campanha.Na cidade a Campanha Saúde na Estrada do Jornal Estrada ganhou apoio até do Prefeito de Maracajá - Antônio Carlos de Oliveira - “A meta da nossa administração tem como ponto chave a saúde, a educação e a assistência, então como sendo prioridade nós sempre estamos dando prioridade à saúde, e com essas parcerias com o Jornal Estrada, Polícia e Postos Mazzuco vem contribuir para melhorar a vida de nosso motorista o que é mais importante, para que tenham vida longa, é por isso que nós estamos aqui e somos parceiros da campanha”, destacou o Prefeito.
De acordo com o Prefeito, o transporte foi o que impulsionou a economia do município, e agora com a duplicação da BR 101, o desenvolvimento deverá ser ainda maior, “porque muitas indústrias vão aqui se instalar e virão de outros municípios, pelo fácil acesso que nós temos. Por tanto nós temos uma perspectiva muito grande de crescimento para os próximos anos”.
Aladia M. P. Jerônimo – Secretária Municipal de Saúde de Maracajá – “O nosso objetivo na Secretaria de Saúde é a prevenção, e para nós essa campanha tem uma grande importância porque a terceira economia do município é o transporte e os motoristas, e é uma classe que pouco cuida da saúde porque sempre ta na estrada lutando dia e noite, então hoje eles tem a oportunidade de receber de nós orientações”, explica a Secretária. “Esses problemas não são difíceis de controlar, hoje o motorista recebe a orientação, para que consulte um médico e se preocupe mais com a saúde, alimentandose melhor, tem muitos motoristas acima do peso, e muitos já estão obesos, talvez porque muitos ficam muito parado, e hoje essa oportunidade de orientar e melhorar a qualidade de vida”, completa.
Lilian Mazzuco – Uma das responsáveis da Rede Mazzuco – “Primeiro a gente se preocupou em fazer uma boa estrutura para o motorista, para que ele chegue ao posto e tenha um atendimento personalizado, banheiros limpos e restaurantes de qualidade, e agora a gente está trazendo para dentro do posto a saúde do motoristas, para ele saber o quanto é importante estar com saúde em dia na estrada a gente esta tratando bem o nosso cliente e quer que ele esteja bem e com saúde para que consiga trabalhar bem e seu caminhão abastecido com combustível de qualidade. Eu agradeço a todos os motoristas que estiveram aqui no nosso posto e espero que no ano que vem possamos fazer de novo e que eles novamente estejam aqui participando e principalmente cuidando de sua saúde”.
Opiniões dos Motoristas
Elio Ribeiro Lucas – Motorista há nove anos, nunca havia parado em uma campanha de saúde e diz que se essa campanha acontecesse continuamente seria muito bom, e sua saúde está 100%, pois se cuida sempre e gosta de dormir cedo.
Clodoaldo Almeida – Com a saúde em dia, apesar de não ter hábito de prevenção, admite não fazer parte de campanhas desse gênero, mas promete cuidar mais da saúde e sempre que souber de uma campanha vai fazer de tudo para fazer parte.
Manoel Borba de Matos – “É uma campanha ótima, por que ajuda a aproximar o motorista dos serviços de saúde”.
Oneide Saraiva de Almeida – “A maioria dos motoristas são muito relaxados porque o cara vai deixando tudo para amanhã e nunca tem tempo. A correria é muito grande, a minha saúde esta muito bem Graças a Deus, nós lá na empresa fazemos exames periódicos a cada seis meses, tem que fazer, se cuidar”.
Roberto Borba – Ele esta sempre na estrada mais nunca tinha parado em campanha de saúde achou muito bom, e que deveriam acontecer mais porque conscientizar o cidadão das coisas a que estão acontecendo é fundamental para uma melhor qualidade de vida.
Ronaldo Alves de Oliveira – “Geralmente na rota para o Rio de Janeiro sempre que tem tempo, dá uma boa verificada na saúde é ótimo, porque se o cara não está com a saúde em dia, ele não viaja, e ainda põe a vida dele e outras pessoas em risco”.
Fonte: Jornal Estrada