Para comemorar os 50 anos no Brasil e 25 de seu consórcio, a Scania dá a oportunidade aos seus clientes de deixar de lado o trabalho árduo para passar alguns dias em solo lusitano. Para faturar, basta adquirir uma cota, escolher o acompanhante e fazer as malas. É a promoção “Descobrindo Portugal”. Desde 2001 a Scania aposta em promoções deste tipo para não só alavancar as vendas de cotas, como também aproximar-se ainda mais de seus clientes. De lá para cá, houve outros shows, viagens e até cruzeiros marítimos. Mas no ano do cinqüentenário, oferece um presentaço aos fiéis clientes.
Quem comemora junto com os felizardos que vão à Portugual é o gerente da Concessionária Ediba, Jacinto Hugo Dalla Costa Longo. Ele já sente reflexo da promoção nas vendas do grupo, que cobre a região sul catarinense. “Promoções como esta fazem com que os clientes tenham ainda mais gosto de adquirir um consórcio da Scania. Além disso, se mostra vantajoso, já que não sofre aumento há três anos”, diz. “É uma boa oportunidade para motivar nossos parceiros a renovar ou aumentar a frota”, explica Hugo, que até o início do julho já tinha o registro de 20 clientes viajantes dentre 80 da meta do grupo Ediba.
Para Hugo, o dia 12 de julho é um marco importante: dia em que a Scania completou 50 anos e o Consórcio Scania 25. “Acredito que seja uma data importante para nós e para o Brasil. A vinda da Scania fez o setor de veículos pesados crescer”, avalia. Mais do que o crescimento, a Scania faz parte também da história do Brasil, recorda o gerente de negócios da Scania, Antônio Bruzzi. “Em 1978, a primeira greve após a ditadura militar ocorreu na fábrica da Scania”, lembra.
Grande negócio
O sul de Santa Catarina tem quase uma relação de paixão com a Scania. Boa parte dos proprietários da região tem em sua frota quase que 100% de veículos Scania. É o caso de Salésio Soethe, de Braço do Norte, proprietário da Cerealista BBS. Os cinco veículos da frota são Scania. “O primeiro foi Scania e de lá para cá não penso em incluir outra marca na frota”, conta Soethe. Outro cliente fiel é Osvaldo Manoel Côrrea. Proprietário de revenda de carros, Côrrea já está há 15 anos no Consórcio Scania, mesmo em um ramo diferente. “Para mim, o consórcio é um bom investimento. Uma forma de guardar dinheiro e posso ir pagando aos poucos”, diz ele, que comprou a cota recentemente para presentear a esposa com a viagem a Portugal.
Em um país eminentemente rodoviário, a Scania tem muitos outros motivos para comemorar além dos 50 anos. Há três anos é líder de vendas nacional e pioneira no Brasil em consórcio de veículos pesados. Reflexo disso é que hoje a fábrica não possui veículo para pronta entrega e exporta quase 60% de sua produção para o leste europeu. Mas, muito mais que números, a Scania tem lugar cativo nos corações de seus clientes. “Quando vejo uma porta com o nome Scania, tenho certeza que serei bem atendido”, diz Blaudemir Nunes Gonçalves, sócio da BNG Transportes, de Tubarão.
Amigos planejam ir junto para Portugal
Cada um com sua transportadora, Alison Alexandre Lucca e Blaudemir Nunes Gonçalves já pensam nos cinco dias em solo lusitano. Alison está com a cota comprada e passaporte carimbado. Blaudemir está comprando a cota. Ambos de Tubarão, Lucca é proprietário Transportes Tesba, que carrega pisos e descartáveis para todo o Brasil. Gonçalves, da BNG Transportes, transporta arroz.
Na Transportes Tesba, de Alison, dos 15 caminhões da frota, oito são Scania. “Os veículos consomem menos e a concessionária é aqui bem pertinho”, diz quando se refere à preferência pela Scania nos últimos anos. Ele é mais um cliente satisfeito. “Gosto porque a empresa sabe valorizar seus clientes”, afirma. Alison já esteve por duas vezes nas promoções que davam uma viagem em um cruzeiro marítimo. “Comprei a cota desta vez por causa da viagem”, conta.
As viagens da Família Scania
2002 - Show do cantor Leonardo
2003 - Show do cantor Daniel (um na Costa do Sauípe, na Bahia, e outro no Costão do Santinho, em SC)
2004 - Viajem no transatlântico Costa Vitória
2005 - Viagens para Argentina e Chile, além de show de Ivete Sangalo
2006 - Dois cruzeiros de três noites no navio Costa Fortuna
2007 – Descobrindo Portugal (quatro dias e três noites na Terrinha)
Fonte: Jornal Estrada