30 de julho de 2007

Novos caminhões Ford com motorização Cummins

Os novos caminhões que a Ford acaba de colocar no mercado reforçam a tradicional parceria com a Cummins, pois serão equipados com os mais modernos motores desenvolvidos pela líder mundial em motores diesel em vários níveis de potência. Tanto o Cargo 712, quanto o Cargo 4532e, utilizarão motorização Cummins. O primeiro será equipado com Cummins Euromec III, de 120 cv. Trata-se de um motor que permite ao veículo conciliar desempenho com economia de combustível.
Por ser mais compacto do que os existentes na mesma categoria – ele chega a ser até 11% mais leve – seu desempenho se traduz em diversas vantagens: é 4% mais potente, possui 15% mais torque, desenvolve 15% a mais de potência por litro, além ter uma relação peso/potência 20% superior à dos concorrentes.
Desenvolvido em 2005 por engenheiros brasileiros utilizando o arsenal de tecnologia da Cummins, o Euromec III é um motor mecânico cujo know how se baseia na bem sucedida Série B, produzida e vendida em todo mundo. Já fabricado de forma a atender as normas de emissões Euro III, sua principal vantagem consiste em ter um custo bastante competitivo – proporcionando um preço final mais baixo para o veículo.
O motor Cummins se encaixa perfeitamente no projeto do novo Cargo 712 da Ford, porque possibilita mais agilidade e capacidade de carga, por ser mais leve e também pelo melhor desempenho do motor, fatores que acarretarão em um maior número de entregas por dia.
Já o Cargo 4532e utiliza o ISC eletrônico de 320 cv, um motor que é a evolução da bem-sucedida Série C, produzida pela Cummins no Brasil desde 1986 e que, no mundo, já motoriza aproximadamente 2,5 milhões de veículos. Respeitada internacionalmente, a Série C da Cummins reúne num único produto características de durabilidade, confiabilidade e desempenho. Diante disso, Luis Pasquotto, diretor Técnico Comercial da empresa, afirma que “aperfeiçoamos um ícone no segmento de motores o que motivou a Ford escolher o ISC para equipar o Cargo 4532e”.
Além da durabilidade e facilidade de manutenção, características já reconhecidas pelos usuários, o ISC agrega as vantagens dos recursos eletrônicos. Uma de suas características principais é propiciar interação total com o usuário, com o frotista e com o mecânico, fazendo com que todo esse conjunto tecnológico traga mais eficiência na operação.
A evolução tecnológica do novo caminhão da Ford está sendo possível em razão do desenvolvimento do ISC, um produto que atende plenamente as exigências da montadora. Equipado com a última geração de sistemas de gerenciamento eletrônico, o ISC incorpora uma série de benefícios que facilita a operação do caminhão, além de fornecer diversos parâmetros que auxiliam na gestão dos negócios de um frotista.

Fonte:Jornal Estrada