8 de maio de 2008

Femi 2008: uma feira de grandes negócios para o setor de transporte

14ª edição da Festa Estadual do Milho aconteceu no mês de abril, em Xanxerê
Uma programação diversificada, ampla e atraente marcou a 14ª edição da Festa Estadual do Milho – ExpoFemi 2008, que aconteceu no período de 5 a 13 de abril no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi, em Xanxerê. A Festa Estadual do Milho reuniu aproximadamente 500 expositores e a geração de negócios ficou em torno de R$ 40 milhões de reais. Milhares de pessoas participaram da festividade, que ofereceu todas as noites, shows com artistas famosos como Banda Calypso, Bruno e Marrone, Edson e Hudson, Guilherme e Santiago, Milionário e José Rico entre outros. Para o público que gosta de festa country, o evento apresentou rodeio, com a equipe César Paraná.
A gastronomia também foi um ponto forte da Femi. A culinária a base de milho, produto símbolo da festa estava presente em todas as barracas da praça de alimentação. A pamonha, quitute produzido a base da polpa de milho verde, é o prato mais famoso da feira. Na Femi, tudo gira em torno do milho. No centro do parque Rovilho Bortoluzzi, local onde ocorre o evento, existe uma enorme espiga de milho, construída para simbolizar a Festa Estadual do Milho, que acontece desde 1982, em Xanxerê.

Trukam marcou presença na Femi


Se o interior dos pavilhões foi reservado para o comércio em geral, a área externa abrigou empresas voltadas para aos demais setores, como as concessionárias de veículos e implementos rodoviários. Numa área privilegiada do parque, ao lado do milho gigante, que simboliza o evento, estava a Trukam, representante Randon, que instalou um estande atrativo para seus clientes.
Alexandre Menegolla, diretor da Trukam, destacou que feira é sucesso, considerada uma das maiores e melhores do Estado, que resulta em bom volume de negócios. Por este motivo, segundo Menegolla, a Trukam organizou um espaço digno de seus clientes, acolhendo os mesmos no estande e expondo produtos que condizem com as necessidades da região. “A Trukam, juntamente com a Randon disponibilizou cerca de 60 produtos para comercializar na feira, sendo esses, os mais comercializados na região, como o semi-reboque basculante e graneleiro, o bitrem e carreta graneleira, estes considerados os carros chefes da Randon”, informa o diretor da Trukam, lembrando que todos os implementos expostos estão com prazo de entrega aos clientes para o mês de outubro, devido a grande demanda.
A fábrica da Randon foi representada na Femi por uma equipe de 10 pessoas. Entre elas estava o diretor comercial da Randon, César Pisseti. “O objetivo de estarmos na feira é para prestigiar o evento, conhecer mais sobre a economia da região e, principalmente, receber os clientes no nosso estande, estreitando os laços entre a fábrica e os clientes”, esclarece Pisseti, ressaltando que a Randon possui muitos clientes na região de Xanxerê e, é bem representada. “A Trukam é um excelente distribuidor, está identificado com a cultura da empresa e da região”, conclui o diretor.
Os clientes que não conseguiram visitar o estande da Trukam na Femi, podem ir até umas das casas da Trukam, localizadas em Concórdia, Catanduvas e Chapecó ou na matriz, em Xanxerê e conhecer os produtos Randon, que a Trukam oferece.

Linhas Stralis e Daily abrilhantaram o estande da Carboni

Com o objetivo de levar os produtos Iveco até os clientes, a Carboni de Chapecó participou da ExpoFemi 2008. A linha Daily e Stralis foram os destaques do estande, atraindo milhares de visitantes, que puderam ver de perto os produtos da Iveco.
Hélio Cella, gerente geral da Carboni Chapecó, lembra que a empresa sempre está presente na Femi e afirma que o resultado é bons negócios. “A feira está centralizada no Oeste catarinense, é um ponto que consegue agregar clientes de vários municípios, possibilitando a geração de grandes negócios”, afirma.
Sobre a linha Iveco, Cella garante que a marca está revolucionando os seus produtos, ele cita como exemplo a nova Daily e o novo Stralis, esse, segundo o gerente, foi eleito o caminhão do ano. “A Iveco não veio para competir, veio para revolucionar”, disse.
Conforme o gerente, as vendas estão ótimas, tanto que a fábrica não dá conta da produção, atrasando as entregas. “O veículo pesado, tem demora de entrega de no mínimo 90 dias”, explica ele, lembrando que a região tem um grande número de clientes. “Somente na região de Chapecó serão entregues 70 caminhões nos próximos dias. Isso prova o sucesso das vendas, mostrando que os transportadores estão optando pela marca Iveco”, aponta.
Para melhor tender os clientes e diminuir o prazo de entrega dos veículos, a fábrica Iveco está elevando a produção dos pesados para 30 caminhões/dia. “O objetivo é alcançar 1,2 mil caminhões mensais. E, pretende-se ainda, lançar novos produtos, pois sempre que há modelos novos favorece a escolha para o cliente”, finaliza o gerente geral da Carboni Chapecó.
Com uma grande frota circulante, a Iveco oferece um pós-vendas muito atuante. De acordo com Rodrigo Werner, responsável pelo pós-vendas da Iveco em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o aquecimento nas vendas aumenta o trabalho do pós-vendas. “A comercialização de peças cresceu em torno de 30% neste ano, se comparado ao ano anterior”, explica. Ainda de acordo com Werner, as concessionárias estão atingindo os objetivos e as metas estabelecidas e, estão bastante otimista para o restante de 2008. “A maior preocupação é atender a grande demanda da frota que está circulando e o grau de exigências dos clientes. Sempre realizamos pesquisas de satisfação dos clientes”, relata ele, afirmando que a Carboni é uma concessionária bastante atuante e que está sempre preocupada em melhor atender os clientes.
Os clientes da Carboni visitaram o estande da concessionária para conhecer melhor os produtos e também fazer novos negócios. João Ângelo Meneghetti, residente em Quilombo, SC, é um deles. Ele comenta que possui sete caminhões em sua frota, destes quatro são Iveco, a última negociação aconteceu recentemente, quando Meneghetti adquiriu mais uma unidade da marca. “Compro Iveco pelo desempenho e economia de combustível. Além do excelente atendimento, que só a concessionária Carboni tem. Aconselho os transportadores a optarem pela marca, pois estão adquirindo veículos de qualidade”, finaliza o cliente, acrescentando que as próximas aquisições para a sua frota serão da marca Iveco.

Volvo VM e FH foram as estrelas do estande da Dicave


Toda feira de grande porte, como é o caso da ExpoFemi, merece expositores que apresentem produtos de alto nível. A Dicave de Chapecó, esteve presente com a carreta estande da Volvo, estrutura que não está presente em todos os eventos, por ser um veículo que circula nos principais eventos nacionais.
Mas o estande também tinha outras atrações; os caminhões Volvo FH e VM. Esses apresentam tecnologia, excelente desempenho e economia de combustível. Segundo Ângelo Cecchett, gerente regional de vendas, a Dicave não poderia deixar de expor na Femi, um evento que reúne muitos clientes e grande público, resultando em bons negócios. “É uma oportunidade positiva de expor os produtos Volvo. A feira trouxe bons resultados, além do marketing. E, acima de tudo, a empresa tem a tranqüilidade de apresentar excelentes produtos”, afirma o gerente. Segundo Cecchett, as vendas na região estão boas, sendo que existe atraso na entrega dos veículos; de cerca de 60 dias para o modelo FH, enquanto para o modelo VM a demora é de apenas 15 dias. Segundo o gerente, o VM teve um crescimento de 108% nas vendas em 2007, em relação ao ano anterior. “É um bom produto, para saber sobre o caminhão é só perguntar para quem tem um”, desafia Cecchett.
O cliente da Dicave/Volvo, Olímpio Dalorsoleta, da Trans Crimasi, de Faxinal dos Guedes afirma os elogios de Ângelo Cecchett em relação ao veículo. “Adquiri a terceira unidade da Volvo, pelo desempenho que o caminhão apresenta. O atendimento da Dicave também contou na hora da escolha pela marca”, conta o cliente, destacando que as próximas aquisições serão da marca Volvo. “Em breve irei aumentar a frota e, certamente, a marca será Volvo”, completa.
Para manter o sucesso de vendas, o pós-vendas é fundamental para cultivar os atuais e conquistar novos clientes. Deste assunto a Dicave entende bem. “A parte de pós-vendas é considerada a mais importante para o cliente e para a concessionária, porque o cliente quando adquire um caminhão está comprando um pacote de serviços, que inclui rapidez e qualidade na manutenção”, explica Hélio do Amaral, gerente de pós-vendas da Dicave de Chapecó. Amaral destaca que a Volvo possui 74 concessionárias espalhadas por todo o Brasil, sendo que em todas elas o trabalho é padronizado. “Não importa em qual região do Brasil o caminhão está, é só procurar uma concessionária Volvo que a manutenção será realizada”, informa o gerente de pós-vendas.
A Dicave considera a Femi um evento muito importante. Por isso, trouxe um profissional da fábrica da Volvo de Curitiba. Francisco Mendonça é gerente regional de vendas da Volvo para todo o Estado de Santa Catarina. Ele faz a ponte entre a fábrica de Curitiba e a Dicave. “É um trabalho de facilitação nas vendas, ou seja, trabalho, muitas vezes com clientes indecisos. É uma tarefa de finalização de vendas”, esclarece Mendonça, que falou também sobre a valorização que a Volvo oferece para seus clientes. “Os clientes sempre visitam a fábrica, algumas visitas são organizadas para aqueles que ainda não são nossos compradores, porém a maioria é para aqueles que são fregueses Volvo”, ressalta. Segundo Mendonça, a fábrica de Curitiba é a melhor para ser visitada, porque aglomera todas as etapas da linha de produção, ou seja, todas as etapas de fabricação estão concentradas no mesmo espaço físico. Outro ponto positivo, que o gerente regional de vendas destaca, é que está fábrica, por ser a última a ser construída é mais moderna. “A fábrica da Volvo em Curitiba foi a última a ser construída, por isso conta com muita tecnologia e modernidade, ideal para os clientes visitarem”, considera.
Como fabricante, a Volvo sempre busca a melhor solução para o transportador, em termos de peças e equipamentos fundamentais para manter o veículo. Durante a Femi a Volvo apresentou as linhas de peças para caminhões, que a montadora possui. Segundo Alexander Boni, gerente comercial do Grupo Dicave, as peças estão divididas em três linhas; peças novas, peças UBT- Unidade a Base de Troca - que tem a mesma garantia que as novas, porém custam menos e as peças Dex, que são recondicionadas, destinadas para o segundo dono, mais indicada para caminhões com mais de 5 anos de uso. “Porém, todas elas têm a garantia e a qualidade, que só a Volvo oferece”, informa.
O gerente comercial da Dicave também falou da participação na Femi 2008. Segundo Boni, a Dicave/Volvo, não participa apenas de feiras, mas também em eventos que resultam em negócios, “os investimentos requerem retorno”, completa o gerente, ressaltando que durante o evento foram comercializadas cerca de 10 unidades Volvo. “É um número significativo, mostrando que esta feira é mesmo de grandes negócios”, conclui.

Refrigeração Viena apresentou novidades da Carrier


Sempre acreditando na região, a Refrigeração Viena, representante dos produtos Carrier, esteve presente na Femi 2008, com um estande recheado de produtos para refrigeração de veículos e que controlam a temperatura dos produtos transportados. Estava exposta toda a linha de refrigeração da Carrier, porém um equipamento estava em destaque, era o produto Vector, um equipamento diferenciado que estará disponível no Brasil a partir do próximo ano, mas já é comercializado em diversos países. “É um produto para carretas frigoríficas e possui um sistema diferente, mais simples, que necessita de menos manutenção e tem uma vida útil maior”, aponta Théo Storck, analista de vendas da Carrier Transicold.
Théo Storck destaca que a refrigeração Viena, sediada na cidade de Xaxim, está no mercado desde 1991, dirigida por Luis Antonio Hohenberger, que sempre busca atender bem os clientes. “A Refrigeração Viena atende toda a região Oeste do Estado e parte do Paraná. A empresa é comprometida, tem uma grande carta de clientes e realiza boas vendas nas localidades que atua”, revela o analista, explicando que a participação na Femi é fundamental para apresentar os produtos da Carrier Transicold. “É sempre importante participar de feiras, mostrar os nossos produtos e atrair um maior número de clientes”, finaliza.

Seraglio participou da ExpoFemi 2008


A Seraglio, distribuidor Guerra para a região Oeste de Santa Catarina, esteve presente da Femi 2008, expondo a linha de produtos Guerra e Niju. Uma câmara frigorífica foi o implemento de maior destaque do estande da empresa. Surpreso com os negócios realizados na feira, Antonio Carlos, diretor da Seraglio, destacou a importância de expor na Femi. “Realizamos bons negócios na feira, volume de vendas não esperado, o que mostra que a Femi tem um grande potencial para os negócios”, afirma. Antonio lembrou que as vendas em toda a região Oeste estão excelentes. “As vendas estão aquecidas, tanto que está faltando produtos, mesmo a fábrica aumentando a produção” esclarece o diretor, apontando os produtos que mais são comercializados no Oeste catarinense. “ O que mais vende é semi-reboque graneleiro, bitrem graneleiro e sider”, informa.
A Seraglio também é parceira da Niju. Conforme Sextilio Júnior, diretor da Niju, a empresa está no mercado, há 14 anos. Além de expor os produtos e atender os clientes, a Niju promoveu o rodeio com a Equipe César Paraná e ofereceu camarote vip para os seus clientes. “É uma forma de valorizar os clientes e proporcionar à eles um momento de lazer e descontração”, completa Júnior.