12 de maio de 2008

Sexta semifinal da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil” aconteceu em Concórdia

23 motoristas participaram da competição promovida pela Scania


Quem não deseja se destacar na sua profissão, provar que é o melhor na sua área? Essa é a vontade da maioria dos profissionais, independente da área que atua. Para ser o melhor é preciso muito conhecimento, cursos e treinamentos podem ser a peça fundamental para a conquista do sucesso profissional. E depois vem a pergunta: Como ser reconhecido como o “melhor”. Os profissionais da estrada, de todo o país, contam com uma promoção que visa destacar o Melhor Motorista de Caminhão do Brasil.
Desde 2005, a Scania promove o evento, que tem como objetivo conhecer o melhor profissional da estrada, do Brasil.
Na sua segunda edição, o evento já é um sucesso, prova disso são as inscrições, que em 2005 foram pouco mais de 11 mil e, em 2008 passaram de 21 mil. O nível dos candidatos também se elevou, eles estão mais preparados e demonstram mais profissionalismo. Conforme Rodrigo Machado, coordenador da competição, a promoção é bastante positiva, pois está conseguindo atingir os motoristas, que é o foco principal da competição. “Nesta segunda edição, quase 150 motoristas já realizaram as provas práticas”, comenta Rodrigo, ressaltando que nas seis etapas já realizadas em 2008, os eventos sempre estão lotados. “Os motoristas levam sua família e amigos para assistir a competição e, nas cidades onde acontecem a prova, a comunidade também prestigia o evento”, disse.
Em cada etapa, são dois dias de evento, no primeiro, são realizadas atividades para crianças e adolescentes e test drive. Já no segundo dia, acontecem as provas. “Este é o momento mais esperado do evento”, garante o coordenador, lembrando que em relação a primeira edição, o número de inscritos dobrou, e quase 40% deles já competiram na edição anterior.
No último dia 5 de abril, a cidade de Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, foi sede de sexta etapa da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”, promovida pela Scania em parceria com diversas entidades ligadas ao setor de transporte. O evento aconteceu no Posto da Cooperativa de Transporte de Cargas do Estado de Santa Catarina (Coopercarga). A escolha pela cidade não foi por acaso, pois, em Concórdia está instalada a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet) e a Coopercarga, entidades que apóiam a competição. O evento já havia ocorrido em Concórdia em 2005. E, naquela edição, o campeão, foi de Concórdia. Marcos Antonio Simioni, levou o título de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil.

A prova

Os 23 motoristas selecionados para competir na semifinal, chegaram cedo ao Posto da Coopercarga, local onde aconteceu o evento, eles receberam instruções de como aconteceriam os testes, que foram divididos em quatro etapas. A primeira prova consistiu em conhecimento e atenção dos participantes. Eles realizaram um “check list”, no caminhão, que era uma vistoria dos itens necessários para começar uma viagem. Esta prova valia 200 pontos.
Depois veio a prova de percurso, que visou à direção na estrada, onde o motorista teve que demonstrar suas habilidades no volante e guiar o caminhão apresentando economia e segurança. A prova de percurso valeu 9 mil pontos. Já a prova teórica, composta com seis questões valeu mil pontos.
A prova de manobras, com pontuação de 8 mil, exigiu muita habilidade, noção de espaços e bastante conhecimento. Nesta prova, os motoristas tinham de regular um arco para acertar a altura do caminhão. Também colocar dois tambores em uma distância de 2,61 m a 2,91 m, para o caminhão passar sem bater nos tambores. O teste do “T” foi o mais temido pelos motoristas, eles faziam manobras num espaço em forma de “T”. Muita calma e esforço foram necessários para realizar este teste em apenas 8 minutos.
“O motorista campeão desta semifinal, leva uma grande responsabilidade, pois Concórdia possui o atual Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”, aponta Rodrigo Machado, coordenador do evento.

O Campeão


O nervosismo estava estampado no rosto dos 23 motoristas catarinenses, participantes da sexta semifinal da competição. Cada um tinha esperança de conquistar o título e disputar a final, que acontece no dia 31 de maio, na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo SP. Apenas uma certeza havia no inicio da competição, que somente um deles sairia dali para enfrentar a final. Para os competidores de Concórdia restava um pouquinho de esperança, já que o campeão de 2005 era do município. Mas será que a sorte bate duas vezes na mesma porta? Isso também amedrontava os motoristas. Entretanto, para conhecer o campeão bastava os competidores darem o máximo de si e esperar o final da competição para ver quem se destacou.
No momento de revelar o nome do campeão, muito suspense e torcida. O nome do terceiro colocado foi divulgado, trata-se de Evandro Luiz Dalbosco, de Concórdia. O segundo lugar também ficou para a cidade sede da prova, Ronaldo Batista Grazi, conquistou a segunda colocação.
Era chegada a hora de conhecer o vencedor. Ninguém imaginava que o melhor motorista da sexta semifinal havia pegado carona para chegar ao local da prova. Foram 80 quilômetros de carona. Mas o esforço valeu a pena para o instrutor de auto-escola Fúlvio Miguel Pintro, da cidade de Brusque. Em meios as lagrimas de felicidades pela conquista da primeira colocação, Fúlvio falou da conquista. “Embora eu tenha me preparado para a prova, não esperava vence-la, porque o nível dos candidatos era muito forte”, estas foram às primeiras palavras do campeão, após a vitória. Fúlvio dedicou a conquistas aos colegas da empresa onde trabalha e garantiu que vai representar bem o Estado na grande final. “Se depender de mim o titulo de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil vai continuar para Santa Catarina”.

Representantes de entidades comentam sobre o evento

Conforme Dagnor Schneider, presidente da Coopercarga, o evento promovido pela Scania vem ao encontro da valorização e da diferenciação do profissional da estrada. Sendo que o município conta com a Fabet e Fattep, que contemplam a profissionalização dos motoristas profissionais. “Receber o evento no Posto da Coopercarga valoriza mais a entidade. É um processo, que tem como objetivo selecionar o melhor profissional da estrada. É uma oportunidade, que o motorista tem de mostrar seu profissionalismo e colocar e provar suas habilidades”, comenta o presidente.
Para Paulo Simioni, presidente do Setcom, o evento realizado em Concórdia, valoriza a região. “É competição de porte nacional, criado por uma empresa de destaque, que é a Scania”, menciona o presidente salientando que, o ponto principal da competição é a abordagem em relação a segurança no trânsito.
Paulo que assumiu o cargo no último dia 7 de abril, ficara a frete do sindicato por três anos. Segundo ele, o objetivo do seu mandato é dar continuidade ao trabalho, que já está sendo realizado e também colocar em prática novas idéias. “O antigo presidente, Tarcisio Visoto criou o Laboratório Logístico, é um caminhão itinerante pelo Brasil, que faz levantamento de custos para o setor e, a idéia é colocar mais um destes caminhões rodar pelo país”.
Outro desafio é construir uma delegacia sindical em Iporã d'Oeste e um posto de atendimento em Dionísio Cerqueira, para atender os transportadores que fazem o Mercosul. “Também estamos em negociação para a aquisição das instalações do Sesi de Concórdia, para ampliar nosso trabalho”, conclui.
O gerente do Sest/Senat, unidade de Concórdia Deiler Knappmann, relatou que a instituição, que tem a finalidade de atender o setor de transporte, principalmente os motoristas, esteve presente no evento, realizando serviços de medição de glicose e de pressão arterial. “Na sexta-feira foram realizadas palestras para crianças de várias escolas do município, sobre higiene bucal. No sábado os competidores e demais motoristas assistiram palestras sobre os distúrbios do sono, palestra realizada em parceria com a Fabet”, explicou.

Colaboradores da Scania relatam à importância do evento

João Miguel Capussi, gerente de relações corporativas da Scania, disse que a importância do evento é trabalhar o tema segurança e envolver o motorista no assunto, para posteriormente reduzir o número de acidentes nas estrada. Além de tudo isso, o evento é uma forma de fazer a Scania ficar próxima da comunidade e dos motoristas. “Buscamos fazer as etapas das competições nas cidades onde temos clientes e bons negócios. O Oeste catarinense é o lugar especial, pela Coopercarga, Fabet e pelo Grupo Battistella, todos instalados em Concórdia”.
Para João Rossini, gerente de pós-vendas do Grupo Battistella, concessionária Scania, é muito gratificante realizar a prova em Concórdia, pois a Battistella tem uma revenda na cidade e, toda a região Oeste do Estado é muito ligada ao transporte. “A Scania realiza muitos negócios na região”, garante Rossini, lembrando que os colaboradores do Grupo Battistella, estão realizando um bom trabalho, prova disso é que as concessionárias estão sempre lotadas de clientes. “O objetivo do trabalho é provar aos clientes, que fazendo a manutenção na concessionária se torna mais barato e oferece mais qualidade”.
Segundo Rossini, a Scania pensa muito na segurança e no conforto dos motoristas. Para isso desenvolve a competição. “Os motoristas precisam estar qualificados para terem segurança e mais profissionalismo nas estradas”, disse Rossini, completando que os profissionais, que fazem cursos na Fabet têm emprego garantido, pois saem do curso, preparados para desenvolver a atividade com mais segurança e, também, para fazer economia e usufruir da tecnologia que os caminhões oferecem.

Conhecendo o trabalho da Fabet

Osni Roman, superintendente da Fabet, destaca que a competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”, tem uma importância muito grande, principalmente pelo fator de segurança, que ele traz no seu conceito. “É por isso que a Fabet apóia este evento, que abrange todo o Brasil, sendo que a segurança é assunto que preocupa toda a nacionalidade”, disse o superintendente, lembrando, que a Fabet, tem uma trajetória de 10 anos voltada para a formação e reciclagem de profissionais da estada, visando principalmente a segurança no trânsito.
Conforme Osni, atualmente está se desenvolvendo o segundo passo da Fabet, que é a instalação uma unidade em São Paulo. “A unidade está sendo iniciada e até o final do ano estará sendo inaugurada”.
Com a nova unidade, a Fabet pretende abranger todo o país. Embora, motoristas de todo o Brasil e de outros países realizam cursos na unidade de Concórdia. “A procura pelos cursos é, na maioria, pelos motoristas dos estados do Sul. Porém temos público de todas as regiões brasileiras e de outros países”, revela.
Segundo Osni, o principal curso ministrado pela Fabet é o Caminhão Escola, que tem duração de um mês e habilita o motorista para ser um profissional. “96% dos motoristas, que fazem este curso tem emprego garantido em uma das transportadoras parceiras da Fabet”, garante.
Já o curso Caminhão Escola Avançado, é destinado para motoristas profissionais, é uma reciclagem, que aprofunda mais os conhecimentos dos motoristas. “Além desses, existem outros cursos voltados para o setor. A Fabet também tem quatro cursos de nível superior”, comenta.
Para fazer os cursos, o motorista precisa contatar a Fabet. Para abranger o maior número de motoristas possíveis a Fabet negocia o valor do curso, parcelando o mesmo. “O motorista pode fazer o curso e pagar somente depois que estiver empregado”, informa o superintendente, destacando que os cursos promovidos pela entidade, estão sendo bem aceitos, porque hoje existe a necessidade de aperfeiçoamento para a segurança no trânsito.
Se a Fabet, hoje, é uma entidade reconhecida nacionalmente, parte deste sucesso se deve a Vicente Rodolfi, gerente regional de vendas do Grupo Battistella. Ele foi um dos responsáveis pela criação da entidade em Concórdia. O gerente conta que a região precisava oferecer aperfeiçoamento aos motoristas, pois o setor de transporte estava crescendo e necessitava de bons profissionais. Foi quando foi instalado o Caminhão Escola, que oferecia aperfeiçoamento aos motoristas. Vicente comenta que no início tudo era mais complicado, devido à falta de tecnologia. “Hoje está tudo mais atualizado, mais facilidade no acesso a comunicação e a informação. Mas com grande esforço esta dificuldade foi superada e sempre oferecemos o que há de melhor ao que se refere á treinamento para motoristas”, lembra.
Vicente destaca que o motorista é a peça fundamental para o caminhão e para o transporte brasileiro. “Temos que ter consciência disso e, sempre prepara-los melhor. Pois no mundo todo, está se buscando mais economia e rentabilidade, então precisa haver um casamento entre o material humano e a ferramenta de trabalho. Acredito, que cada vez mais, o motorista precisa de informação e saber usar a tecnologia que os caminhões oferecem”, aponta.
Quanto o evento no Oeste catarinense, o gerente lembra que, mais de 1 mil profissionais fizeram inscrição, mostrando, segundo o gerente, que cada vez mais o motorista procura buscar conhecimento e aplicá-lo na estrada.

Campanhas foram realizadas durante a competição

Durante os dois dias de evento foi realizada a Campanha do Óleo Solidário, uma parceria da Scania e da Repsol, que arrecadou R$ 3.200,00. A campanha consiste na doação, para uma entidade do município, de R$ 2,00, a cada cinco litros de óleo vendido durante a competição O valor foi repassado aos Bombeiros Voluntários de Concórdia. Cidney Patzlaff, presidente interino do Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia, destacou que a entidade sempre pôde contar com o Grupo Battistella, revenda Scania. “Temos muito a agradecer a Scania e ao Grupo Battistella, pois este auxilio vai contribuir na aquisição de novos equipamentos e treinamento de pessoal, tudo isso para melhor atender os concordienses”, agradeceu Cidney.
Na sexta-feira e no sábado também foram arrecadados 400 quilos de alimentos, que serão encaminhados às famílias carentes do loteamento Frei Lancy, de Concórdia. As duas campanhas estabeleceram recordes de arrecadação entre as semifinais realizadas até o momento.

Programa “Na Mão Certa”

A Childhood Brasil (WCF), organização que há nove anos trabalha pela proteção da infância contra o abuso e a exploração sexual está participando, por meio do Programa “Na Mão Certa”, da edição 2008 da promoção “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”. A iniciativa procura conscientizar os motoristas de caminhão sobre seu papel como agente no combate ao problema.
Durante a sexta semifinal da competição, realizada no dia 5 de abril, em Concórdia, os motoristas assistiram palestras de conscientização. Sendo os caminhoneiros, profissionais que mais viajam pelas estradas do país, entende-se que eles são as pessoas mais indicadas para ajudar a combater o problema. A Childhood Brasil está distribuindo, em eventos direcionados aos caminhoneiros, cartilhas educativas para que os profissionais da estrada não façam parte deste cenário, mas ajudem a resolver a situação, denunciando as autoridades e órgãos competentes, qualquer suspeita de abuso comercialização e exploração de crianças e adolescentes.

Palavras do atual “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”

Marcos Antonio Simioni, Melhor Motorista do Brasil, edição 2005, também competiu em Concórdia. Ele não teve tanta sorte e desempenho quanto na edição anterior, pois não consegui a classificação para a final. Entretanto, ele curte o título, que lhe cabe até dia 31 de maio, quando será conhecido o novo campeão.
Marcos relembra como conquistou o título em 2005. “Coloquei em prática o que realizo no dia-a-dia, sendo que, na época, também havia realizado diversos curso de direção defensiva, segurança no trânsito e primeiros socorros, conhecimentos que me auxiliaram na conquista do título”, revela. Quanto as provas deste ano, Marcos destacou que o grau de dificuldade aumentou, principalmente a prova do “T”, que segundo ele, exigiu mais habilidade dos motoristas. Marcos acredita que os motoristas de caminhão, que desejam ficar na profissão e ser bons profissionais e diminuir riscos, devem se aperfeiçoar, pois todo o conhecimento contribui para a segurança na estrada.
Segundo ele, depois do título muitas coisas mudaram na sua profissão, como o comprometimento com a segurança no trânsito, “Sempre procuro pregar a segurança na estrada aos meus amigos e colaboradores da empresa. Estão acontecendo muitos acidentes, causando um prejuízo enorme para as famílias das vítimas e para o país. Por isso, tento informar os motoristas sobre o perigo”, finaliza.

Competidores aprovam o evento

O sucesso da campanha “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”, tem aprovação incondicional do público alvo, os motoristas, que nesta edição foram mais de 21 mil inscritos, provando que a competição é bem aceita por eles. Para a realização da sexta semifinal, apenas 23, dos quase 2 mil inscritos no Estado, foram aprovados para realizar os testes em Concórdia.
Geraldo Cittadin, motorista há 15, se inscreveu pela primeira vez na competição. Ele acredita que o evento promove a segurança e conscientiza os motoristas sobre os perigos da estrada. Geraldo, não foi classificado, mas garante que irá participar novamente na próxima edição. “É uma excelente promoção, vale participar não só pela premiação, mas também para ganhar conhecimento. É um aprendizado muito valioso”, afirma o motorista.
Também há 15 anos na estrada, Adelar Gottschalk, motorista de Concórdia, participou pela primeira vez da competição, embora já conhecesse a promoção. Ele relatou que as provas tiveram um grau elevado de dificuldade. Porém, mesmo não conseguindo vencer, Adelar garante que foi valido participar, pelo conhecimento adquirido.
A estratégia de Adenilton Luiz Pereira, usada na prova não foi o suficiente para ele se classificar na competição. O motorista de Ituporanga, disse que utilizou as atividades do dia-a-dia para realizar os testes. “Tentei fazer o que faço diariamente na estrada, mas acredito que preciso de mais conhecimento. E, este foi o objetivo de participar, buscar aprendizado”, confessa o motorista, que está na profissão há 16 anos.
O competidor Adelmo Krohn, concorda com seu colega Adenilton, que o aprendizado é o mais importante da competição. Ele revela que participou da promoção pela primeira vez e gostou tanto, que vai se inscrever novamente na próxima edição. “Quero participar de novo para aprender mais sobre a minha profissão”, relata o motorista, que está na estrada há 10 anos.
Competindo pela segunda vez, Adriano Pertusatti confessou que nas duas edições as provas estavam difíceis. Porém, ele deseja participar novamente. “A promoção incentiva os motoristas aprenderem mais sobre a profissão”, disse Adriano, que é motorista há 8 anos.