6 de março de 2008

Melhor Motorista de Caminhão do Brasil: primeira etapa da competição foi realizada em Maringá

Evento aconteceu dia 9 de fevereiro no Posto G10

No dia 9 de fevereiro aconteceu a primeira etapa da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”,edição 2007/2008, promoção criada pela Scania para premiar os motoristas de caminhão que exibirem os melhores conhecimentos em segurança e educação no trânsito. O evento foi realizado na cidade de Maringá - PR, no Posto do G10. Dos 30 motoristas participantes, quatro já haviam competido na primeira edição, em 2005. Os motoristas passaram por um conjunto de provas teóricas e práticas. Edvaldo Pontes Mendonça, de 40 anos, obteve a melhor pontuação nas provas teóricas, de manobra e de percurso, e assegurou seu lugar entre os 12 motoristas que disputarão a grande final, agendada para 31 de maio.
Trabalhando na Empresa de Transportes Andorinha, de Presidente Prudente - SP, o vencedor inscreveu-se pela Internet, viajou com a família para Maringá e participou da competição. A conquista não era esperada por Edvaldo, pois, em meio aos concorrentes e o grau de dificuldade das provas, o motorista não acreditava vencer todas as etapas. “Todos os testes eram difíceis, porém a prova de manobra foi a mais complicada. Acredito que sai melhor no teste de percurso”, avalia. Edvaldo dedicou a conquista aos colegas de trabalho. “Estou muito feliz e me sinto realizado com o resultado da competição, e por isso dedico esta conquista a todos os colegas da empresa Andorinha, local onde trabalho”, completa.
Os participantes de Maringá também mostraram seu desempenho na competição, levando a segunda e a terceira colocação. O segundo lugar ficou para Arvino Roberto Hermes, dos Transportes Bertolotto, de Maringá e a terceira colocação foi para Jorge Wilton Pinto, da TransNobel, também de Maringá.
Cada etapa da prova possuía uma pontuação diferenciada: a prova de percurso valeu 9 mil pontos, neste teste era avaliada a direção defensiva e a economia de combustível. Outro teste aplicado foi um “chechlist”, ou seja, uma lista de itens checados e procedimentos como verificação de faróis, freios e combustível vistoriados pelos motoristas antes de iniciar viagem, a prova valia 2 mil pontos. Já a prova teórica, que consistia em avaliar os participantes sobre assuntos relacionados a campanha, teve peso de 1 mil pontos. O teste de manobras foi o mais temido pelos motoristas, e foi dividido em cinco etapas: prova da rampa, prova do “T”, barras, tambores e alvo e valia 8 mil pontos. A Scania deu mais ênfase para os testes de manobras e percurso, pois estas são muito semelhantes a situações vivenciadas diariamente pelos motoristas.
Segundo Valter Douglas Liotti, coordenador das provas, os testes aplicados na competição correspondem as habilidades e os conhecimentos que os motoristas precisam ter no dia- a- dia. Conforme Valter, a maior dificuldade que os motoristas tiveram na etapa de Maringá, foi passar com todos os pneus do caminhão em cima da área demarcada. “Acredito que o nervosismo pode ter causado esta dificuldade, o grau das provas é difícil, porém não impossível, pois sempre há motoristas que conseguem fazer todas as etapas da prova com perfeição”, garante o coordenador, que completa. “A prova de percurso e a teórica foram as que os motoristas mais pontuaram, por serem testes mais fáceis”, concluí.