
A Volvo do Brasil tem muito que comemorar. O ano de 2007 foi de muitas conquistas, a começar pelo faturamento, que foi de 3,6 bilhões de reais e a comercialização de 10 mil caminhões na América Latina, 7,9 mil unidades somente no Brasil, resultado 50% superior aos 5,1 mil veículos comercializados no país em 2006. No total, a Volvo vendeu 10,6 mil caminhões nos mercados onde atua.
Para o presidente da Volvo no Brasil, Tommy Svensson, o grande sucesso da nova linha F lançada em 2006 e a consolidação da linha VM colaboraram decisivamente para a montadora obter estes resultados. “Os caminhões FH, FM e VM são muito econômicos e oferecem grande disponibilidade, garantindo maior produtividade”, declara Tommy Svensson .
Com sede em Curitiba, no Paraná, a Volvo produz caminhões, ônibus e equipamentos de construção e comercializa motores marítimos e industriais. Há 31 anos no Brasil, a empresa é a base da marca na América do Sul. “O sucesso de nossos veículos é fruto também dos contínuos investimentos que temos feito nos últimos anos no Brasil, para renovar e ampliar as linhas de produtos e melhorar o nosso parque fabril”, afirma o presidente.
A Volvo Financial Services Latin América, considerado o braço da Volvo na área de financiamentos, seguros e consórcio, também teve grandes conquistas, encerrando 2007 com 1,3 bilhão de dólares em ativos, 400 milhões de dólares em financiamentos e 47 milhões de dólares em prêmios de seguros. “Atingimos marcas históricas no Brasil”, declara Carl Hornestam, presidente da VFS Latin America.
Para a Volvo Bus Latin América, 2007 também foi de sucesso. No ano passado, a empresa ampliou sua participação nos mercados de exportação da América do Sul de 23% para 26%. Foram vendidos cerca de 1,2 mil ônibus no Brasil e nos demais mercados onde atua. Em 2007, a Volvo Bus lançou novos chassis rodoviários no mercado – o B12R e o B9R, produzidos na fábrica da Volvo em Curitiba. “Temos os ônibus mais avançados e seguros do mercado brasileiro”, diz Per Gabell, presidente da Volvo Bus Latin America.
Integrada ao sistema industrial global do Grupo Volvo, a Volvo do Brasil continua em 2008 a fornecer componentes para fábricas localizadas em outros países. Este ano, a unidade brasileira prevê a exportação de mais de 10 mil cabines para outros mercados, e de 15 mil blocos de motores para os Estados Unidos.
Na área de pós-venda, a comercialização de soluções de transporte da Volvo cresceu, na média, 10% em 2007, na comparação com o mesmo período do ano anterior. As maiores variações foram de seminovos Viking (+21,5%), programas de manutenção (+15%), remanufaturados (11%). “A cada dez veículos vendidos, pelo menos três saíram com alguma modalidade de contrato de manutenção”, diz Luis Carlos Pimenta, gerente de pós-venda da Volvo do Brasil.