22 de fevereiro de 2008

Expresso Interlagos cresce com sistema de rastreamento OnixSat

A família que comanda a transportadora de cargas Expresso Interlagos, de Joinville, dorme tranqüila. E esta paz veio em 2006, com a adoção do sistema de rastreamento para caminhões OnixSat. “Conseguimos saber, apenas acessando a internet, onde nosso caminhão está a qualquer hora do dia. Temos o total domínio sobre o veículo, o que nos dá respaldo junto aos clientes”, destaca Fábio de Oliveira, gerente operacional da Expresso Interlagos.
Antes da adoção do sistema OnixSat, a Interlagos contava com outras tecnologias pouco eficientes, segundo Oliveira. A transportadora teve duas cargas roubadas e sentiu necessidade de dispor de uma tecnologia que oferecesse contato direto 24 horas com o motorista.
“É como se você estivesse dentro do caminhão, viajando junto com o motorista. Em qualquer computador, com internet, eu consigo acessar a frota e enviar comandos. A interação acontece 24 horas por dia. Consigo, lá do Japão, ver onde está um dos nossos caminhões. Este é um importante diferencial da OnixSat”, ressalta Fábio. A empresa optou por receber as posições dos veículos a cada 30 minutos. Depois da implantação do sistema, nenhum roubo foi registrado.
Com o monitoramento dos veículos via internet, Fábio pode passar a posição do caminhão do próprio escritório do cliente, quando estiver fazendo uma visita, por exemplo. “Só peço para acessar um computador com internet e já mostro onde está o veículo”, conta. Além da confiança total dos clientes, a empresa também ganhou, com a implantação do sistema, uma economia de cerca de 10% para realizar seguros de caminhões e cargas.
A Expresso Interlagos, localizada em Joinville, é a transportadora exclusiva de duas das maiores empresas da América Latina em seus segmentos de mercado: a Termotécnica, maior empresa transformadora de EPS (Poliestireno Expandido), mais conhecido como isopor; e a Dânica, maior fabricante de câmaras frias.
Para ambas as empresas a Expresso Interlagos faz o transporte da matéria-prima ao produto final. No caso da Termotécnica, de poliestireno até embalagens para eletrodomésticos. Já no caso da Dânica, de bobinas de aço a câmaras frigoríficas e telhas.
Os destinos são as regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, onde estão os principais clientes da Dânica e da Termotécnica. A localização da Expresso Interlagos também é privilegiada, por estar próxima as suas duas grandes clientes, no bairro Boa Vista.
A OnixSat é líder em venda do setor de rastreamento para caminhões no Brasil. Tem como intuito prover tecnologia de rastreamento para veículos e cargas com o objetivo de aumentar a receita e diminuir os custos operacionais logísticos do segmento de transporte.

Negócio em família completa 21 anos


A história da Expresso Interlagos começou em 1977 com o motorista autônomo Pedro Artimiro de Oliveira, fundando a Transleve Transportes. Em 1997 a empresa passou a ter o nome atual. O aniversário de 31 anos será comemorado em junho.
A empresa, conta atualmente com uma frota de 105 veículos próprios, 120 veículos agregados, um quadro de mais de 100 funcionários e, ainda, cinco filiais próprias. Mensalmente, são percorridos cerca de 450 mil quilômetros.
Pedro Artimiro é o presidente da empresa e seus três filhos trabalham com ele. O mais velho, Adilson, é responsável pela área de faturamento; Edson, o filho do meio, é diretor comercial; e Fábio, o caçula, é o gerente operacional.
“Cada um cuida da sua área e dá certo. Temos uma reunião quinzenal para fazer um balanço das atividades e falar sobre novos investimentos. Também contamos, há algum tempo, com um consultor para nos dar suporte”, explica Fábio.
A Expresso Interlagos está entre as cinco mais importantes transportadoras de Joinville. Mantém programas de satisfação do cliente e satisfação do funcionário. Possui, também, as certificações ISO 9000 e SASSMAQ - Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade, concedida pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).

EXPRESSO INTERLAGOS

Frota de 105 veículos próprios.
Mais de 120 veículos agregados.
Mais de 100 funcionários.
Percorre 450 mil quilômetros por mês.
Matriz em Joinville – rua Santo Antônio, 20, bairro Boa Vista.
Filiais em Sumaré (SP), São Paulo (SP), Recife (PE), São José dos Pinhais (PR) e Lucas do Rio Verde (MT).