Clientes aprovaram a iniciativa da instalação da unidade na cidade portuária. Localização estratégica e proximidade com o cliente podem incrementar as vendas da marca.O crescimento e o desenvolvimento econômico de Itajaí estão atraindo novos investidores para a cidade. Prova de que o município está em franca expansão é a chegada da Universal Caminhões, revenda Ford, um distribuidor exclusivo de caminhões, sendo esta a segunda loja do grupo.
Com instalações modernas e completas para atender frotistas e caminhoneiros tanto na venda como no pós-venda, a concessionária está localizada no km 120 da BR-101, a principal rodovia de ligação do Mercosul.
A edificação conta com 2.700 metros quadrados de área construída em um terreno de 20 mil metros quadrados. O empreendimento representou um investimento da ordem de R$ 5 milhões e gerou 40 empregos diretos, incluindo equipe de mecânicos treinada na fábrica.
O prédio, totalmente novo, foi construído dentro do novo padrão mundial da Ford, conhecido como Brand@Retail. Sua arquitetura moderna, ampla e bem iluminada, privilegia a eficiência e o conforto no atendimento.
Além de recepção com ar-condicionado, balcão de peças e oficina, o novo distribuidor conta com área exclusiva de funilaria e pintura, sala de descanso e dormitório para os motoristas aguardarem a conclusão da manutenção no veículo e sala de treinamento para funcionários e frotistas.
Os serviços incluem ainda atendimento na oficina com agendamento, horário estendido, box de serviços rápidos, plantão 24 horas e oficina volante para garantir que o cliente não fique com o veículo parado.
A solenidade de inauguração da concessionária aconteceu no dia 23 de outubro. Nem a forte chuva que insistiu em cair naquela noite tirou o brilhantismo da festa, que reuniu executivos do grupo Universal, diretoria da Ford, autoridades locais, colaboradores, clientes e amigos. O evento também foi marcado pela entrega das chaves à clientes que adquiriram veículos Ford na nova concessionária de Itajaí.
Para o diretor de operações da Ford Caminhões América do Sul, Oswaldo Jardim, a inauguração das instalações da Universal em Itajaí era sonho muito antigo do grupo. “Eu não diria que demoraram para chegar aqui, acredito que vieram num momento certo e que muito nos orgulha”.
Na mesma noite, Jardim revelou com orgulho que a inauguração da casa de Itajaí era um marco para a Ford. “Hoje estamos atingindo o número 100 de distribuidores exclusivos. É uma meta muito importante que perseguimos a praticamente nove anos, desde que nomeamos o primeiro distribuidor exclusivo no Rio de Janeiro”. E completa dizendo que, “até o final de 2009 pretendemos chegar a 125 distribuidores exclusivamente dedicados”.
Segundo Jardim, a Ford tinha sua rede de carros e caminhões na mesma instalação e isso nem sempre proporcionava um bom atendimento ao cliente. “Iniciamos esse processo em 1999 e hoje praticamente toda a rede está completamente separada. Instalações exclusivas, profissionais exclusivos para caminhões. Isso é muito importante para o caminhoneiro, pois ele quer um atendimento exclusivo e com isso, chegamos hoje à centésima casa com muita satisfação”.
Maior participação no mercado rodoviário e logístico
A Universal Caminhões atua há 30 anos na bandeira Ford, com a matriz em Blumenau, e detém hoje uma participação em torno de 25% no mercado formado pela região de Blumenau e Itajaí. “Com a nova filial, queremos aumentar a nossa participação para no mínimo 30% das vendas de caminhões”, afirma Francisco Sens, sócio-diretor do distribuidor. Segundo ele, essa perspectiva está embasada no forte crescimento da economia da região, que tem mostrado desempenho acima da média nacional. Além do Porto de Itajaí, o segundo maior do país em movimentação de contêineres e o primeiro em contêineres de congelados, a região conta com o terminal de Navegantes, inaugurado há seis meses, como mais um fator de progresso.
“A operação dos dois portos trouxe um grande desenvolvimento para o setor de transporte e logística, assim como para a construção naval, com estaleiros que vêm crescendo tanto na produção de navios petroleiros como de barcos de lazer”, completa o diretor.
Com a instalação da revenda em Itajaí, Sens declarou que a intenção do Grupo Universal é atender mais 15 municípios vizinhos do litoral catarinense e outras cidades que estão em forte crescimento. “Nosso mercado ficou bem mais concentrado nesta região do litoral e ficaria indispensável à instalação desta loja aqui em Itajaí”.
Sens acredita que o mercado da região de Itajaí é de aproximadamente 600 caminhões por ano e a idéia do empresário é participar com 25% deste mercado a partir do próximo ano. “Uma faixa de 150 caminhões ano, ou seja, 15 a 20 caminhões novos por mês”.
Errol Bogo, sócio-diretor da Universal Caminhões de Blumenau e Itajaí, revelou que “na primeira semana de operação formal o volume de vendas foi de onze caminhões vendidos na filial de Itajaí”.
Francisco Sens apontou que a Universal cresceu de 2006 para 2007, aproximadamente 67% no volume de venda de caminhões. “Durante o ano passado demos um grande salto e neste ano estamos conseguindo manter o crescimento, além do registrado em 2007. Já registramos um crescimento de 13% de 2007 para 2008. Tivemos no início do ano um mercado aquecido e até dificuldade para entregar os produtos”.
Dentre as autoridades presentes, estava o deputado estadual e prefeito eleito de Itajaí, Jandir Bellini, que parabenizou os empresários que acreditaram no potencial da cidade. “Acredito que as unidades comercializadas irão impulsionar a economia de Itajaí proporcionando geração de emprego e renda”.
Para o gerente comercial da Universal Caminhões de Blumenau e Itajaí, Avilson J. Souza, a vinda desta filial para Itajaí foi bastante significativa e aprovada pelos clientes da região. Ele acredita no incremento de 40% das vendas para os próximos seis meses. “A loja está numa localização privilegiada. Também temos o diferencial de proporcionar num único espaço tudo o que o caminhoneiro necessita, desde a comercialização dos caminhões, pós-vendas e assistência técnica. Estamos comprometidos com serviço de excelência e qualidades aos nossos clientes”.
Clientes Universal recebem chaves durante inauguração em Itajaí
A noite da inauguração da Universal Caminhões, distribuidora exclusiva Ford foi marcada pela entrega das chaves de caminhões adquiridos na loja de Itajaí. Cerca de dez empresários adquiriram unidades para complementar sua frota.
Jovenil Elias Lanzarini, da J.E. Lanzarini Coleta de Entulhos da Construção Civil de Balneário Camboriú, foi um dos primeiros clientes da Universal Caminhões de Itajaí. Ele e o sócio-diretor Francisco Sens lembraram da primeira conversa que tiveram, durante o período inicial da construção da edificação. “Estava próximo do local e vi a placa informando que futuramente o terreno abrigaria uma unidade da Ford. Foi nesse momento que tive o primeiro contato com o Francisco”, contou o empresário.
Lanzarini disse que demonstrou interesse em adquirir um caminhão Ford e na mesma semana um consultor de vendas o procurou. “Este é o primeiro caminhão novo que adquiro para a empresa”. O empresário revela que hoje sua frota é de quatro caminhões sendo dois modelos Ford. Ele tem a pretensão que adquirir outro no entre os anos de 2009 e 2010 e a nova unidade em Itajaí irá facilitar e aproximar a marca de seus clientes.
Quem também recebeu as chaves durante a festiva noite foi o empresário Paulo Afonso Espíndola, da CDC Cargas e Logística. Ele conta que é cliente Ford há 3 anos e conta hoje com quatro caminhões da marca em sua frota de 33 caminhões.
Espíndola adquiriu recentemente um caminhão modelo 2422e, e já se mostra satisfeito com o resultado. “Trabalhamos com carga fracionada e o caminhão truck tem sido excelente para a realização dos nossos serviços”.
Ele é mais um cliente que aprovou a iniciativa dos empresários em investir no mercado de Itajaí e instalar uma unidade da Universal Caminhões na cidade. “Muitas vezes era complicado o deslocamento até Blumenau quando havia necessidade de fazer a revisão no caminhão. Outro quesito que irá facilitar novos negócios é o pós-venda, e essa aproximação com o clientes, todos temos a ganhar com isso”, declarou o empresário.