12 de dezembro de 2008

SEST/SENAT de Chapecó será inaugurada em fevereiro

Durante visita ao canteiro de obras da unidade do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, SEST/SENAT, de Chapecó, o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas de Santa Catarina - Fetrancesc, Pedro Lopes, confirmou para dezembro a finalização da área física da unidade. Sendo assim, o complexo que custará R$ 20 milhões será inaugurado em fevereiro de 2009.
Em Chapecó, o Centro de Assistência e Profissional Integrado do Trabalhador em Transporte - CAPIT vai promover o desenvolvimento profissional do trabalhador e atuará na formação de novos profissionais. Dividido em diversos módulos tem ainda como missão a melhoria da qualidade de vida do trabalhador em transporte, seus familiares e comunidade em geral.
A unidade está sendo construída no acesso Leopoldo Sander. A área disponível é de 70 mil metros quadrados e a edificada fica em 7.000 metros quadrados. Ali serão atendidas 130 mil pessoas por ano com os mais variados serviços. A operacionalização da unidade com equipe composta de 50 profissionais exigirá investimento de R$ 130 mil mensal.
Além da saúde e do bem estar dos motoristas e seus familiares, outra grande preocupação do CAPIT será com o meio ambiente. Lopes destacou que considerável parte da área será preservada e generoso espaço vai ser destinado à consciência ecológica. Crianças receberão informações, orientações e serão estimuladas a trabalhar e defender questões ambientais, buscando sua preservação. Esta ação específica terá parceria da Universidade Comunitária de Chapecó.
A unidade tem uma população vizinha de 40 mil habitantes, entre eles uma comunidade carente. O espaço também possui estrutura privilegiada para prestar atendimento médico/odontológico e formação profissional, e dispõe de restaurante, auditório com 140 cadeiras, ginásio poliesportivo, quadras abertas, área de camping, lazer, espaço para atividades físicas e eventos gastronômicos. Outros benefícios contemplam a alfabetização de adultos e laboratório de informática.
O público beneficiado será constituído de trabalhadores do transporte rodoviário de cargas, de passageiros e taxistas, além da comunidade interessada.

Presença na visita

Além do presidente da Fetrancesc Pedro Lopes, também participaram da visita as instalações do SEST/SENAT o prefeito Elio Cella; o deputado federal Cláudio Vignatti e o diretor geral da Secretaria Regional de Chapecó, Roni Di Domenico. Participaram ainda os presidentes dos sindicatos: dos transportadores Valmor Zanella, dos trabalhadores do setor Jair Padilha dos Santos, das empresas de transporte coletivo João Carlos Scopel, dos taxistas Antonio de Matos Pinto e demais diretores de sindicatos, além dos jornalistas.