21 de novembro de 2008

Transporte de Carga Especial conta com novo pneu XDY3 da Michelin

O Transporte de Carga Especial poderá contar agora com a nova oferta do pneu XDY3 na dimensão 275/80 R22. 5. O mesmo dará além de mais segurança ao caminhão, trará também mais qualidade e durabilidade na estrada.

Lançado pela Michelin, o mesmo foi desenvolvido especialmente para as atividades de mineração, extração de cana-de-açúcar, transporte de carga viva (granjeiro e boiadeiro), extração de madeira, indústria de celulose, infra-estrutura e construção civil.
No país, o Transporte de Carga Especial apresenta algumas particularidades que devem ser levadas em conta pelo transportador no momento de equipar seus veículos. O pneu adequado deve oferecer: reforçada resistência às sobrecargas, tração e proteção contra agressões, além de polivalência de uso entre solos agressivos e asfalto.
Outro aspecto importante é a garantia de estabilidade das cargas transportadas, que deve estar associada à maior produtividade do veículo e ao menor custo de utilização. Este pneu foi projeto especialmente para atender as exigências desse mercado que cresce muito.
O pneu pode rodar tanto em estradas de terra, como em pistas com revestimentos agressivos, que oferecem importantes riscos de choques e perfurações na banda de rodagem e nos flancos. Permite ainda a aplicação em eixos de tração, para rodar em percursos de curta e média distância. O 275/80 R22. 5 XDY3 oferece o melhor rendimento operacional ao transportador, garantindo o menor custo por quilômetro do mercado, graças à maior proteção dos flancos (menos retiradas por acidentes) e ao aumento da 1ª vida.
Ele ainda tem a carcaça com a tecnologia MDT - Michelin Durable Technologies - que permite manter a capacidade de tração até o final da vida. O produto representa um ganho em durabilidade na ordem de 30% em relação ao seu antecessor, o Michelin XZY2. A aderência ao solo, em piso seco ou molhado, assim como a maior vida útil são favorecidas pela orientação dos tacos de borracha com sentido de rodagem.
Quando comparado aos pneus da série 90 e 100, o 275/80 R22. 5 XDY3 oferece um ganho significativo em segurança. O modelo da ainda mais segurança ao veículos em trajetos sinuosos, pois apresenta reduzido centro de gravidade, além de proporcionar economia de combustível em estradas onde há predominância de aclives e declives. Em relação a um pneu da série 90, cada unidade é 5 kg mais leve, o que permite um aumento da carga transportada por viagem.
Além disso, o pneu oferece maior qualidade, com um novo desenho, otimizado para aplicação em eixos motrizes de veículos que necessitam de forte tração em terrenos inconsistentes, assegurando a transmissão da potência do veículo. O modelo pode também ser montado em eixos direcionais, quando o trajeto apresentar condições especiais, como fortes aclives, declives ou muitas curvas.