8 de novembro de 2007

ZF atinge a produção de 10 mil unidades da Transmissão Automática Ecomat no Brasil

A ZF atingiu em setembro a marca inédita de 10 mil unidades da transmissão automática ZF Ecomat produzidas no Brasil. Além de demonstrar a aceitação do produto, esse número reforça a crescente utilização de transmissões automáticas em veículos comerciais, principalmente ônibus urbanos e caminhões para aplicações especiais.
Com investimento inicial de US$ 3 milhões na linha de montagem, a ZF Ecomat começou a ser produzida no Brasil em junho de 2000, no complexo industrial do Grupo ZF, em Sorocaba (SP). A primeira unidade fabricada foi uma transmissão 4HP500, fornecida para a Volvo. Ao longo dos anos, o componente passou por diversas gerações - Ecomat 1, Ecomat 2, Ecomat 2 Plus e, recentemente, a Ecomat 4 – e, hoje, equipa diversos veículos na América do Latina. “A transmissão Ecomat foi desenvolvida com foco em ônibus urbanos e, atualmente, 95% de nossa produção é voltada especificamente para esse tipo de aplicação”, explica Cristian Drewes, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Divisão ZF Sistemas de Transmissão.
Transmissão automática para veículos comerciais de maior sucesso na Europa e líder mundial no segmento de ônibus urbanos, a ZF Ecomat tem uma participação de mercado na América do Sul de 70%, considerando ônibus acima de seis toneladas. No Brasil, a linha de montagem da ZF Ecomat tem capacidade para produzir 7.000 transmissões ao ano, com três turnos de trabalho e possui o mais avançado banco de provas de todo o Grupo ZF, conectado on-line com a matriz na Alemanha.

Fonte: Jornal Estrada