A Scania reuniu em São Paulo (Capital), jornalistas da América do Sul para apresentar a nova linha de caminhões Scania Séries P, G e R, com novas cabines e motores para dois seguimentos de transporte – longa distância e aplicação severa. A apresentação aconteceu nos dias 4 e 5 de outubro no complexo do aeroporto Campo de Marte, zona norte da capital paulista.Desde a recepção nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, hospedagem em Hotel e no local do evento, os Jornalistas tiveram todo o suporte técnico e operacional da Scania, para que os profissionais da Imprensa, na maioria especializada em transporte de cargas rodoviárias tivessem acesso teórico e prático da nova linha de caminhões, que engloba a maior quantidade de opções na história da Scania.
Durante os dois dias os executivos da Scania, (presidente Michel de Lambert, diretor geral Christopher Podgorski, diretor de Marketing Emanuel Queiroz, diretor de vendas de veículos Emerson Camargo, diretor de engenharia de vendas Celso Mendoça e o gerente de vendas de caminhões Roberto Leoncini) acompanharam os jornalistas em apresentações, plenárias, exposições, debates, explicações e explanações sobre a Séries P, G e R.
A mostra para a Imprensa oportunizou aos Jornalistas detalhes da inovação e dos avanços tecnológicos embarcados pela Scania, para que através dos meios de comunicação, o mercado tenha acesso à renovação da marca, que oportuniza ao cliente escolher entre diferentes modelos de cabine, trens-de-força, configuração de eixos e diversas variações de chassis, que incluem o tipo de suspensão, a altura, a resistência, à distância entre eixos e a preparação para o implemento, com quatro tipos de motor, todos produzidos dentro do sistema modular Scania, de 9, 11, 12 e 16 litros, com potência desde 270 até 500 hp.
A nova família de caminhões pode utilizar quatro caixas de câmbio, uma de 8 marchas, as outras de 12 marchas. Um caminhão da nova linha está desde julho em testes, com alguns pontos positivos, um deles a economia de combustível, de 3% em relação aos demais em operação, com 420 cv". Levando em consideração que a empresa admite não aumentar o preço do novo caminhão, o benefício poderá ser positivo para o investidor.
Durante as apresentações, a equipe de executivos apoiada pelos técnicos da empresa, proporcionaram aos convidados muito conforto e comodidade, para bom aproveitamento das informações disponibilizadas, que contemplaram desde um pouco da história da Scania da matriz na Suécia, a chegada no Brasil há 50 anos e as constantes inovações e conquistas da marca no mercado mundial. Em 2006 a Scania obteve no Brasil sua segunda maior produção de caminhões - atrás da Holanda, superando as fábricas da França e da própria matriz sueca. E para que não restasse nenhuma dúvida sobre os novos produtos, os Jornalistas puderam dirigir os novos caminhões pelas vias internas do Campo de Marte, concretizando assim a gama de informações sobre as teorias apresentadas no evento.
A Scania vive 2007 de recorde no Brasil. Produzirá 22 mil veículos (90% caminhões). Deste volume, nada menos de 70% serão exportados. Entre setembro de 2006 e setembro de 2007 a Scania obteve crescimento nas vendas de 47%. Segundo o diretor geral Christopher, a meta é recuperar a liderança no mercado brasileiro em 2008, e fechar o ano de 2009 com cem mil unidades fabricadas. “Vamos continuar oferecendo um dos melhores caminhões do mundo e com certeza o mais econômico do Brasil”, destacou Christopher.
Michel de Lambert enalteceu o mercado brasileiro, especialmente pelo bom momento em que passa o setor de transporte de cargas rodoviárias. Para o presidente da Scania, a Séries P, G e R unem força, determinação, desempenho, segurança, conforto e beleza dos produtos Scania. “São 50 anos de parceria com o Brasil e vamos continuar investindo para oferecer ao mercado brasileiro e mundial caminhões capazes de atender as exigências do transportador e respeitando o meio ambiente”, disse Lambert.
De acordo com o diretor de marketing Emanuel Queiroz, a nova Séries Scania P, G e R começa chegar no mercado na segunda quinzena de outubro e com maior intensidade no início de 2008. Porem a Scania já iniciou campanhas de marketing junto à rede de concessionários, sendo que no dia 10 de outubro realizou lançamentos simultâneos em 34 pontos diferentes do país (Em Santa Catarina foram realizados em Tubarão, Itajaí e Chapecó. Veja as matérias nesta edição) “Estamos trabalhando junto aos nossos parceiros para que o transportador obtenha maior rentabilidade possível ao adquirir um dos nossos produtos. E para que os motoristas obtenham maior aproveitamento e comodidade ao operar a nova Séries P, G e R, a Scania disponibiliza treinamentos e cursos para que as inovações e a ergonomia disponibilizada pela engenharia se reflita em qualidade de vida aos motoristas e rentabilidade aos investidores do setor de transporte”, afirma Emanuel.
A Scania começou sua história fabricando bicicletas na Suécia há mais de cem anos, instalou no Brasil há 50 anos a primeira fábrica fora da Suécia. Ao longo da história conquistou o mercado com inovações e determinação, unindo a força do Leão e a precisão da Águia –símbolos da marca. Para Roberto Leoncini, gerente de vendas de caminhões, a preocupação da Scania sempre foi e será, na fabricação de caminhões com menor custo operacional possível, para que o transportador obtenha maior rentabilidade ao colocar a frota na estrada. “Temos a certeza de estar apresentando ao mercado o caminhão mais econômico do Brasil e com tecnologia e ergonomia embarcada de ponta, para conforto, comodidade e segurança de nossos parceiros”, garante Leoncini.
Celso Mendoça – engenheiro de vendas adiantou a chegada de novos produtos, como o caminhão 10X4, que é uma evolução do 8X4, com capacidade de 50 toneladas de carga líquida e com motorização de 470cv, produzido no Brasil e já em testes, que deve estar no mercado no próximo ano. “É só mais um exemplo da inovação e precisão dos produtos Scania, que também está investindo em pesquisas com combustíveis alternativos e renováveis, por que o meio ambiente também é uma preocupação da Scania”, explica Mendonça.
Toda tecnologia embarcada da nova Séries Scania P, G e R não representará aumento real nos preços dos novos caminhões. Segundo Emerson Camargo – diretor de vendas de veículos Scania, até mesmo os cotistas do Consórcio Nacional Scania que serão contemplados a partir da entrada da nova linha no mercado terão direito de retirar o modelo novo sem pagar mais por isso.
O diretor geral – Christopher disse ainda que a Scania está investindo na fábrica de São Bernardo do Campo – São Paulo-, para aumentar as linhas de produção e diminuir o tempo de espera dos clientes para receber o caminhão novo. De acordo com ele (Christopher), o mercado está super aquecido, que é uma demonstração do bom momento do setor. Porem lembra que o crescimento econômico ainda é instável, daí a importância da prudência, planejamento e tranqüilidade para continuar investindo com coerência para poder continuar evoluindo com inovações e precisão. “Estamos confiante em poder oferecer a melhor solução para o transporte. As concessionárias estão aptas e prontas para atender essa eletrônica embarcada, por que só a Scania pode cuidar do seu Scania”, finalizou o evento Christopher Podgorski – diretor geral da Scania.
Renovação completa da linha de caminhões Scania
Tanto no projeto dos caminhões destinados a operações rodoviárias, quanto daqueles destinados às tarefas mais severas, foram consideradas as necessidades do motorista em relação a um ambiente de trabalho adequado e à melhoria contínua da produtividade do transportador. O interior da cabina é completamente novo em todos os modelos, com o posto de condução desenvolvido sob um novo projeto ergonômico.
A nova linha de caminhões da Scania contempla os modelos de cabine P, G e R.
• Serie P. A cabine P é montada em posição baixa no chassi para facilitar a entrada e a saída, tornando-a adequada para as aplicações de construção, mineração ou florestal e para o transporte regional rodoviário.
• Serie G. A cabine G preenche o intervalo entre as opções P e R Highline. Ela está montada no chassi em uma posição mais alta que a P, porém mais baixa que a R Highline. Em sua faixa de mercado, apresenta o maior espaço interno.
• Serie R Highline. A cabine R, montada em posição elevada no chassi, possui um piso semiplano que oferece o máximo espaço interno, sendo indicada principalmente para as aplicações rodoviárias de longa distância.
Robustos e confiáveis
A nova linha da Scania contempla caminhões para aplicações severas que inclui veículos de dois, três, quatro e cinco eixos. As principais vantagens para os clientes desse setor são a grande capacidade de carga, o projeto de engenharia robusto e uma excelente economia de combustível. Os modelos para construção, mineração ou florestal estão disponíveis nas Séries P e G e são oferecidos em diversas versões, contemplando o mesmo projeto de ergonomia e conforto desenvolvido para a aplicação rodoviária da Scania.
A linha de caixas de câmbio da Scania também é montada conforme o conceito modular, incluindo opções de 8 marchas + 1 superlenta, de 12 marchas e de 12 marchas + 2 superlentas, esta última com ou sem Overdrive, que possibilita a máxima capacidade de tração com elevadas médias de velocidade. Para todas as caixas de câmbio pode-se especificar uma variedade de tomadas de força com diversas potências e opções de acionamento.
Os chassis Scania para aplicações severas podem ser especificados com as seguintes configurações de eixos:
6x4 3 eixos, com 2 eixos traseiros de tração
6x6 3 eixos, todos de tração
8x4 4 eixos, com 2 eixos dianteiros direcionais e 2 eixos traseiros de tração
10x4 5 eixos, com 2 eixos dianteiros direcionais, 2 eixos traseiros de tração e 1 eixo de apoio direcional
As opções de suspensão incluem molas parabólicas ou trapezoidais.
Para os veículos de longa distância estão disponíveis as potências de motores desde 270 até 500 hp. Os veículos com 270 e 310 hp contam com um motor de 9 litros e cinco cilindros em linha. Na versão de 340 hp o motor é de 11 litros, com seis cilindros em linha.
O motor Scania de 12 litros e seis cilindros em linha está disponível com 380, 420, 440 ou 470 hp. As versões de 440 e 470 hp têm uma unidade turbocompound (turbocomposta) exclusiva da Scania, que proporciona desempenho adicional em rotas severas, ao mesmo tempo em que oferece uma grande capacidade de tração. Há um turbocompressor convencional para alimentar o motor com mais ar e um outro turbocompressor, inédito no mercado, que alivia o movimento dos pistões. Ambos aproveitam a energia dos gases de escapamento.
A maior potência da gama de motores para a aplicação de longa distância, de 500 hp, apresenta um motor de 16 litros com 8 cilindros em V.
A linha de caixas de câmbio da Scania também é montada conforme o conceito modular, incluindo opções de 8 marchas + 1 superlenta, de 12 marchas e de 12 marchas + 2 superlentas, esta última com ou sem Overdrive, que possibilita a máxima capacidade de tração com elevadas médias de velocidade. Para todas as caixas de câmbio pode-se especificar uma variedade de tomadas de força com diversas potências e opções de acionamento. Os eixos traseiros podem ser especificados com redução nas rodas, para maior capacidade de tração.
A maioria das caixas de câmbios está disponível com uma versão aprimorada do Opticruise Scania, o sistema automatizado de mudança de marchas que ajuda o motorista a economizar combustível e a conduzir de forma mais eficiente, realizando as trocas no momento mais adequado. O freio auxiliar Retarder Scania também pode ser especificado com a maioria das caixas de câmbio e atua na frenagem do veículo sem usar os freios das rodas.
Ergonomia para conforto do motorista
Um dos principais atrativos para o motorista nos veículos Scania sempre foi o desenho do posto de condução. Essa característica atingiu um padrão ainda melhor com o interior das cabines das Séries P, G e R e seu novo conceito ergonômico. Há uma nova versão da cabine R, com teto alto e piso semiplano que fornece muito mais espaço para deslocamento interno. Há uma nova cabine, denominada G, que preenche o intervalo de conforto entre as opções P e R. Os espaços para guardar objetos são numerosos nos três modelos de cabine.
Nova Cabine R Highline
A cabine R é agora montada 70 mm mais alta, proporcionando um piso semiplano. A altura do túnel do motor também foi reduzida pela metade (a 150 mm), proporcionando uma grande área livre no centro da cabine. Pesquisas de opinião mostraram que os motoristas preferem uma cabine com piso semiplano, mas que ofereça espaço para os pés, frente a uma com piso completamente plano. Isso porque uma cabine com piso totalmente plano deve, necessariamente, ser posicionada mais alta no chassi e assim tem seu espaço interior limitado para se enquadrar dentro da altura total permitida. Na prática, o piso totalmente plano obriga um espaço interno menor.
Cabines P, G e R ideais para o repouso
A cama principal, localizada atrás dos bancos, é formada por uma única peça, proporcionando um máximo de comodidade, e é posicionada a uma altura ideal para que o motorista se sente. Sob a cama, há três compartimentos grandes para guardar objetos. No compartimento central pode ser instalada uma geladeira com duas gavetas. Uma delas é adequada para conservar alimentos congelados.
A cama principal mede 2.170 x 800 mm, na cabine R Highline, e 2.170 x 750 mm, nas cabines G e P, com um colchão de alta densidade. Com seções de preenchimento atrás dos bancos, a cama mede 800 mm ou 750 mm por toda a largura da cabine.
Há uma segunda cama opcional, montada na parte superior da parede posterior da cabine, que pode ser especificada para a cabine R Highline. Ela mede 600 mm de largura.
Por meio de um controle remoto, é possível controlar o sistema de iluminação, as travas das portas e o teto solar elétrico a partir da cama.
Porta objetos - Os suportes para copos e garrafas estão incorporados ao lado do console central, que possui uma gaveta com espaço suficiente para um pasta de arquivo em formato A4. Em cima dessa gaveta há um espaço plano grande, com tapete de borracha que evita o deslizamento dos objetos.
Disponíveis como acessórios, há também um amplo leque de interruptores auxiliares e outros comandos no painel. Porém, os módulos que não são usados podem servir como pequenos compartimentos para guardar objetos. Em cima do pára-brisa há outra prateleira para guardar objetos. Nas cabines R Highline, toda a largura da cabine é ocupada por três grandes compartimentos.
Ergonomia
O painel de instrumentos curvo, exclusivo da Scania, com tudo ao alcance das mãos, está disponível em dois comprimentos, para distintos tipos de condução. Ele está localizado em um ângulo um pouco mais à frente, disponibilizando mais espaço para que o motorista acomode as suas pernas.
Foram dedicados grandes esforços para que todos os sinais, símbolos, luzes de advertência e comandos sejam facilmente compreendidos. Também, procurou-se assegurar que as suas localizações e respectivas funções tornem-se rapidamente familiares para o motorista.
Em condições normais, é somente visualizada a informação realmente essencial: o velocímetro e o conta-giros, que estão localizados em posição de destaque, com indicadores de temperatura, nível de combustível e pressão do ar. O restante do painel permanece apagado para atrair a atenção somente quando necessário.
A altura máxima dentro da cabine é de 1.500 mm nas cabines P, de 1.700 mm nas cabinas G e de 1.900 mm na versão R Highline.
Scania para aplicação rodoviária
A linha de caminhões Scania para aplicação rodoviária é uma das mais amplas do mercado. Inclui uma seleção completa de cabines, várias configurações de eixos e opções de suspensão, além de um grande número de alternativas de distância entre eixos. A isso se soma a linha completa de trens de força, com várias potências de motor e caixas de câmbio, o freio auxiliar hidráulico Retarder Scania, o sistema de troca de marchas automatizado Opticruise Scania e uma seleção de eixos traseiros com opção de redução nas rodas.
Produtividade no longo prazo
Para aperfeiçoar a produtividade no transporte por longas distâncias é essencial dispor de motores de consumo eficaz e componentes da transmissão bem combinados. Para alguns tipos de aplicação, a economia de combustível é essencial, enquanto que para outros a velocidade é o que tem maior importância. E também há outros que priorizam a capacidade de carga. Para a maioria, a combinação destes três fatores é o que caracteriza um veículo realmente produtivo.
Todo veículo para transporte de longa distância tem que estar perfeitamente especificado para sua tarefa porque, nos longos trechos percorridos, até o mínimo detalhe tem importância.
A Scania acredita que o motorista possui um papel primordial para a produtividade. O motorista que tem conforto enquanto dirige, sentado ao volante, graças à facilidade de manobra e resposta do veículo, terá um melhor desempenho e apresentará melhores resultados.
Trens-de-força para a nova linha Scania
A linha de motores Scania, de 9, 11, 12 e 16 litros, é baseada em um mesmo conceito de bloco de cilindros. Com isso, o desenvolvimento dos motores pode ser concentrado, pois todos os blocos têm características idênticas de combustão em todas as configurações. Assim, é mais fácil alcançar um equilíbrio entre as emissões e a economia de combustível.
Todos os motores desta plataforma possuem bloco de aço forjado, camisas de cilindro lubrificadas e cabeçotes individuais de quatro válvulas, um projeto que simplifica consideravelmente a manutenção e os reparos. A engrenagem das válvulas é acionada pelo eixo comando de válvulas montado na parte superior e tuchos roletados.
Como os motores compartilham peças e componentes, é muito mais fácil a administração dessas peças, o diagnóstico de falhas, a manutenção e os reparos. O estoque de peças é reduzido e todos os mecânicos da Scania já estão familiarizados com os métodos de trabalho para todos os motores da marca.
Para todos os motores da Scania, de 270 a 500 hp, pode-se especificar uma tomada de força que é acionada pela engrenagem de distribuição do volante, acoplada na posição de 2 horas e voltada para trás. Esta tomada de força é suficientemente forte e está localizada em uma posição ideal para acionar uma bomba hidráulica de uma betoneira, por exemplo.
Motor de 9 litros e cinco cilindros em linha
Baseado nos motores da Scania de 11 e 12 litros de seis cilindros em linha, o motor de 9 litros e cinco cilindros em linha tem um potencial de longa vida útil para todas as aplicações.
Da mesma maneira que os demais motores com câmara de combustão modular, o motor de 9 litros desenvolve um torque elevado em uma ampla faixa de rotações, com grande força de tração mesmo em baixas rotações, como 1.000 rpm.
As versões de 270 e 310 hp desenvolvem torque extremamente alto, de 1.250 e 1.550 Nm, respectivamente. O freio motor desenvolve de 180 kW a 2.400 rpm. O sistema de injeção de combustível recebe injetores eletrônicos Scania PDE.
Motor de 11 litros e seis cilindros em linha
A potência de 340 hp é combinada com torque de 1.600 Nm, desenvolvido entre 1.100 e 1.300 rpm. Isto significa grande força de tração, inclusive para as aplicações severas. O freio motor desenvolve de 218 kW a 2.300 rpm.
O motor básico é uma versão do motor de 12 litros, com o qual compartilha a maioria de suas peças e componentes. O diâmetro e o curso são idênticos aos da unidade de 9 litros. A injeção de combustível é feita por meio dos injetores eletrônicos Scania PDE.
Motor de 12 litros e seis cilindros em linha
A linha de motores de 12 litros representa mais da metade das vendas da Scania. As quatro versões desenvolvem 380 hp, 420 hp, 440 hp e 470 hp, com um torque de 1.900 Nm, 2.000 Nm, 2.100 Nm e 2.200 Nm, respectivamente. O freio motor desenvolve 230 kW a 2.300 rpm.
Os motores de 12 litros de 440 e de 470 hp incorporam duas soluções inéditas. A injeção de combustível HPI possui um sistema único de alimentação de combustível para os injetores, de canal aberto, através de dois bancos de atuadores que alimentam três cilindros cada um. A quantidade de combustível injetado e o avanço da ignição são controlados hidraulicamente, usando o combustível como fluido hidráulico. O Scania HPI trabalha com altas pressões de injeção, reduzindo a emissão de partículas.
O sistema Turbocompound (turbocomposto), por sua vez, apresenta um turbocompressor convencional para alimentar o motor com mais ar e um outro tur-bocompressor, inédito no mercado, que alivia o movimento dos pistões. Ambos aproveitam a energia dos gases de escapamento. Esta tecnologia aumenta a potência do motor preservando o baixo consumo de combustível.
Motor V8 de 16 litros
Desde seu lançamento, o motor Scania V8 de 16 litros assumiu o papel do legendário V8 de 14 litros. Sua combinação de alto desempenho, excelente economia e uma confiabilidade superior permitiram conquistar rapidamente uma posição de destaque no mercado de caminhões.
Os cilindros ficam em um ângulo de 90 graus, o que representa um equilíbrio perfeito para um motor V8. Os cilindros são idênticos aos do motor de 12 litros. O sistema de injeção é o Scania PDE.
A versão de 500 hp desenvolve um torque de 2.400 Nm, entre 1.100 e 1.300 rpm. O freio motor desenvolve 304 kW a 2.400 rpm.
Caixas de câmbio
As caixas de câmbio para a nova linha de caminhões são as conhecidas da Série 4: GR900, GRS890, GRS900 e GRSO900, com ou sem marchas superlentas. A maioria das caixas de câmbio pode ser especificadas com o Opticruise Scania e com o Retarder Scania.
Retarder Scania
A maioria das caixas de câmbio está disponível com o freio auxiliar Retarder Scania. O Retarder Scania atua hidraulicamente na caixa de câmbio e interage eletronicamente com outros sistemas de controle do veículo.
A potência do Retarder Scania está perfeitamente adaptada à capacidade de refrigeração disponível no sistema de arrefecimento do motor, e a refrigeração é otimizada por meio do novo ventilador eletrônico. O freio motor está integrado e é usado para maximizar a potência de frenagem.
Opticruise Scania
O Opticruise é um sistema de mudança de marchas automatizado e foi aperfeiçoado para mudanças ainda mais rápidas e precisas. O pedal da embreagem somente é usado para a saída e parada e para que o motorista tenha controle total, especialmente em piso escorregadio ou durante manobras. De acordo com pesquisas realizadas pela Scania, os motoristas consideram que o pedal de embreagem proporciona uma maior precisão nas manobras em baixa velocidade, como também em piso escorregadio ou em outras condições perigosas.
O sistema detecta a carga do caminhão e adapta as mudanças de marcha. É possível programar a marcha de saída e o sistema fará as reduções de marcha até esta marcha, permitindo ao motorista chegar a uma velocidade extremamente baixa sem ter que intervir em nada.
Proteção da embreagem
Um sistema de monitoramento eletrônico opcional permite ao motorista proteger a embreagem ao sair com o veículo. Imediatamente ao pisar no pedal, com o veículo parado, limita-se a rotação do motor a 900 rpm. Essa rotação é mais do que suficiente para um arranque normal, com um mínimo esforço da embreagem. Com carga leve em uma rodovia plana, basta que o motorista solte a embreagem devagar, com o motor em marcha lenta, para que o caminhão saia com facilidade.
Se por alguma razão o motorista não perceber que está sobrecarregando a embreagem, uma mensagem em amarelo surgirá no painel de instrumentos indicando sobrecarga da embreagem.
Eixos de tração e redução nas rodas
Os eixos de tração traseiros da Scania são o R780, R782 e RP835, para as versões de um eixo de tração, e RB662+R660, RBP735+RP735 e RBP835+RP835, para as versões com dois eixos de tração traseiros. Há ainda o RP736 para a tração dianteira.
Fonte: Jornal Estrada