22 de novembro de 2007

Iveco apresenta seus novos lançamentos na Fenatran

A Iveco foi a maior expositora do Salão Internacional do Transporte – Fenatran 2007, que aconteceu no Anhembi, em São Paulo, no mês de outubro. Foram cinco estandes temáticos que, somados, totalizam área de 2.400 metros quadrados, com 22 veículos expostos, entre eles os novíssimos Iveco Stralis com cabine sofisticada e luxuosa, e a nova linha Iveco Daily, a mais moderna de sua categoria.
No estande principal, onde estavam agrupados os grandes lançamentos Iveco Stralis e Iveco Daily, foi concebido em torno do tema “Fórmula 1”, porque a Fenatran foi realizada na semana que antecedeu o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, e porque a Iveco é a transportadora oficial da Scuderia Ferrari. Neste estande, o público pode visualizar, em posição de destaque, uma Ferrari de Fórmula 1, símbolo máximo de arrojo e alta performance, flanqueada por um Iveco Stralis e um Iveco Daily com a pintura e adesivação idênticas às utilizadas pelos caminhões que transportam a equipe da Ferrari na Europa. Dentro do mesmo tema, o piloto brasileiro Felipe Massa visitou estande Iveco.


Novo Iveco Stralis
Agora que você já sabe as principais atrações que a Iveco apresentou na Fenatran 2007, vai conhecer tudo sobre os mais novos lançamentos da Iveco, o novo Stralis e Daily. O novo Iveco Stralis, é um caminhão pesado mais econômico do Brasil, que chega com novo painel e computador de bordo multifuncional, é o encontro da sofisticação com a maior economia de combustível. O novo design de linhas aerodinâmicas transmite imagem de força e requinte, agregando valor à marca do transportador. Sem falar no moderno motor Iveco Cursor 13 de 380 e 420 cavalos e o exclusivo Iveco Turbo-Brake proporcionam versatilidade e segurança.
O modelo chega ao mercado a partir deste mês, em cinco versões: 4X2 380 cv, 4X2 420cv, 6X2 380cv, 6X2 420 cv e 6X4 420 cv, todas com opções de teto alto e teto baixo. A nova cabine foi lançada a apenas sete meses na Europa, com linhas externas elegantes e aerodinâmicas e um interior prático, luxuoso e confortável para o motorista. E é exatamente a cabine que chama a atenção por trazer muitos sinais de renovação. O destaque é a nova grade frontal, com sulcos mais largos e profundos e que incorpora o novo logotipo tridimensional e metalizado Iveco, reforçando a imagem de robustez do modelo.
O motor
O novo Stralis traz o consagrado motor Cursor 13, cujo excelente desempenho está aliado ao baixo consumo de combustível. Produzido na fábrica da Iveco em Sete Lagoas, Minas Gerais, em duas versões de potência - 380 e 420 cavalos. O Cursor 13 tem seis cilindros em linha e grande capacidade de 13 litros, o que lhe garante fôlego para manter seu pico de torque por faixas de rotação mais amplas que os concorrentes. O inteligente desenho das linhas de potência e torque do Cursor 13 é uma das razões do baixo consumo do motor.
A caixa de mudanças de série em toda a linha Stralis é a ZF Ecosplit 16 S 2280 TO de 16 marchas, sincronizadas à frente, com a 16ª velocidade Overdrive, e duas a ré. Com capacidade de torque superior à saída do motor, garante menor desgaste e menor índice de quebras. Outro diferencial é o "Servoshift", inovador sistema auxiliar de engate que permite ao condutor, mudanças de marchas comparáveis às de automóveis em suavidade e precisão.
Freios
Para frear, o Cursor 13 oferece ampla segurança, pois incorpora o exclusivo freio-motor por descompressão Iveco Turbo Brake. O freio-motor atua no final da fase de compressão, abrindo as válvulas de escape para liberar o ar acumulado, enquanto a injeção de combustível é cortada automaticamente pela central eletrônica. Isso evita a combustão do diesel e reduz a velocidade do veículo. A suspensão, freios e eixos, dentre outros equipamentos do caminhão, foram mantidos, pela reconhecida competitividade no mercado. O eixo dianteiro, por exemplo, tem capacidade técnica maior que os concorrentes-8 toneladas- e é o único na categoria com lubrificação a óleo nos cubos,mais eficiente que a graxa utilizada pelos outros modelos do mercado, que permite manutenção mais espaçada no tempo.
No geral, o modelo apresenta um visual mais limpo e polido devido às superfícies da carroceria com encaixes perfeitos, um novo teto de linhas mais aerodinâmicas e o pára-sol externo de desenho modificado. Os faróis e indicadores de direção agora vêm agrupados num único bloco óptico, inseridos no novo pára-choque. Os espelhos retrovisores são maiores, com desembaçador e seus suportes são feitos em plástico de alta resistência e formato aerodinâmico. Nas laterais, as escotilhas são mais amplas e têm acionamento elétrico. Assim, o Iveco Stralis, que já era um excelente caminhão pesado, ficou ainda melhor.
Com a nova gama Iveco Stralis, a montadora conseguiu transformar o caminhão pesado mais econômico do Brasil num dos modelos mais requintados de sua categoria. Consagrado pela robustez, pelo menor consumo de combustível do segmento de pesados e excelente produtividade.
Fonte: Jornal Estrada