O gerenciamento eficaz de custos e despesas, o aumento da produtividade, a diversificação dos negócios da empresa e a excelente performance de vendas garantiram desempenho operacional significativo. O EBITDA atingiu R$ 166,2 milhões, valor 279% superior em comparação ao mesmo trimestre de 2006. A margem do EBITDA subiu de 3,7% para 10,9%.
As vendas no mercado externo cresceram 29,6% em receitas e 13,1% em volumes, apesar dos efeitos da apreciação do real em relação ao câmbio, que chegou a 10,1% no período. Esse desempenho foi proporcionado pelos ajustes de produção e aumento de demanda nos mercados tradicionais.
No mercado interno, as receitas somaram R$ 1 bilhão, um incremento de de 28,3%, impulsionado principalmente pelo aquecimento do consumo dos produtos de maior valor agregado e incluindo ainda a incorporação integral das atividades de lácteos.
Esse conjunto de fatores positivos levou a um ganho efetivo de 5,9 pontos percentuais na margem bruta do trimestre. O lucro bruto chegou a R$ 411,2 milhões, crescimento de 63,3% em relação a igual trimestre do ano anterior.
O lucro líquido totalizou R$ 70,8 milhões, com margem líquida de 4,6%, contra um resultado negativo registrado no segundo trimestre de 2006, em função da conjuntura internacional.
Fonte: Jornal Estrada