10 de maio de 2007

Diesel vai ter 2% de óleo vegetal em julho

A partir de julho, todo o óleo diesel comercializado pela Petrobras Distribuidora (BR) trará em sua composição a adição de 2% de biodiesel. Segundo a presidente da BR, Maria das Graças Foster, até o fim de maio 5 mil postos de serviço de bandeira da companhia e outros 3.350 grandes clientes da empresa, em todos os Estados do país, já estarão recebendo o biodiesel B2 (ou seja: a mistura de 2% do óleo vegetal ao diesel convencional - derivado do petróleo).
Para que a meta pudesse ser alcançada, a Petrobras Distribuidora investiu R$ 35 milhões na infra-estrutura operacional e de logística, de forma a adequar sua rede de bases e terminais. A obrigatoriedade da adição estava prevista para janeiro de 2008.
- Em virtude da legislação da ANP - com vigência prevista para 2008 - essa antecipação foi um desafio, na medida em que foi necessário o convencimento do cliente da viabilidade da estratégia da BR. Nós completamos um ano de trabalho planejado para a colocação do biodiesel no mercado e já terminamos a semana passada com 4.550 postos revendedores, comercializando o diesel com a adição do diesel vegetal, e até o fim deste mês seguramente teremos 5.000 postos comercializando o B2 - afirmou Maria das Graças.
De acordo com a Petrobras Distribuidora, o biodiesel já está disponível em 55, dos 64 terminais e bases de distribuição da companhia em todos os Estados brasileiros. Em julho, todas as 64 bases estarão distribuindo óleo diesel com a adição de 2% de biodiesel. Com isso, a BR estará antecipando em cerca de seis meses a legislação da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que prevê a obrigatoriedade da comercialização do B2 somente a partir de 2008.
Para a antecipação da meta, a Petrobras Distribuidora reforçou sua atuação em duas frentes: de um lado, na adequação da infra-estrutura operacional e logística de distribuição, o que garante a disponibilidade do produto; de outro, incrementando suas ações comerciais para levar o biodiesel ao consumidor , garantindo-lhe a posição de produto rentável na carteira da empresa.
Na parte operacional, a BR traçou um plano de adequação da sua rede de bases e terminais.
A presidente da BR afirmou que em dois meses a distribuidora estará apta a atender todo o seu público consumidor com a adição do B2.
Fonte: Jornal do Brasil