8 de maio de 2009

Cabotagem em Imbituba é oportunidade para Sul do país

O anúncio de duas linhas de cabotagem que passarão pelo porto de Imbituba, no Sul do estado, representam uma importante oportunidade para a indústria do Sul do país, na avaliação da Federação das Indústrias, FIESC. As novas linhas, das empresas Aliança Navegação e Mercosul Line, permitirão o escoamento da produção do Sul, especialmente para o Norte e Nordeste, com uma série de benefícios.
"As duas linhas são complementares e podem representar, dependendo do tipo de carga e destino, reduções importantes nos custos em relação a outros modais. Outro atrativo da cabotagem é a segurança, já que os roubos de cargas são comuns nas rodovias, além de haver menor risco de avarias nas mercadorias" avalia o presidente em exercício da FIESC, Glauco José Corte.
O presidente lembra também, que o Brasil apresenta aproximadamente oito mil quilômetros de costa, onde as principais cidades, pólos industriais e centros consumidores concentram-se no litoral, ou próximo a ele. "Assim, a cabotagem é uma alternativa viável para compor a cadeia de suprimentos de diversos setores", acrescenta.
A cabotagem no Brasil cresceu 111% entre 2002 e 2008, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, ANTAQ. No período, o volume passou de 174 mil contêineres de 20 pés para 360 mil, o que, pelas contas da agência, evitou mais de meio milhão de viagens de caminhões nas estradas.
"Estas novas linhas e os recentes investimentos no porto de Imbituba criam oportunidades para que o Sul do país tenha mais competitividade. E para Santa Catarina representam um ganho logístico que se soma a outros investimentos em curso, como a BR-101", diz o vice-presidente da FIESC para a região Sul, Guido José Búrigo.
Fonte: Fetrancesc