24 de abril de 2009

Top Driver Iveco treina motorista

Lançado a cerca de um ano e meio, o programa Top Driver Iveco já treinou mais de 1.200 profissionais de transportadoras em todo o Brasil. O mesmo foi criado pela área de pós vendas da Iveco com o objetivo de melhorar o desempenho dos motoristas das empresas que possuem veículos Iveco.
Além de capacitar o motorista, o Top Driver pode melhorar em até 15% o consumo de combustível da frota das empresas clientes que participaram do programa.
Toda empresa que possui um Iveco na frota, seja novo ou usado, pode solicitar o treinamento dos motoristas pelo Top Driver. Os casos são avaliados e atendidos conforme as necessidades de cada cliente.
“Durante visita de nossos vendedores aos clientes, é possível levantar todas as necessidades de treinamento dos motoristas da frota. As programações acontecem em sincronia com as visitas ou entregas de novos produtos”, diz diretor de pós-venda a da montadora, Maurício Gouveia.
Com base na metodologia desenvolvida pela Iveco, o programa Top Driver tem início com o diagnóstico das necessidades da empresa e avaliação do perfil comportamental do condutor. O passo seguinte engloba aulas práticas sobre trem de força, inércia, cargas, composições veiculares, conta-giros, sistema de freios, condução econômica, entre outros.
O motorista é avaliado de acordo com o nível de conhecimento, segurança e economia de combustível alcançados em seu histórico profissional e estimulado a experimentar, na prática, o que lhe foi transmitido na teoria.
Segundo o supervisor do Programa Top Driver, Carlos Souza, a ação estimula o motorista a elevar seu desempenho como profissional, o que garante a redução nos custos com transporte e manutenção da frota. “Tais economias podem resultar em redução de até 15% no consumo de combustível, aumento de 20% a 30% na vida útil do sistema de freios e aumento de 15% a 20% na vida útil dos pneus”.
Com procura crescente por parte dos clientes Iveco, o serviço Top Driver Iveco, que conta com equipe dedicada de profissionais, aplica o conteúdo do programa a um grupo de motoristas por empresa e elege um condutor para ser o multiplicador de todo o aprendizado. O papel do multiplicador escolhido para receber o treinamento é o de transmitir aos demais motoristas tudo o que lhe foi ensinado durante o período.