
Na nova função, Roeder será responsável por todas as atividades que envolvam trem de força (motor, caixa de câmbio e eixo traseiro), na planta brasileira, englobando desenvolvimento de produtos, suprimentos, manufatura e qualidade.
O novo gerente assume o cargo depois de ter passado por quase todas as áreas da Volvo, no Brasil e na Suécia. Roeder iniciou sua carreira em desenvolvimento de produtos, passando por desenvolvimento industrial e planejamento de produto até gerenciamento de projetos e marketing.
Curitibano de 48 anos, o nono gerente é graduado em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Ingressou na Volvo como engenheiro de projetos e gradativamente assumiu posições de coordenação e liderança de equipes.
Durante sua carreira na empresa, esteve por duas vezes trabalhando na matriz da Volvo, em Gotemburgo, Suécia, em projetos estratégicos para os negócios de caminhões da marca. Na primeira oportunidade, coordenou equipes que viabilizaram a fábrica de cabines no Brasil e a introdução no mercado sul-americano de caminhões FH em 1998, além do modelo NH em 1999.
Já a sua segunda estada na Suécia, por um período de três anos, resultou no estabelecimento de um plano estratégico para o Grupo Volvo na área de Estratégias e Projetos Industriais e a condução de alguns projetos também estratégicos no Brasil, que permitirão a Volvo local atender com maior eficiência e qualidade os seus clientes.
Ao assumir a unidade de negócios de Powertrain no Brasil, Roeder tem a missão de dar continuidade às diversas ações definidas pelo Grupo para atender cada vez mais o exigente mercado sul-americano e assegurar que os produtos Volvo atendam às necessidades do transportador.