18 de março de 2009

Santa Catarina tem menor queda nas vendas de veículos

Mesmo com o impacto da crise na indústria automotiva no país, em Santa Catarina esse número é quase metade menor do que no resto do Brasil. Na média, as vendas de veículos novos caíram 11,03% em todo o país no mês de janeiro em relação ao mesmo período de 2008.
Já no estado as vendas caíram apenas 6,16%. Para a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Fenabrave de Santa Catarina, o desempenho mostra que o setor automotivo do estado continua tendo desempenho acima da média nacional, devendo chegar a três milhões de unidades até abril.
De acordo com o presidente da Fenabrave do estado, Sérgio Ribeiro Werner, esse resultado era esperado. “É inquestionável que a crise americana chegou não só às montadoras, mas também ao bolso do consumidor”, comenta.
Apesar dos números negativos, ele destaca que o mercado catarinense está reagindo bem aos últimos acontecimentos. “Se comparados aos números nacionais, tivemos uma das menores quedas em relação a janeiro de 2008, mesmo com as chuvas e problemas que enfrentamos”, complementa.
Em relação à janeiro de 2008, o setor de ônibus registrou o maior aumento nas vendas: 61,11%. O segundo maior resultado positivo foi de automóveis, com incremento de 13,93%, seguido de caminhões, com 2,42%. As maiores quedas foram na venda de motos (25,74%) e de tratores e implementos rodoviários (11,91%).

Frota cresce

Mesmo com as quedas registradas em janeiro, Santa Catarina está cada vez mais próxima de ter uma frota circulante de três milhões de veículos. Atualmente, no estado, são 2.952.240 unidades.
Do total, 1.717.559 são automóveis, 728.075 são motocicletas e 160.618 são comerciais leves. A Fenabrave calcula que até o mês de abril o número passe de três milhões.
Fonte – Fenabrave/Santa Catarina