
Essa mudança tem o objetivo de mostrar a nova fase da Ford Caminhões, marcada por novos produtos, grandes investimentos, rede de distribuidores exclusiva e foco no relacionamento com os clientes.
“Nestes tempos de revitalização, quando a operação de caminhões no Brasil cresce, se moderniza, amplia sua rede de distribuidores, traz produtos inovadores é também o momento certo para mudar sua identidade visual. Buscando inspiração nas suas raízes, no conceito de ser uma única Ford no mundo todo e de se apresentar em roupa de gala, desenvolvemos a nova logomarca”, destaca o diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul, Oswaldo Jardim.
A Ford nasceu no Brasil como fábrica de caminhões. A marca está no país há 89 anos, desde 1919. Com o F-600, em 1957 lançou o primeiro caminhão genuinamente brasileiro.
“Até 1967, com o lançamento do Galaxie, a Ford somente produzia caminhões no Brasil. Desde então, já produziu 1,25 milhões de caminhões. São milhões de brasileiros tendo contato com o produto Ford, os distribuidores Ford e o oval Ford”, acrescenta Jardim.
O oval azul é uma das marcas mais conhecidas no mundo. É um ícone, e em caminhões não é diferente. Ao longo das décadas, sua identidade visual tem sido atualizada e modernizada. Depois de 2001, com o processo de separação das operações de carros e caminhões da Ford, surgiu a necessidade de diferenciar a identidade das duas divisões.
Nessa época, foi criado o logotipo Ford Caminhões usado até agora, com caixa verde e letras brancas, trazendo a palavra Caminhões acima do oval azul e, abaixo deste, o slogan “O melhor negócio em transportes”.
A nova identificação dá mais destaque ao oval azul, que aparece em primeiro plano e é complementado embaixo pela palavra Caminhões, em letras brancas, ambos dentro de uma caixa vermelha. Branco, vermelho e azul são, também, as cores que identificam hoje a fachada dos distribuidores exclusivos da Rede Ford Caminhões.
Evolução do oval azul
Durante muitos anos, vários tipos diferentes de logotipos Ford foram usados para identificar a marca. Hoje, todos reconhecem o oval azul, mas nem sempre foi assim. Nos primeiros tempos foi usado um logotipo um tanto complicado, ornado com arabescos, que além de Ford Motor Co. trazia a inscrição “Detroit – Mich.”
Em 1909, surgiram as letras manuscritas, entre aspas e sem contorno. Em 1912, o logo Ford passou por uma mudança completa e incorporou a caixa oval, mas ainda era preto e branco. O famoso oval azul nasceu finalmente em 1928. Ele estabeleceu a forma básica e a cor dos futuros emblemas Ford, embora fosse muito mais “rechonchudo” que o atual.
O símbolo que surgiu depois, em 1957, era basicamente uma versão menor do logo de 1928, com cantos acentuados, semelhante a um losango. Ele foi usado por muitos anos e substituído, em 1976, por um oval mais alongado e elegante, delineado por dois contornos ovais, um dentro do outro, com brilho de metal cromado. Este modelo foi utilizado também na identificação da Ford Caminhões no Brasil, com a palavra Caminhões, em letras pretas, acima do oval.
O atual logo global da Ford, chamado de Oval Azul do Centenário, foi lançado em 2003 em homenagem aos 100 anos da Ford Motor Company. Ele manteve o formado alongado, mas retomou o contorno mais simples dos emblemas do passado, concentrando a força na marca. Ele substituiu o logotipo anterior em toda a comunicação da marca, inclusive de Caminhões.