12 de fevereiro de 2009

Devoção, fé e confraternização marcaram a 21ª edição da Festa dos Motoristas

Final de ano, época de reflexão e agradecimento por mais um ano que se passou. Ano de conquistas, crescimento e é claro época de celebrar a vida e a família. Neste clima, milhares de pessoas estiveram presentes em mais uma edição da tradicional Festa dos Motoristas de Arroio Trinta.
No ano, em que o município comemorou 47 anos, a Associação dos Motoristas de Arroio Trinta - Asmoart, promoveu a 21ª dessa belíssima festa que contou com a presença de pessoas de vários municípios vizinhos e até de outros estados.
O Jornal Estrada mais uma vez esteve presente e acompanhou de perto todos os momentos de devoção, confraternização e animação dessa festa que é uma das mais tradicionais do Meio-Oeste do estado.
Em Arroio Trinta os três dias da Festa do Motorista são aguardados com muita ansiedade. Na sexta-feira a movimentação começou cedo e todos se preparam para participar do tradicional torneio de futebol suíço que foi realizado na sede da Asmoart. Neste ano, a competição reuniu 17 equipes formadas pelas empresas do segmento de transportes de Arroio Trinta e região. “O torneio mais uma vez superou as expectivas, as equipes participaram e fizeram bonito todas estão de parabéns”, afirma o presidente da Asmoart, Antônio Seriguelli
E os ganhadores desse animado torneio foram:
1° Transportes Nol de Iomerê,
2° Recapadora Meio Fio de Arroio Trinta, e
3° Primax Alimentos de Arroio Trinta.

Almoço de confraternização e carreata animam o público

No sábado, o sol fez questão de despontar cedinho para abrilhantar o dia, e o clima na cidade era de animação total. Na praça da Igreja Matriz os expositores preparavam seus estandes para expor os produtos aos motoristas e transportadores. Pelas ruas, carros com som bem animados davam as boas vindas aos visitantes das outras cidades que chegavam para a festa.
Já ao meio dia, na sede da Asmoart mais de 200 convidados participaram de um gostoso almoço, que foi organizado pela equipe da associação. Lá todos curtiram uma boa música, tomaram uma cervejinha gelada, encontrarão amigos e comentarão tudo o que aconteceu no último ano.
Mais tarde, a festa continuou com a carreata e buzinaço nas ruas de Arroio Trinta. Animados com a festa em sua homenagem, os motoristas saíram da sede da Asmoart e seguiram pelas principais ruas da cidade divertindo o pessoal que estava presente.

Festa dos Motoristas é marcada pela fé e devoção

Depois da carreata e do buzinaço, chegou à hora de agradecer e pedir a proteção divina para mais um ano. A gruta erguida na sede da Asmoart, é um lugar especial. Com muito verde, flores, ar fresco e várias imagens de santos protetores dos motoristas, o lugar foi palco de uma emocionante missa feita especialmente para esses profissionais.
Aos poucos o espaço foi tomado pelos motoristas que de mãos dadas com suas esposas e filhos, foram até lá pedir benção e agradecer o ano que passou.
A Santa Missa foi celebrado pelo Padre Germano Nepala, da Pastoral Rodoviária, que a 12 anos roda as estradas brasileiras fazendo esse tipo de celebração para os motoristas que viajam diariamente.
A celebração que foi em louvor a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, foi marcada pela benção dos motoristas e uma grande reflexão sobre a tragédia que destruiu parte do estado Santa Catarina no mês de novembro.
De acordo com o Padre, foi neste momento que mais uma vez a comunidade em especial os motoristas foram solidários em ajudar as vítimas desse episódio. “Vimos muitos motoristas fazendo o possível para ajudar essas pessoas que perderam tudo, e isso sem dúvida nenhuma é um gesto muito bonito”, comenta.
O Padre da Estrada como é carinhosamente chamado, destaca também estar feliz por mais uma vez estar entre amigos e realizar uma celebração em homenagem a esses profissionais.
“Já é uma tradição estarmos aqui, tanto eu como os meus colegas. Sempre encontramos com os caminhoneiros pelas estradas do Brasil, mas aqui é especial poder estar juntos, para rezar e também festejar”, diz.
Nepala comenta ainda, que a Asmoart está de parabéns por realizar uma festa especialmente para os motoristas. “É um momento muito importante, pois os caminhoneiros podem estar aqui e celebrar com suas famílias. Juntos eles podem festejar, por que a luta de cada dia é muito árdua na estrada. Estando aqui eles tem esse momento de confraternização e também de descanso”, afirma o Padre.

Público prestigia abertura da 21ª Festa dos Motoristas

Depois de agradecer e pedir a proteção para mais um ano de trabalho, chegou um dos momentos mais especiais da 21ª Festa dos Motoristas de Arroio Trinta, a abertura oficial do evento.
Na Praça da Igreja Matriz, centenas de pessoas aguardavam a abertura oficial do evento. Expositores, convidados e o público em geral ouviram atentos os pronunciamentos das autoridades que estiveram presente dando as boas vindas a todos que ali estavam.
Para o prefeito em exercício, Alexandre Serigueli, a festa mais uma vez foi um sucesso e com certeza agradou a todos.
“É um orgulho para nós, é um evento muito importante no calendário oficial e faz com que o município seja conhecido a nível estadual e nacional. É uma satisfação homenagear esses profissionais do volante, pois eles têm uma vida sofrida na estrada, sempre longe da família”, diz o prefeito.
Mas Serigueli comenta ainda, que esses profissionais foram abençoados em exercer essa profissão. “Por destino, Deus quis que eles exercessem esse trabalho e estão fazendo com muito profissionalismo, enfrentando riscos nas estradas, mas batalhando por sua sobrevivência. Para nós, é uma alegria imensa poder realizar e fazer parte dessa festa tão bonita”, afirmou.
Depois da abertura o público participou do grandioso baile animado pela Banda Real. O mesmo foi realizado no Salão Paroquial e mais uma vez reuniu cerca de 500 pessoas.

Comemoração começou cedo no domingo

Quem pensou em dormir até mais tarde domingo se enganou. Eram 6 horas da manhã, quando os caminhoneiros novamente fizeram à carreata e o tradicional buzinaço. A ordem era preparar todo mundo para o grande dia festivo. Animados, os motoristas não perderam tempo e fizeram questão de buzinar e acordar toda a cidade.
Depois da carreata, todos os motoristas foram até o pátio da Igreja Matriz aonde foram recepcionados com um belo café da manhã colonial. O café da manhã foi patrocinado pela empresa Videfrigo de Videira, uma grande parceira desde evento.
De acordo com o proprietário da Videfrigo, Osmar Miotto, participar da Festa dos Motoristas se tornou um evento tradicional na agenda da empresa, e com certeza essa parceria seguirá por muitos anos.
“Para nós da Videfrigo é fundamental essa parceria, é mais um ano que participamos aqui com o pessoal de Arroio Trinta, com certeza não poderíamos faltar, pois aqui tem bastante clientes nossos, e além de estar entre clientes estamos entre amigos”.
De acordo com Miotto, são três dias de muita programação para valorizar os motoristas. “Esse ano patrocinamos o café da manhã. É uma maneira de fazer parte dessa festa que valoriza os motoristas. É muito importante participarmos, pois assim fazemos com que o evento se torne cada vez melhor e mais bonito”, destaca Miotto.

Procissão e benção dos veículos toma conta das ruas


Mais tarde, novamente a fé e devoção tomou conta do público que participou da festa. Desta vez não foi só os caminhoneiros, mas sim toda a comunidade que esteve presente em Arroio Trinta participou da procissão e benção dos veículos.
Da comunidade de Linha Paulino, a procissão saiu carregando a imagem de São Cristóvão e Nossa Senhora dos Campos, padroeira do município. Muitos veículos participaram do cortejo rumo ao centro da cidade. No portal de entrada, todos foram recepcionados com um brinde, entregue pelas entidades organizadoras do evento. Em seguida, todos os veículos e motoristas receberam a benção que foi realizada pelo Padre da Estrada e o Padre da Paróquia.
Depois, os motoristas seguiram até o Posto Seriba, onde foram levados por uma carreta até a Praça da Igreja Matriz. Lá todos foram recepcionados pelos seus familiares com uma rosa vermelha e em seguida participaram de uma missa em sua homenagem.
Emocionados, todos participaram atentamente louvando e agradecendo a Deus pela oportunidade de estar presente em mais uma festa tão bonita e especial para esses profissionais da estrada.
“É importante poder celebrar junto com todas as pessoas, nos alegrando em dia de ação de graças com os nossos motoristas que tanto fazem por essa cidade”, afirma o Padre da paróquia de Arroio Trinta, Alfredo Yurzisnki.
O Padre comenta ainda, que ficou emocionado com essa festa, pois é a primeira vez que participa. “É o meu primeiro ano em Arroio Trinta, é muito importante fazer essa homenagem a esses profissionais, pois devemos valorizar todo o trabalho prestado pelos motoristas que levam a vida, o alimento e os bens a tantas pessoas nesse Brasil”, afirma.
Depois da celebração religiosa, foi servido um suculento almoço, no qual muitas pessoas participaram. A tarde, todos puderam participar da distribuição de brindes que foram doados pelas empresas que colaboraram com a festa.
Em seguida, ali mesmo no palco da Praça todos acompanharam o show nacional com a dupla Léo Canhoto e Robertinho, que relembraram músicas do passado e fizeram muitos caminhoneiros se emocionar.