13 de junho de 2008

Volkswagen comemora a venda de 2.956 caminhões e 1.024 ônibus

Números são considerados recorde histórico


A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de bater um novo recorde histórico de vendas no mercado doméstico. Foram 3.980 unidades faturadas no atacado em maio, sendo 2.956 caminhões e um número inédito de chassis para ônibus: 1.024 unidades. No segmento de caminhões acima de cinco toneladas de peso bruto total, a marca segue na liderança em vendas, com 14.705 veículos comercializados e 31% de participação de janeiro a maio deste ano. Já os ônibus Volksbus totalizam 3.554 unidades e 28% das vendas totais no mesmo período.
Atributos dos produtos Volkswagen, como robustez e economia no consumo, conquistaram a preferência do frotista brasileiro. Porém os esforços de todos os envolvidos na produção e venda fizeram a diferença em maio. “Parabenizo a todos pelo empenho, que precisa manter-se em alta nos próximos meses, a fim de atendermos a todas as encomendas”, diz Roberto Cortes.
As vendas seguem aquecidas: em 2008, a Volkswagen Caminhões e Ônibus comercializou no mercado doméstico 42% mais caminhões e 16% mais ônibus em relação ao mesmo período do ano anterior. No Brasil, a marca oferece 29 modelos de caminhões das linhas Delivery, Worker e Constellation, além de oito diferentes chassis de ônibus Volksbus. Todos fabricados em Resende (RJ), cuja linha de montagem emprega 4 mil colaboradores e produziu 47 mil unidades em 2007.
Há quase 12 anos, a fábrica de Resende RJ emprega o exclusivo processo produtivo do Consórcio Modular, no qual oito empresas são parceiras da Volkswagen Caminhões e Ônibus na montagem de seus produtos: Maxion (chassi), Arvin Meritor (eixos e suspensão), Remon (rodas e pneus), Powertrain (motores), AKC (montagem de cabines), Carese (pintura) e Continental (acabamento de cabines). O consórcio foi um dos fatores que levaram a montadora à liderança brasileira em vendas de caminhões por cinco anos consecutivos. “Também mantemos nossos planos de internacionalização, com linhas de montagem em Puebla, no México, desde outubro de 2004, e em Port Elizabeth, na África do Sul, desde outubro de 2005. Mesmo enfrentando o desafio do real valorizado frente ao dólar, estamos presentes em mais de 30 países da América Latina, da África e do Oriente Médio”, diz o executivo.