6 de maio de 2008

Obras do Sest/Senat estão sendo executadas em Chapecó

Empreendimento irá beneficiar todo o oeste catarinense

Em breve, todo o público ligado ao setor de transporte; motoristas e transportadores, bem como as famílias dos mesmos terão um grande empreendimento ao seu favor. Está em fase de construção as obras do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Transportes (Sest/Senat). Localizada na Avenida Leopoldo Sander, próximo a Sadia, em Chapecó, o empreendimento, considerado o maior do país de todas as unidades que a entidade dispõe, vai beneficiar todo o oeste de Santa Catarina.
O local conta com um terreno de 64 mil metros quadrados e 8 mil metros quadrados de área construída. A obra contará com quadra polivalente e campo de futebol, núcleo aquático, restaurante, parque infantil e área para ginástica. Complementam auditório para 200 pessoas, palco para eventos educativos e sociais, salão de festas, salas diversas e consultórios médicos e odontológicos com equipes qualificadas, equipamentos de última geração e prontuários eletrônicos. Além de ofertar ainda atividades físico-desportivas, sócio-recreativas e artístico-culturais.
Na área profissional, serão ministrados cursos de capacitação de condutores de veículos rodoviários transportadores de produtos perigosos, capacitação de condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros e de escolares. Além disso, vai formar ou aperfeiçoar condutores de veículos de emergência e outros, cuja especialização é exigida pelo Detran. Também serão realizados cursos de formação de mão-de-obra para motoristas do transporte, carregadores, borracheiros, mecânicos, telefonistas e pessoal das áreas administrativa e gerencial.
O custo para a execução da obra é de 18 milhões, recursos provenientes do próprio Sest/Senat com apoio da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc) e do Sindicato das Empresas de Cargas de Chapecó (Sitran).
As obras começaram no início do ano e a previsão de término é para o final deste ano. “As obras estão a todo o valor, certamente serão concluídas até o mês de dezembro”, informa o presidente do Sitran, Valmor Zanela, lembrando que o empreendimento será muito importante para as pessoas ligadas ao transporte. “A unidade do Sest/Senat, de Chapecó, vai beneficiar todas as pessoas envolvidas com o transporte do oeste catarinense”, aponta.
Para Iremar dos Santos diretor executivo Sitran, a obra, além de beneficiar o público alvo, também será voltada a comunidade, que terá cursos profissionalizantes. Outra vantagem apontada pelo diretor executivo, é quantidade de empregos, que a unidade irá oferecer. “De início, serão gerados 50 empregos diretos”, afirma Iremar e finaliza apontando que o Sitran pretende mudar a sua sede para o local. “Acredito que seja importante o sindicato fixar sua sede junto à unidade do Sest/Senat, para ficar mais próximo dos associados”.

Valmor Zanela, presidente do Sitran e Iremar dos Santos, diretor executivo do Sitran no canteiro de obras