28 de fevereiro de 2008

Obra testa a paciência dos motoristas que trafegam pela BR-101

O motorista que transitar pela BR 101 terá que ter muita paciência e atenção redobrada. Desde o dia 14 de fevereiro foi interrompido o tráfego de veículos na faixa direita da pista sentido Sul-Norte para a execução de serviços emergenciais a fim de recuperar a passarela de pedestres, substituir as juntas de dilatação e executar barreiras New-Jersey (tipo a que separa as pistas da BR-101 Norte) entre a passarela e a pista da rodovia e à esquerda da ponte, dando maior segurança tanto para o pedestre quanto aos motoristas, dentro do limite de velocidade diretriz permitido para o trecho. A sinalização da obra obedece todos os critérios de segurança, observando também orientações da Polícia Rodoviária Federal que mantém contato permanente com o DNIT/SC.
A obra é uma antiga reivindicação. Esta obra é uma conquista pleiteada por toda uma comunidade, empreendimento que conta com recursos assegurados pelo Governo Federal na ordem de R$ 1.309.000,00 a ser executado no prazo contratual de 180 dias.
O local já foi palco de inúmeros acidentes e muitos sonhos foram interrompidos devido a acidentes com vítimas fatais. Políticos da região deixaram siglas partidárias de lado e abraçaram a causa, exigindo que melhorias fossem aplicadas na ponte que liga os municípios de Itajaí e Navegantes.
O benefício tem causado transtornos. No dia 18 de fevereiro o congestionamento chegou a 11 quilômetros. O trânsito lento fluiu só em meia pista, conforme previsto para os próximos três meses. A faixa da direita só será liberada em feriados nacionais conforme informou a assessoria do DNIT/SC.
Para fugir do congestionamento na rodovia, muitos motoristas estão optando em seguir viagem pelo ferry-boat, no centro de Itajaí, ou pela balsa que fica localizada no bairro Barra do Rio. Porém a alternativa também sido uma “dor de cabeça” para os condutores de veículos; filas intermináveis nos horários de pico. “Estou tentando chegar ao Balneário Piçarras. Tentei ir pela 101, mas tive que retornar. Na balsa a fila também está grande. O jeito e ter paciência e aguardar a vez no ferry-boat”, declara o aposentado Percy Torres.

Histórico da obra

A ponte antiga sobre o Rio Itajaí-Açu, que atende ao tráfego Sul-Norte da rodovia, possui extensão de 472 metros e sua construção data de 1958. Sua plataforma, implantada inicialmente com 8 metros de largura, comportava exclusivamente as duas faixas de tráfego da rodovia. Com o desenvolvimento urbano dos municípios de Navegantes e Itajaí e de suas respectivas áreas industriais, estabeleceu-se a necessidade de deslocamento de pessoas de um ao outro município, tornado dessa forma necessária a implantação de dispositivo que possibilitasse também a travessia de pedestres e ciclistas por aquela estrutura. Assim, o DNER implantou no ano de 1993, uma passarela para pedestres na lateral Leste da ponte, com a qual a plataforma passou a apresentar largura de 9,15 metros.
A passarela da ponte sobre o Rio Itajaí é constituída de placas pré-moldadas de concreto apoiadas em perfis metálicos. Em virtude de acidentes ocorridos na referida ponte, associados a outros fatores, a passarela teve diversas placas de concreto que formam a sua plataforma danificadas e diversos módulos de guarda-corpo arrancados.
culminado assim em sua interdição ao tráfego de pedestres e ciclistas por parte do DNIT/SC. Em seguida, iniciou a elaboração do projeto de recuperação da mesma e a viabilização da execução da obra.