10 de dezembro de 2007

Constellation 370 é apresentado em São José

A RF caminhões, concessionária dos caminhões Volkswagen de São José, na Grande Florianópolis, reuniu cerca de 500 pessoas entre clientes e representantes de empresas, que utilizam veículos extrapesados, para o lançamento da mais nova estrela das estradas da Volkswagen, o Constellation 370, o primeiro extrapesado da montadora.
A apresentação aconteceu no início de outubro nas dependências da revenda. O público pode ver de perto o novo equipamento, que, de acordo com a fabricante, tem como grande atrativo o motor VW NGD 370, na versão cavalo mecânico, 4X2, 6X2 e chassi rígido 6X4.
Na festa de lançamento, o Gerente de Vendas da RF Caminhões, Denis Ricardo da Silva falou pela empresa, agradeceu a presença de todos e convidou os presentes a assistir um vídeo sobre o novo 370. Depois foi servido um jantar aos participantes.
Em 2007, a Volkswagen, que é líder nacional em vendas domésticas de caminhões acima de cinco toneladas de peso bruto total, deve fechar o ano com a produção de 220 caminhões/dia, muito acima dos 140 caminhões/dia de 2006, diz o subgerente comercial, Luís Gonzaga Villagrán da Rosa. Em parte, esse crescimento se deve ao momento da economia do país, e em parte, pelo produto em si.
E é na qualidade do produto, seu custo-benefício e na inovação tecnológica que a fabricante e a RF Caminhões apostam na conquista de uma fatia do mercado, até agora exclusivo de outras três montadoras. Denis quer entre 10% e 15% das vendas dos extrapesados na Grande Florianópolis. A categoria representa 25% das vendas de caminhões na região. Ele faz essa previsão, baseado no bom desempenho do Constellation, lançado em 2006 e que hoje representa 70% das vendas da RF contra 30% da Worker.
O produto contribuiu para alavancar as vendas, que tiveram crescimento de 10% em 2006 afirma Denis. Ele acredita que manterá esse mesmo percentual para 2007. Já a montadora, destaca Villagrán da Rosa, quer manter a liderança, que hoje é de 32%, das vendas de veículos acima de cinco toneladas de peso bruto total. O presidente da RF Caminhões, Carlos Silva, disse que o 370 deve ter o mesmo sucesso que a linha Constellation já alcançou. Um atrativo, segundo ele, é o preço, o menor da categoria e ainda pode haver negociação, avisa Silva.

A tradição Volkswagen vencerá o desafio de vender o novo produto

Um desafio para a RF Caminhões, com o Constellation 370, será a conquista de novos clientes, já que este é o primeiro extrapesado da revenda. Mas não pensem que a empresa vai apenas contar com a propaganda do produto. A empresa comprou um Constellation 25 370 para test drive. E não é que o primeiro cliente a testar o veículo decidiu comprar duas unidades! Silva não revela o nome do comprador, porque o novo cliente já havia fechado negócio com outra marca e desistiu. O caminhão vai ficar uma semana para cada futuro cliente testar. E, já tem fila de espera.
Além de poder conhecer o veículo, analisar o seu desempenho o consumidor pode comparar com os modelos das concorrentes. E outro fator importante, ressalta Denis Ricardo Silva, é a tradição Volkswagen. E mais, explica Denis, o Constellation é um veículo robusto, que tem o menor custo de manutenção e por isso, maior produtividade, melhor custo benefício, mais conforto e o melhor preço. Villagrán Rosa destaca também que para o modelo 57 toneladas, o 370 comparado com modelo igual da concorrência, é que apresenta a maior potência. E, isso tudo é resultado do constante aprimoramento tecnológico, observa Silva. O Constellation 370 vem com outras novidades como Volksnet, sistema que permite gerenciamento e rastreamento do veículo e desempenho do motorista via satélite e celular. O Serviço é gratuito por três meses. O comprador do Constellation tem ainda um bônus nas revisões de um ano ou 100 mil quilômetros. Além da assistência pós-venda e da assistência técnica 24 horas em 142 concessionárias no país.

DEPOIMENTOS

O diretor financeiro da Sinasc Sinalização e Conservação de Rodovias de Palhoça, Jair Peres da Silva, estava no lançamento e conheceu o Constellation 370. Disse que não tem dúvida da qualidade do produto, pois desde 1996 é cliente e tem em sua empresa, que é a maior da América Latina, veículos Volkswagen. Ele acabou de comprar seis unidades novas da linha de menor porte, pois são mais adequadas à sua atividade. O Constellation é muito potente e por isso, não é o mais adequado ao seu negócio. Mas ele atesta que o veículo Volkswagen é o que tem maior durabilidade e qualidade. Por isso, fica menos dias parado para a manutenção e com isso ganha em produtividade e lucratividade.
Para o seu empreendimento, os veículos são Volkswagen de menor porte, mas pela qualidade do produto, o proprietário da PRS Entulhos, de Palhoça, Pedro Rogério Sens, acredita que será um sucesso. Ele conheceu o novo veículo acompanhado da esposa, Telma Luzia Sens.
No futuro pensa em comprar um Constellation 370, diz o empresário, Roberto Henrique de Souza Silva, proprietário da Technical Argamassa Ltda, de São José. Ele adquiriu há pouco tempo quatro unidades do Constellation 24.250. Ele destaca como qualidade o custo-benefício, potência e capacidade de tração melhor em relação a outras marcas.

O diretor de compras de Veículos e Madeiras da Casas Orium, Odilon José de Souza, elogiou o excelente acabamento e as inovações do Constellation 370. Ele usa veículos extrapesados e que na empresa tem 20 veículos, dos quais 80% deles Volkswagen. O diretor já se inscreveu para fazer o test drive na sua empresa e conhecer melhor o veículo. Dependendo do resultado, o modelo poderá ser a próxima aquisição dele, que destaca o atendimento diferenciado da RF Caminhões que está sempre aberta a negociações e no atendimento na oficina, o que facilita na hora de decidir onde comprar. Nesses quesitos, ele não tem concorrência. A Orium faz transporte de carga para o Mato Grosso, Rondônia e Pará. Na volta, traz madeira para a venda no atacado e varejo.
O empresário Valdir Gregório Adriano, da Transporte Adriano, de Tijucas, é um potencial comprador do Constellation 370. Ele tem uma frota com 19 carretas bitrens. Após analisar o caminhão disse que o considera um veículo reforçado, e aguarda por uma proposta para negociar.
Um teste com o Constellation 370 vai dizer ao empresário Wilson Sgrott se o veículo pode fazer parte da frota de sua empresa, a TCA Transportes de Tijucas. Ele faz transporte a granel para os três estados do Sul e por isso, já se inscreveu para uma semana de test drive para conhecer o rendimento do veículo e o custo/benefício em relação aos concorrentes.
Depois de conhecer o novo modelo da Volkswagen, o diretor de Operações da T2 Logística, Evandro Moritz Luz, destacou como é importante o avanço tecnológico em relação aos modelos concorrentes, o que garante à montadora um passo à frente.
Fonte: Jornal Estrada