26 de novembro de 2008

Volvo traz ao mercado o primeiro ônibus híbrido

A Volvo traz para o mercado pela primeira vez, um ônibus híbrido comercialmente viável - o Volvo 7700 Híbrido. Com um consumo de combustível até 30% mais baixo e componentes híbridos .

Com isso, os frotistas de ônibus podem recuperar seu investimento no custo adicional em apenas cinco a sete anos, segundo levantamento da Volvo. Reduzir o consumo de combustível está cada vez mais presente no dia a dia das industrias de transportes, e muitos são os motivos que levam os proprietários a se preocupar ainda mais com essa situação.
Alguns desses fatores mais importantes são a necessidade de reduzir as emissões de CO2 e o altíssimo custo do petróleo, com previsíveis reajustes de preço para o futuro. E para isso, o Volvo 7700 Híbrido dá uma importante contribuição para a melhoria ambiental. O consumo menor de combustível reduz a emissão do gás de efeito estufa em até 30%. A descarga de particulados e óxidos nitrosos cai em até 50%, na comparação com a versão diesel.
Pensando nisso, a Volvo optou por desenvolver tecnologia híbrida paralela com uma tecnologia que poderá ser usada em ônibus, caminhões e equipamento de construção dentro do Grupo. No longo prazo, isto fornecerá volumes maiores, o que reduzirá o custo. O conceito híbrido Volvo é o I-SAM.
Os benefícios do Volvo

Este sistema é composto de um motor de partida, um motor elétrico, um gerador e uma unidade de controle eletrônico todos combinados. O I-SAM trabalha em conjunto com um motor diesel e a caixa de marcha Volvo, a I-shift, reconhecida mundialmente por sua tecnologia que permite reduzir o consumo de combustível. Além disso, é usada uma bateria de íons de lítio, que é carregada na frenagem pelo motor/gerador. A bateria fornece energia para o motor elétrico gerar força de tração.
Por ser um híbrido-paralelo, o ônibus pode ser movido pelo motor elétrico ou pelo motor diesel ou, ainda, por ambos simultaneamente. Por esta razão, o ônibus pode ser equipado com um motor diesel menor, de 5 litros, ao invés do motor de 9 litros usado na versão diesel do Volvo 7700. O desempenho do ônibus é aumentado, mas o consumo de combustível é reduzido.
“Outro grande benefício da tecnologia híbrida Volvo é o desligamento do motor diesel em pontos de ônibus ou semáforos”, afirma o presidente da Volvo Bus Corporation, Håkan Karlsson. “O ônibus arranca com o motor elétrico e quando o ônibus atinge entre 15 e 20 quilômetros por hora, o motor diesel entra automaticamente”, completa o executivo. A solução também traz um grande benefício para o meio ambiente urbano, pois passageiros, pedestres e outros usuários das ruas são poupados do ruído do motor e dos gases de escapamento.
Além disso, é motivo significativo para a economia de combustível atingir níveis tão altos - como até 30% - no ônibus híbrido da Volvo é que todos os componentes híbridos foram desenvolvidos pela Volvo. “Uma abordagem anterior comum era que os fabricantes de ônibus adquirissem os componentes híbridos de fornecedores externos e procuravam adaptá-los aos seus ônibus, mas isto é difícil,” relata Håkan Karlsson.
“Como desenvolvemos os componentes internamente, pudemos otimizar ao máximo o consumo de combustível do ônibus. Ao mesmo tempo, podemos garantir um alto nível de confiabilidade.”
Com muitas das soluções híbridas atuais, o ônibus fica significativamente mais pesado e, por conseqüência, com menor capacidade de passageiros. É o contrário do Volvo 7700 Híbrido. O peso do ônibus aumenta apenas 100 quilos em relação à versão diesel. Como resultado da melhor distribuição de peso, pode carregar até 7 passageiros a mais que sua versão diesel. Os primeiros ônibus serão entregues aos clientes em 2009, e a produção em série começa em 2010.