A Michelin e o Serviço Social do Transporte, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - Sest/Senat firmaram uma parceria para levar formação a profissionais do setor. É o Programa Rode Melhor – máximo aproveitamento dos pneus, que foi criado com o objetivo de qualificar o público da categoria do transporte rodoviário. A capacitação é constituída por aulas teóricas aliadas a conhecimentos práticos. Na programação, estão presentes especializações em cinco cidades brasileiras: Criciúma, SC; São Gonçalo, RJ; Goiânia, GO; Contagem, MG; e Vila Jaraguá – São Paulo, SP.O curso Manutenção de Pneus na Frota foi oferecido em Criciúma, de 14 a 16 de outubro, na unidade local do Sest/Senat. Borracheiros e vendedores de revendas da Michelin receberam treinamento de oito horas diárias, com dois instrutores do Sest/Senat – Nelson Silvestre e Giovani da Silva. “A empresa habilitou profissionais como estes para ministrar cursos baseados em nosso padrão de trabalho. Além de oferecer todo o suporte ferramental técnico para viabilizar o projeto”, esclarece a diretora de Marketing para Pneus de Carga da Michelin América do Sul, Maria Luiza Carvalho. Participaram do encontro alunos de Criciúma, Joinville, São José, Tubarão, Braço do Norte, Tubarão e Videira.
Nelson Silvestre especifica que ele e seu colega foram capacitados no Rio de Janeiro. “O aperfeiçoamento ocorreu na fábrica sede da Michelin, em 26 de agosto, e teve duração de uma semana. Durante as aulas aqui em Criciúma, somos supervisionados pelo Gerente de Formação da empresa, Júlio Matos. Ele acompanhará cada primeiro curso das cidades, e depois seguiremos sozinhos, pois já estaremos com a metodologia ajustada”, indica. A parte prática do curso ocorreu na oficina da unidade, com os seguintes conhecimentos: montagem; desmontagem; ressulcagem; reparação; e análise de danos dos pneus, com ou sem câmara – tendência mundial, em que o pneu fica mais leve devido à ausência de componentes.
O coordenador do Senat de Criciúma, Ilson Piovesan, salienta que esta capacitação é gratuita e que primeiramente foi repassada a um público-alvo determinado. Mas que depois será aberta à sociedade. “Nesta etapa atendemos mais a necessidade da empresa, pois recebemos solicitações, e mais tarde haverá um aumento na demanda”, considera. Piovesan destaca que esta é uma proposta que surgiu por meio do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Sul de Santa Catarina - Setransc. “A sementinha foi plantada em Criciúma, a iniciativa é totalmente nossa. Tivemos dois anos para a amadurecer e daqui espalhou-se aos demais quatro estados”, assegura.
Opinião dos alunos
O módulo do curso foi desenvolvido dentro das técnicas da Michelin, para uma turma de 12 alunos. Profissionais de diversas regiões de Santa Catarina vieram a Criciúma para se aprimorar. “A loja em que trabalho deu a oportunidade para este aperfeiçoamento, e estou gostando bastante. Entrei há pouco tempo neste emprego, há cinco meses, sendo que é a primeira vez que trabalho com pneus. Então toda aprendizagem é bem aproveitada”, relata o vendedor de recape Michelin, da DVA Veículos, de São José, Eduardo Reynolds. Ele declara gostar mais da aula prática, que ocorre no laboratório de pneu da oficina. “Como lido diretamente com o cliente, preciso ter conhecimento do produto a que me refiro”, define.
A possibilidade de melhora no desempenho profissional também atraiu o gerente de manutenção da Expresso Coletivo Forquilhinha, Humberto de Campos Mapelli. “Fui convidado pela DVA, distribuidora Michelin na região, de Tubarão. Venho da área de manutenção industrial, sendo que entrei recentemente neste novo setor. Tudo é novidade para mim, que comecei há cinco meses a trabalhar com ônibus. Estas informações proporcionarão uma redução de custos dos pneus, que terão uma duração maior”, garante.
O que é ressulcagem
Segundo o instrutor do curso de Criciúma, Nelson Silvestre, os pneus da Michelin, empresa líder mundial no segmento, são fabricados com uma camada a mais de borracha. “Após o desgaste normal do uso, os pneus ficam carecas, como são comumente chamados. Com esta carcaça adicional, de 1,6 milímetros de espessura, pode-se fazer um reaproveitamento dos mesmos. O desenho da superfície é refeito, aumentando a profundidade dos sulcos. Este processo é denominado ressulcagem, que proporciona uma maior aderência da roda à estrada e, conseqüentemente, mais segurança. Isso pode ser notado em solos molhados, já que existe um melhor escoamento da água. Mas a principal característica é a maior economia revertida ao usuário”, explica.
Os pneus ressulcados possuem um máximo aproveitamento de sua vida útil, a quilometragem tende a aumentar entre 15% a 25%. “O pneu que possui a capacidade para ressulcagem apresenta a palavra RESSULCÁVEL ou REGROOVABLE gravada no flanco. E deve apresentar um baixo nível de agressão na banda de rodagem. Ou seja, não pode haver algum tipo de arrancamento de borracha ou perfurações profundas com o aço aparente”, especifica.
Curso de Noções Básicas de Pneu
O coordenador do Senat de Criciúma, Ilson Piovesan, adianta que a parceria entre a instituição e a Michelin também oferecerá o curso Noções Básicas de Pneu. O evento será voltado a empresários do ramo dos transportes, motoristas e autônomos. “Essa capacitação ocorrerá em um dia, com oito horas de duração. A data exata ainda não foi marcada, mas está agendada para novembro. Faremos a divulgação para que os interessados tenham acesso”, orienta. A diferença para o primeiro curso é que esse não possuirá aulas práticas. Os alunos aprenderão sobre os conhecimentos básicos do pneu e os principais fatores que influenciam na queda de seu rendimento. Piovesan determina que as cidades escolhidas para as capacitações são locais com potencial, e também estratégicos para os profissionais do transporte rodoviário.
PROGRAMAÇÃO
07/10 a 09/10 – São Gonçalo - RJ
14/10 a 16/10 – Criciúma -SC
21/10 a 23/10 – Goiânia - GO
04/11 a 06/11 – Contagem - MG
11/11 a 13/11 – Vila Jaraguá - São Paulo - SP
18/11 a 20/11 – Vila Jaraguá - São Paulo - SP
25/11 a 27/11 – Criciúma - SC
16/12 a 18/12 – Criciúma - SC