Pensando em se firmar ainda mais no mercado, a Iveco lançou o Novo Trakker. Caminhão extra-pesado que chega para consolidar a marca no país.A cerimônia de lançamento não poderia ser diferente, muitas luzes, holofotes e um belo show com Almir Sater e Sérgio Reis foram preparados para os engenheiros, diretores, concessionários, convidados e um grande número de jornalistas, na apresentação do novo Trakker que aconteceu em Campinas, São Paulo.
Para consolidar cada vez mais a marca no mercado brasileiro, o Trakker nasceu de um DNA de trabalho pesado, feito especialmente para enfrentar desafios impostos pelos quatro elementos da natureza. Um caminhão nascido para brilhar nas estradas de todo país, seja na terra, na chuva, no vento ou sol, emprestando robustez, agilidade e economia nas operações da mineração, construção e também da madeira.
“O novo Iveco Trakker tem DNA de um genuíno off-road, sendo um dos mais bem-sucedidos caminhões de seu tipo no mercado mundial”, destaca o presidente da Iveco Latin América, Marco Mazzu.
Com o novo caminhão, a Iveco ingressa definitivamente num importante segmento do mercado de caminhões do Brasil, o off-road, que representa cerca de 8% das vendas dos caminhões extra-pesados. “Neste seleto ambiente, onde resistência e produtividade são fundamentais, o novo Iveco Trakker será a melhor opção, especialmente para os serviços de transporte requeridos em setores como os de cana-de-açúcar, mineração, construção e indústria da madeira e celulose”, afirma Mazzu.
Desde seu lançamento, em outubro de 2004, o Iveco Trakker já soma 50.000 unidades vendidas em mais de 100 países. Somente em 2007, foram 16.800 unidades. De janeiro a setembro de 2008, o Iveco Trakker vendeu 13.800 unidades no mundo.
Inicialmente oferecido na configuração 6x4, nas versões plataforma e cavalo-mecânico, o novo modelo chega ao mercado perfeitamente adaptado às condições de uso no Brasil e na América Latina. Este trabalho foi desenvolvido em 10 meses e 9.000 horas de engenharia no Centro de Desenvolvimento de Produtos da Iveco em Sete Lagoas, Minas Gerais, a partir de extensivos testes de campo com clientes brasileiros e argentinos, que determinaram adequações do produto às condições de uso locais.
O novo Iveco Trakker começa a ser produzido a partir de janeiro de 2009 na nova fábrica de caminhões pesados que está sendo erguida no Centro Industrial Integrado da Iveco em Sete Lagoas. Componentes como chassis, motor, caixa de câmbio e outros serão fabricados no Brasil.
Com isso, o modelo poderá ser adquirido na modalidade FINAME, um fundamental fator de competitividade para os veículos vendidos neste segmento, ao qual o modelo anterior não tinha acesso, por ser importado da Argentina.
“Esse caminhão é uma realização da Iveco no mundo inteiro, é um produto especificamente para o trabalho pesado na estrada. Diferentemente da grande maioria dos veículos que fazem sua tarefa, esse caminhão foi projetado sem adaptações, ele tem componentes que nasceram robustos pensando na missão que ele teria que fazer. Isso começa desde a parte de suspensão, eixos especiais, capacidade de carga, molas e freios e chegando até a cabina com um conjunto todo harmônico pensando exatamente naquela função”, afirma o diretor do Centro de Desenvolvimento da Iveco, Renato Mastrobuono.
Para o diretor, o Trakker foi projetado para as operações mais abusivas nos terrenos brasileiros. “Pensamos em operações difíceis, pelas próprias condições dos terrenos e topografia e também a cultura do usuário brasileiro, ele é um veículo que vem oferecer essa capacidade extra de agüentar trabalho pesado, maus tratos e muitas dificuldades. Então achamos que conseguimos reunir num produto só essa robustez que é do próprio DNA do veículo, não é uma adaptação que sempre acaba comprometendo o objetivo final, ele deve ser mais durável, econômico e com menos manutenção que um caminhão adaptável e isso é o que interessa no trabalho geral, o trabalho pesado”, comenta.
Mastrobuono destaca também, que o novo caminhão é tudo que o cliente precisava, também será um veículo competitivo pelo fato de ter adicionais. “É um produto que está se atualizando ao longo do tempo. Desde o seu lançamento ele já vendeu muito, e é um sucesso na Europa e mostra que ele encontrou uma identidade nessa linha, então acho que ele veio para fazer a diferença e mostrar trabalho e mostrar a vocação dele nessa linha”, afirma o diretor.
Na estratégia de marketing a Iveco, com mais esse produto a disposição do cliente, busca inovar e com isso continuar crescendo no mercado. De acordo com o diretor de marketing, Fernando Ribeiro, o lançamento do novo Trakker vem para garantir a Iveco em mais uma fatia no segmento de caminhões e agora dentro do segmento “off-road”.
“Não tínhamos um produto dentro desse segmento, tínhamos ele numa condição de testes e validação do mercado, e agora lançamos o novo Iveco Trakker, um produto realmente nascido para a aplicação, na cana-de-açúcar, mineração, florestal e construção pesada. Com isso a gente espera conquistar mais uma fatia de mercado importante para a marca e agregar ao crescimento que a gente tem conseguido nesse ano, onde já crescemos 130%. O Trakker vem para somar essa gama de produtos, que está para ser completada, ainda não foi totalmente completada e tem muitas surpresas para esse ano”, afirma Ribeiro.
Caminhão aprovado pelos concessionários Catarinenses
No que depender da empolgação e alegria dos concessionários da Iveco em Santa Catarina, o novo Trakker será mais um sucesso de vendas. Mesmo preocupados e cautelosos com o momento que o país está passando por conta da crise internacional, os concessionários afirmam que o veículo chegou em boa hora e que mais uma vez a Iveco fez o dever de casa e até surpreendeu em apresentar um caminhão com tantos diferenciais e tanta capacidade.
“É mais uma surpresa para nós concessionários, era esperado, mas mesmo assim foi uma surpresa, pois acredito que esse produto vem ao encontro com o que a gente estava necessitando realmente, pois é um produto de um acabamento fantástico e vai surpreender com certeza”, destaca Azanor Possoli, diretor da Possoli Veículos de Criciúma.
Para Possoli, isso mostra que a Iveco está preocupada em atingir todos os tipos de clientes, e consequentemente agregar mais valores a marca no mercado. “Estou há 10 anos com a Iveco, e esse seu crescimento é algo fantástico e cada vez mais surpreende a todos. Com certeza esse produto só veio agregar ainda mais a gama já existente”, destacando que em Santa Catarina também terá mercado para o Trakker. “É um mercado específico, mas temos o setor de mineração no Sul do estado e com certeza vamos vender alguns caminhões”, destaca o concessionário.
Pensando no futuro, Possoli acredita que será possível reverter o quadro atual e em 2009 poder novamente aumentar o número de veículos da Iveco no mercado. “A crise é algo que a gente não esperava, infelizmente o mercado parou num momento muito bom, principalmente na nossa região. Mas isso é momentâneo e acredito que já, já conseguiremos retomar os rumos do mercado e assim se preparar para mais um grande ano de vendas em 2009”, afirma.
Para o diretor da Dalçóquio Caminhões de Itajaí, José Salvelino Dalçóquio, o lançamento do Trakker, foi mais uma vitória de toda a equipe e os méritos é claro são de todos. “O presidente e toda a sua equipe estão de parabéns, por ter essa excelente idéia. Acredito que o Trakker será um sucesso e tenho certeza que os clientes vão gostar, pois será um veículo econômico. Nós já temos o Stralis, que esta fazendo muito sucesso e suas vendas crescem a cada dia, com certeza esse é mais um filho que chegou para dar certo”, comenta Dalçóquio.
Para o diretor, a Iveco merece nota 10, pois está crescendo com qualidade e investindo nas concessionárias no Brasil. “A marca cresce e nós crescemos também. Hoje estou com três concessionárias e em breve vamos abrir mais duas, estamos com um mercado muito bom e acredito que agora vamos crescer mais ainda”, afirma.
Dalçóquio destaca ainda, que apesar do momento em que a economia está passando as expectativas para o próximo ano são as melhores. “Ano que vem será um bom ano, confio no Brasil e confio na nossa marca. De vez em quando acontece essa crise no mercado, mas como empresários temos que acreditar e confiar que isso vai passar. Acredito que isso é passageiro e que não possa atingir o mercado de caminhões”, finalizou.
Para o diretor da Carboni Veículos de Videira, Osmar Carboni, a estratégia da Iveco de atuar em todos os mercados está dando certo e sua concessionária já está preparada para poder vender o novo Trakker. “É um caminhão que tem uma aplicação em vários segmentos, é bem reforçado. Com certeza chegou em boa hora, eu acredito que na região de Passo Fundo, Videira e Chapecó onde atuamos, temos algumas aplicações para ele, e venderemos algumas unidades”, comenta.
Para Carboni, a Iveco acertou mais uma vez, e mostra que a marca está sempre preocupada em inovar e ser cada vez mais competitiva no mercado. “Depois que a Iveco começou a reformulação de suas linhas, com a nova Daily, Stralis e outros modelos, nós ficamos mais competitivos e principalmente com um produto mais atualizado. Eu acho que esse é um grande diferencial que nós temos, na Linha Daily nós temos um veículo que reúne alta tecnologia, com conforto e durabilidade, um veiculo adequado. A Linha Stralis também foi um veículo que chegou e teve uma grande aceitação no mercado. Eu acredito que nós só vamos ter uma participação cada vez maior no mercado, com essas estratégias, e com produtos melhores e mais adequados ao cliente”, afirma o concessionário.
Carboni destaca também, que o momento da crise brasileira está sendo um pouco complicada, mas espera que logo a situação seja normalizada. “Eu acho que qualquer previsão é meia complicada, mas eu acredito que com as providências que estão sendo tomadas, nas próximas semanas tudo deve se restabelecer a normalidade”, finalizou.
Conheça o novo Iveco Trakker
Para os clientes interessados no lançamento da Iveco, você agora poderá tirar todas as suas dúvidas e conhecer o novo Trakker que chegou para incrementar ainda mais o mercado de caminhões brasileiros.
Diferente de outros caminhões do setor, que são derivados de versões rodoviárias, o novo Iveco Trakker é resultado de um projeto específico criado para atender às duras exigências das operações off-road. “Ele não é uma adaptação de veículo estradeiro, ele é um verdadeiro fora-de-estrada, imbatível neste meio, e também atende as características de aplicação rodoviária. Seu chassi é super-robusto, com longarinas de aço especial com 10 mm de espessura e perfil mais alto e, portanto, muito mais rígido que os utilizados em versões estradeiras”, explica Mastrobuono,
Ainda os eixos traseiros levam a marca Iveco e são de ferro fundido, com redução nos cubos. Cada um deles tem capacidade para 16 toneladas de PBT. O eixo dianteiro tem capacidade técnica para 9 toneladas, resultando em grande resistência, maior estabilidade do conjunto e segurança na operação. Trata-se, de fato, de um projeto especial para suportar as demandas do trabalho pesado, uma realidade sobre a qual a engenharia da Iveco acumula imenso know-how.
Além disso, o modelo traz também pára-choque dianteiro em aço tri-partido, ideal para as difíceis condições fora-de-estrada, mais resistente, resultando em menor custo operacional.
A suspensão da cabine é de 4 pontos, com molas helicoidais que trazem maior conforto para o motorista e durabilidade máxima do conjunto, quando comparada a uma suspensão a ar.
São características como estas que fazem do novo Iveco Trakker um veículo de excepcional robustez e com elevada disponibilidade de utilização, isto é, menor tempo entre paradas técnicas de manutenção, maior tempo útil de uso do produto. O resultado é a maior produtividade.
Ao mesmo tempo, o novo Iveco Trakker possui características de dirigibilidade, estabilidade e conforto que permitem ao modelo um comportamento exemplar nas estradas asfaltadas, colocando-o como uma opção superior para operações mistas on e off-road. Isso é garantido pela suspensão em tanden, com molas semi-elípticas na dianteira e traseira, com amortecedores telescópicos, conjunto calibrado para o perfeito compromisso na estrada e em terrenos difíceis.
O DNA off-road e essa duralidade de utilização são os diferenciais do novo Iveco Trakker e serão destacados na campanha publicitária do modelo, que tem como slogan a frase: “Nascido Off & Road”. As peças serão lançadas ainda em outubro e a programação inclui revistas especializadas e outras mídias impressas e eletrônicas.
Economia e durabilidade no motor
Outra vantagem mecânica do novo modelo é seu motor, o moderno e já consagrado Iveco Cursor 13, o mais econômico de sua categoria, com 12,8 litros, seis cilindros, quatro válvulas por cilindro e gerenciamento eletrônico. Ele é oferecido em duas versões de potência, 380cv e 420 cv, com 1.800 Nm e 1.900 Nm de torque respectivamente, disponíveis em ampla faixa de utilização e já sai de fábrica homologado para rodar com o B5.
Um dos mais modernos propulsores diesel para veículos comerciais em produção hoje no mundo, o Iveco Cursor 13 é, no Brasil, certificado para a norma Euro 3 (em vigor), mas já é preparado para futuras e mais restritivas normativas. Na Europa, por exemplo, onde o diesel disponível permite a adoção de limites mais severos para a emissão de poluentes, o Cursor 13 já é vendido dentro da norma Euro 5.
No novo Iveco Trakker o motor vem acoplado à caixa de câmbio ZF 16S-2280 TO, uma combinação plenamente aprovada pelo mercado, já que é a mesma utilizada no Iveco Stralis, que proporciona alta performance na operação com fácil e confortável condução e excelentes resultados operacionais. Parte deste conjunto, e outro importante diferencial competitivo do Trakker, o eixo traseiro Iveco 453291 é disponível com três relações de redução, cada uma delas apropriada para situações específicas de utilização do caminhão.
Os freios são a ar nas seis rodas, tipo S-Cam, com circuitos independentes (dianteiro e traseiro), solução característica para este tipo de veículo. O sistema conta ainda com o eficiente freio motor ITB Iveco Turbo Brake, com acionamento optativo por meio de chave seletora no painel.
Os pneus de série são do tipo 11.00R22, mistos off-road com câmara. Opcionalmente, o novo Iveco Trakker pode vir com pneus 295/80R22.5, mistos off-road sem câmara.
Conforto e funcionalidade para o motorista
O Trakker traz como destaque a nova cabine, com linhas derivadas do Iveco Stralis, lançado no Brasil em outubro de 2007, com grande sucesso. Comparado ao modelo anterior, são muitos os sinais de renovação, como a nova grade frontal, com sulcos mais largos e profundos e que incorpora o novo e imponente logotipo tridimensional e metalizado Iveco, que reforça a imagem de robustez do modelo.
A mudança de posição do logotipo abre mais espaço para a aplicação da marca dos clientes. Novos e maiores espelhos retrovisores são um importante aspecto de segurança. Vidros verdes são de série. São novos os aerofólios laterais e o pára-sol. A cabine é oferecida na versão teto baixo, a mais apropriada para a utilização neste segmento.
A cabine conta com barra estabilizadora e suspensão com quatro pontos de apoio, o que contribui para suavizar movimentos e melhora o conforto geral do motorista e passageiro. Dentro, os bancos têm nova padronização e o banco do motorista possui suspensão pneumática de série, o que também garante mais conforto. O volante pode ser regulado na altura e no alcance. O climatizador de ar é de série e o ar condicionado é opcional.
O painel tem desenho funcional, com superfícies planas e de fácil limpeza e manutenção. Essa opção foi adotada depois de consultas junto a clientes e também com base na realidade de operação dos caminhões fora-de-estrada, cujo dia-a-dia é dominado pela poeira, a umidade e a lama. Além de mais prático, este painel também contribui para a favorável equação do custo-benefício que o novo Iveco Trakker oferece aos operadores.
As três versões 6x4
Inicialmente, o novo Iveco Trakker chega ao mercado em três configurações, todas com tração 6x4. Uma delas é o cavalo-mecânico com motor de 420 cv e capacidade máxima de tração (CMT) de 172 toneladas. As outras duas são veículos plataforma, uma com motor de 380 cv e outra com a opção do 420 cv. Para as aplicações do caminhão plataforma na cana-de-açúcar, madeira, mineração e construção, há duas opções de entre eixos de 3.500 mm ou 4.500 mm. Em ambos os casos, o PBT técnico do produto é de 41 toneladas.
Os modelos seguem a denominação tradicional Iveco:
Cavalo: TRAKKER 720T42T
Plataforma: TRAKKER 380T38
TRAKKER 380T42
A configuração 6x4 representa hoje por volta de 65% do mercado total de caminhões extra-pesados off-road. Além disso, esta versão é a mais apropriada para o trabalho em canaviais, um dos mais dinâmicos setores da economia brasileira e que hoje comanda substanciais 60% das encomendas de veículos deste segmento.
Dentro de sua filosofia de oferecer a maior e mais completa gama de produtos ao transportador brasileiro, a Iveco confirma que estão previstas novas opções do Iveco Trakker, que serão lançadas ao longo de 2009. Uma destas será a versão 8x4, utilizada pelo segmento de mineração e construção pesada, um modelo de enorme sucesso hoje nos diversos mercados europeus.
O diferencial do novo Trakker
Além de todas as vantagens citadas, os clientes do Trakker terão um diferencial num exclusivo tele-serviço, que ajudará e muito quando pintar algum problema na estrada. Os caminhões utilizados em atividades off-road exigem um serviço de pós-venda especial, muitas vezes realizado no local de utilização do veículo. “Para este cliente o ideal é o serviço rápido, que garanta um alto índice de utilização do produto. Por isso criamos o Tele-Serviço, que acelera as operações de manutenção”, destaca o diretor de Customer Service da Iveco, Maurício Gouveia,
Acionada a concessionária, um técnico de serviço vai ao local de atendimento, conecta um lap-top à centralina do caminhão e transmite (via web) as informações disponíveis à Central de Atendimento Iveco, em Sete Lagoas. “O diagnóstico é feito à distância, indicando os reparos que podem ser feitos imediatamente no local, especialmente aqueles ligados ao gerenciamento do motor, parte elétrica e mecatrônica”, exemplifica Gouveia.
O cliente do Trakker ainda pode contar com outros serviços especiais, como um Gerente Regional de Serviços da montadora dedicado ao atendimento de grandes frotas ou uma equipe residente de mecânicos para grandes frotas concentradas em um mesmo local de operação.
O serviço de pós-venda da Iveco inclui, ainda, o Assistance Non Stop (serviço 24 horas, 365 dias por ano), o Win Delivery (entrega da peças 24 horas), Entrega Técnica Personalizada e Top Driver (treinamento de condução econômica), entre outros. “Todos os serviços prestados são avaliados mensalmente pela montadora, o que permite a contínua melhoria de nosso atendimento”, diz Gouveia.
Disponível no mercado
O novo Iveco Trakker começa a ser produzido na nova fábrica de caminhões pesados, que será inaugurada em janeiro de 2009 no Complexo Industrial Integrado da Iveco em Sete Lagoas, e atenderá aos requisitos do BNDES para ser adquirido na modalidade FINAME. O caminhão também será produzido na fábrica da Iveco em Córdoba, na Argentina, para atender ao mercado argentino e de outros países da América do Sul.