A Associação Brasileira dos Concessionários da Scania - Assobrasc comemorou no dia 14 de outubro, 30 anos de existência – completados em agosto – com um jantar de confraternização para representantes e associados.Em 30 anos de trabalho, a entidade acumula conquistas como a criação do Consórcio Scania Brasil e outros aperfeiçoamentos em serviços, infra-estrutura e capacitação dos profissionais. Hoje, a associação conta com 17 grupos empresariais e 100 Casas Scania em todo o Brasil.
Fundada por Emilio Fiorentino Battistella, a Assobrasc reunia 25 concessionários associados, sendo que poucos tinham filiais. “A rede começou a sentir a necessidade de se organizar para alcançar objetivos comuns”, diz o presidente da Assobrasc, Eriodes Battistella.
Apartir daí, a associação passou a trabalhar em parceria com a Scania, tendo como meta principal a padronização da rede, para que os clientes tivessem acesso ao mesmo atendimento em todo o país. “Por meio do cooperativismo, conseguimos que todas as unidades fossem treinadas para isso”, destaca Battistella.
Em 1983, ano em que a crise econômica afetou o Brasil por conta da desvalorização do cruzeiro, a moeda da época, a Assobrasc e a Scania criaram o Consórcio Nacional, atualmente, Consórcio Scania Brasil, o maior do segmento de caminhões pesados do país. A idéia surgiu para facilitar os financiamentos de veículos e foi uma iniciativa que consolidou a união das concessionárias.
Com a criação dos programas de compra de peças Price Progress e de crédito mútuo, idealizado para que o cliente Scania tivesse crédito em todas as concessionárias, foi outra importante conquista da Assobrasc.
“Nossa preocupação é fazer com que o cliente compre um caminhão adequado, tenha a assistência necessária e que, com isso, exerça seu trabalho com sucesso”, afirma Battistella.
Hoje, a estratégia da Assobrasc é investir nos contratos de manutenção preventiva, planejando todas as ações em parceria com a montadora.