Pensando em treinar e preparar cada vez mais motoristas, a Volvo aposta em treinamentos para se manter na liderança tanto em segurança passiva como em segurança ativa. Conscientizar para transformar. É assim que o coordenador de Desenvolvimento de Negócios e Concessionárias da Volvo, e também coordenador do Programa Transformar, Edgar Guolo, define o Projeto TransFormar.
O programa de desenvolvimento de motoristas da Volvo é baseado no gerenciamento de riscos da viagem e está focado no comportamento do condutor. Todo o treinamento é executado levando-se em consideração o cotidiano do motorista, o veículo, o contexto e o local.
De acordo com Guolo, estes são os três principais elementos nas situações do dia-a-dia do condutor do caminhão e formam o tripé sob o qual o programa está erguido. O coordenador explica que, durante uma semana, os motoristas recebem informações sobre a importância de conhecer o melhor possível estes três itens, a começar pelo veículo e suas características técnicas e a carga que transporta.
“O programa é voltado para o comprometimento dos motoristas com um trânsito mais seguro nas estradas, mas também está dirigido para uma condução mais econômica”, afirma.
O curso aconteceu em Itajaí entre os dias 15 a 19 de setembro, nas dependências do Sest/Senat, localizado no Posto Santa Rosa, às margens da BR 101. Cerca de 20 motoristas participaram desta etapa, sendo dois profissionais por empresa.
Como funciona o programa
Neste programa, Guolo explica que não existem professores e sim, facilitadores que estudam juntamente com os motoristas, como o local da viagem pode interferir na segurança e no resultado da viagem. Para tanto, são levados em consideração o tipo de pavimento, as condições climáticas, os buracos na rodovia, entre outros itens.
Toda a metodologia do programa está dirigida para o comportamento do motorista nas diferentes etapas da viagem, desde o planejamento e a implementação das verificações, passando pela operação propriamente dita, até a avaliação final dos resultados da viagem.
Guolo revela que durante a semana do treinamento, a primeira percepção que se tem dos participantes, é a auto-estima readquirida, uma vez que ali, todos falam a mesma linguagem. “Como temos facilitadores durante as explanações, os motoristas sentem-se mais a vontade para expor suas experiências assim como compartilhá-las com os demais participantes”.
Programa aprovado pelos profissionais
Com 33 anos e 15 de estrada, João Amadeu dos Santos que há seis anos trabalha na empresa Seka Transportes, de Araquari, aprovou a iniciativa. Ele conta que já participou de outros cursos de capacitação, mas nenhum outro abordou o tema segurança com tanta clareza e linguagem simplificada. “De que adianta um caminhão com tecnologia de ponta se o motorista não sabe lidar com os aplicativos”.
Uma mostra de que teoria e prática estão lado a lado, durante dois dias os motoristas tiveram a oportunidade de trafegar 16 quilômetros na rodovia com caminhão carregado. De acordo com o motorista, o caminhão utilizado no programa pesava cerca de 26 mil toneladas. Para o coordenador Guolo, esse momento é realizado em duplas, assim, ambos têm a oportunidade de vivenciar a prática de alguns itens do caminhão.
O resultado do programa fez com que a Volvo antecipasse o treinamento dos multiplicadores dentro das empresas. “As primeiras turmas serão iniciadas ainda no primeiro semestre de 2009”. Guolo revela que a antecipação ocorreu devido às expectativas gerada dentro das empresas após o retorno daqueles que participaram do programa.
“As mudanças são nítidas, desde o asseio pessoal, tipo de roupas e calçados que irá usar; condições físicas e emocionais; objetos de uso pessoal; informações sobre o veículo, a carga, a viagem, o cliente e os possíveis fornecedores; check-list do caminhão, entre outros dados”, finalizou.