11 de setembro de 2008

Scania entrega caminhão e firma mais uma parceria com Centronor

No final do mês passado a Scania entregou mais um caminhão para o Centro de Treinamento de Motorista da Região Nordeste do Rio Grande do Sul, (Centronor). O mesmo já está à disposição dos alunos no centro de formação.

O caminhão Scania modelo R 420 6x2, foi entregue ao Centronor em regime de comodato e será utilizado nas aulas de formação de condutores em trajetos de longa distância, com viagens de até quatro mil quilômetros, simulando condições reais de trabalho.
Para capacitar e colocar cada vez mais motoristas qualificados no mercado, o modelo é equipado com freio auxiliar Retarder e suspensão traseira a ar. O caminhão contempla a cabine R Highline, lançada em outubro de 2007, durante a introdução das Séries P, G e R no Brasil. Com excelente ergonomia, a cabine R Highline oferece ao motorista amplo espaço interno e comandos de fácil acesso e manuseio, além de possuir a maior cama do mercado nacional e itens exclusivos, como acabamento de portas e bancos em tecido, ar-condicionado eletrônico, vidros e travas elétricas.
Preocupada em auxiliar na educação desses motoristas, o diretor geral da Scania Unidade de Negócios Brasil, Christopher Podgorski afirma que com o crescimento do mercado é necessário que se tenha profissionais cada vez mais qualificados. “Com a grande demanda de motoristas habilitados, exige que as empresas procurem soluções viáveis e rápidas para o treinamento de pessoal. A Scania, alinhada a esse cenário, contribui mais uma vez para a qualificação de motoristas com a entrega desse veículo para o Centronor, exemplo de qualidade e confiabilidade na capacitação do motorista profissional”, afirma o diretor geral.
Para o para proprietário da Mecânica Vacaria concessionária Scania de Vacaria, Vilfredo Vitório Drago, o apoio dado ao Centronor é muito importante, pois em pouco tempo foi possível foi ver o crescimento da empresa que está focada em desenvolver grandes profissionais na estrada. “Valeu o esforço dos proprietários. Hoje temos uma parceria muito grande com o Centronor, damos assistência técnica e ainda conseguimos algumas peças que os alunos possam usar na montagem da oficina. Tudo isso é muito importante, pois em pouco tempo o resultado aumenta e quem ganha com isso são as empresas e principalmente os motoristas que aprendem”, afirma


Scania preocupada como transporte no país


Envolvida e preocupada como crescimento do transporte no país, a Scania sempre buscou desenvolver treinamentos para que os motoristas se adaptassem aos novos caminhões. Apoiar o Centronor e outras empresas que estão preocupadas em colocar na estrada profissionais capacitados é uma forma de incentivar as empresas a diminuir custos e conseqüentemente apoiar o crescimento da mesma.
“Já tivemos resultados muito importantes, foram cerca de quatro mil motoristas treinados e com uma grande redução no consumo de combustível, menos uso de freio, menos marchas realizadas, isso significa uma redução enorme para as empresas”, comenta o diretor de marketing e comunicação comercial da Scania João Miguel Capussi.
Para Capussi, as empresas estão começando a enxergar os benefícios que um motorista treinado pode trazer, e o custo com o curso poderá ter retorno em dois meses que esse profissional estiver na estrada. “ São treinamentos que todas as empresas deveriam fazer, pois os benefícios são visíveis em pouco tempo”destaca.
Mas, não são só as empresas e os motoristas quem ganham com isso. Para Capussi, com os cursos profissionalizantes, é possível ter uma melhora significativa nas estradas brasileiras. “Os motoristas passam a dirigir defensivamente, pois tornam a ter mais consciência do que está fazendo, então ele passa a dirigir por ele, pelo condutor do carro pequeno e pelo pedestre. Nós da Scania só temos a ganhar, pois estamos presente e interagindo com os clientes e com os motoristas”, afirma.