Criada em 1997, a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, Fabet tem sua sede na cidade de Concórdia Santa Catarina e até hoje formou mais de 20 mil profissionais do transporte rodoviário. Agora a instituição passará a atender motoristas na cidade de São Paulo.No início do mês de setembro, a Scania assinou o termo de parceria com a Fabet e deverá lançar ainda este ano a pedra fundamental para as obras de extensão do centro de treinamento no terreno de 41 mil m² no Km 66,5 da Rodovia Castelo Branco, em Mairinque (SP).
A previsão é que a primeira fase do projeto, com 3.400 m² de área construída, seja inaugurada no segundo semestre de 2009. “A Scania cederá, em regime de comodato, 15 cavalos mecânicos para a Fabet de São Paulo. Em Concórdia, a escola já trabalha com 15 caminhões também cedidos pela montadora. Essa parceria é essencial para a capacitação de motoristas de acordo com as exigências do mercado”, destaca o gerente executivo de marketing e comunicação comercial da Scania no Brasil, João Miguel Capussi.
O crescimento do transporte brasileiro e a falta de profissionais de alto nível é grande. Com os caminhões cada vez mais sofisticados, torna-se praticamente obrigatório que o candidato faça o curso de qualificação para aprender a dominar os recursos tecnológicos, como câmbio automatizado, rastreador e GPS.
“Hoje, uma frota de 2,1 milhões de veículos de carga transita nas rodovias brasileiras em um cenário com 130 mil transportadoras. Isso gera em torno de 5 milhões de empregos diretos. Mesmo assim, o Brasil tem uma carência de 90 mil motoristas qualificados para atender a necessidade do mercado atual”, afirma a gerente de extensão e parcerias da Fabet Salete Marisa Argenton.
Os benefícios e o crescimento da Fabet
Os benefícios quando os motoristas passam pelo treinamento podem ser traduzidos em números. Segundo dados da Fabet, a economia de combustível da frota chega a 15%, a vida útil dos pneus aumenta em 10% e a quantidade de sinistros cai em 47%.
A unidade paulista da Fabet atenderá a forte demanda existente nos mercados do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A sede de Concórdia, que hoje absorve alunos do país inteiro, passará a treinar os alunos da região Sul. Quando as obras da primeira fase terminarem, a estrutura da Fabet em São Paulo contará com 12 salas de aula, laboratórios de informática, de rastreamento via satélite, de trem de força e pneus. Haverá ainda um auditório para 550 pessoas, uma pista de avaliação veicular de 830 metros, biblioteca, alojamento para 120 pessoas e restaurante. A capacidade total poderá atender 240 profissionais por mês.
As instalações receberão turmas distribuídas em três cursos. O Caminhão Escola Básico, criado em 1995 e que deu origem à Fabet, é destinado aos alunos que não têm experiência na condução de um caminhão pesado ou semipesado. O curso, dividido em sete módulos, dura um mês e tem 330 horas de carga horária. No final, o aluno faz um percurso com o caminhão ao longo de uma semana com a supervisão de um instrutor.
O Caminhão Escola Avançado é direcionado a alunos que já trabalham como motoristas. Durante uma semana, eles assistem às aulas sobre postura profissional, ética, marketing pessoal, além de temas como direção econômica e redução de custos. No Caminhão Escola Distribuição, que também dura uma semana, são abordados temas sobre como melhorar os níveis de serviços. Futuramente, a Fabet pretende oferecer cursos técnicos profissionalizantes de nível médio, superiores na área de tecnologia e pós-graduação, como já acontece em Concórdia.