18 de março de 2008

Alinhamento computadorizado da Itavale é o mais moderno do sul do país

No Brasil, o caminhão é o meio de transporte de cargas mais utilizado. A falta de manutenção ocasiona sérias conseqüências para o motorista e para os donos de transportadoras, principalmente, prejuízo e perda de tempo com uma quebra inesperada. Há 15 anos no mercado, a Itavale, concessionária Randon em Tubarão, trabalha aprimorando técnicas e satisfazendo o cliente.
No dia 28 do mês passado foi realizado o sorteio do consórcio do grupo regional Randon, formado por 24 clientes, a maior parte donos de transportadoras. Na ocasião foram lançadas duas máquinas adquiridas pela empresa: o alinhador computadorizado digital a laser, Digi II, e o desempeno de eixo, que trabalham em conjunto para um melhor resultado, ambos da Truck Center.
O alinhador, Digi II é o mais avançado da Região Sul do país e bastante preciso. Além de propiciar melhor desgaste do pneu e mais segurança, “o equipamento totalmente computadorizado faz um relatório das condições do veículo”, explica o representante da empresa, Daniel Ferro. Outra novidade é que através do desempeno de eixo, a outra aquisição da firma, o alinhamento de todo o conjunto do caminhão pode ser feito.
De acordo com Daniel o desalinhamento das rodas do caminhão ou da carreta é um dos fatores que aumenta o consumo de pneus e de combustível, reduzindo o lucro do transportador de cargas. Um veículo desalinhado oferece maior resistência ao piso, os pneus arrastam mais e o motor também realiza maior esforço para mover o veículo. O resultado de tudo isso é a redução da vida útil dos pneus, dos componentes do sistema de direção e dos eixos. A isso se inclui o maior consumo de combustível. Para o motorista Márcio Duarte da Rosa, o alinhamento permite também maior confiança entre patrão e empregado. “O dono economiza e sente-se satisfeito com meu trabalho, pois o prejuízo diminui”.
A Itavale treinou dois funcionários na sede da Truck Center, no Paraná, e desenvolveu uma rampa mais longa que acomoda todo o caminhão. Assim, o mecânico pode trabalhar com mais espaço, conta com uma iluminação diferenciada e com uma adaptação para o desempeno de eixo da tração do caminhão. Segundo o consultor de vendas, Alex Oliveira da Silva, “a nova máquina mostra se o eixo do caminhão precisa receber uma cambagem e, caso precise, o aparelho a executa”.
Com um mercado competitivo a Itavale busca investir em novas tecnologias pensando na qualidade do serviço exigida pelos clientes e apostando nos benefícios em longo prazo. A empresa oferece serviços como reforma, pintura, troca de lona, troca de bucha, alinhamento, instalação do terceiro eixo, entre outros. Confira informações no site www.itavale.com.br.

Qual a importância do Alinhamento Técnico?


O alinhamento dos pneus garante que todos estejam ajustados para rodar na mesma direção. O alinhamento inapropriado afeta o desgaste do pneu, o consumo de combustível por quilômetro, a estabilidade e o desempenho global do veículo. Recomenda-se fazer um alinhamento a cada 10.000 quilômetros, ou conforme orientação no “Manual do Proprietário” do veículo, embora uma batida no meio-fio ou um buraco possam comprometer o alinhamento

Motivos para suspeitar que os pneus precisam ser alinhados


· Desgaste excessivo ou irregular dos pneus.
· Volante puxando para a esquerda ou para a direita.
· Sensação de frouxidão ou de movimento sem direção.
· Vibração ou trepidação do volante.