
Se você vai viajar para qualquer município ou estado das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, para os estados do Maranhão e Minas Gerais, ou para os municípios no sul do Piauí, oeste e sul da Bahia, norte do Espírito Santo, noroeste de São Paulo e oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e tomou a vacina contra a Febre Amarela há mais de dez anos, você deve se vacinar urgentemente. Caso você tenha dúvida de há quanto tempo tomou a vacina, é bom repetir a dose.
Para tomar a vacina, você deve ir a qualquer Posto de Saúde mais próximo, as reações quando ocorrem são febre e mal estar, e não há problema quanto à movimentação do braço após a vacina.
Se você ainda não se vacinou e está em regiões de alerta, fique atento se aparecer febre, dor de cabeça, dor abdominal e dor no corpo. Nessa situação procure um posto de atendimento urgentemente.
Repetindo: Em caso dúvida vacine-se para viajar tranqüilo, e se você não tem junto o cartão de vacinação, não tem problema, o mesmo não é necessário. Lembre-se, em média 46% das pessoas que tem Febre Amarela, acabam morrendo.