20 de dezembro de 2007

Lançamentos, conceitos e história na exposição da Ford

Comemorando 50 anos da produção de caminhões da marca no Brasil, seu tema especial na Fenatran, a Ford mostrou 19 veículos, incluindo os modelos recém-lançados da linha Cargo, o leve 712 e o cavalo-mecânico 4532e. Como principal novidade da Série F, foram apresentados, em primeira mão, o F-4000 com distância entre eixos alongada e o F-4000 4x4, ambos com lançamento previsto para o próximo ano.
Ainda no segmento de caminhões, destacam-se na mostra o F-350 e os modelos Cargo 1317e, Cargo 2428e 6x2 e Cargo 5032e 6x4, com pintura diferenciada. Na área de picapes, há também a Ranger GNV e a Courier Van. Outro modelo apresentado na Fenatran é a van Transit, que a Ford trouxe ao Brasil como teste conceitual de mercado. A Transit foi eleita a Van do Ano na Europa por dois anos consecutivos."Os produtos expostos são uma amostra da nossa grande linha. Nossa presença na Fenatran traz também propostas de novos e potenciais produtos, entre outras atrações. Um destaque especial é a comemoração histórica dos 50 anos da produção do primeiro caminhão brasileiro, que traduz nossa força, a tradição e experiência da marca, fatores indispensáveis na compra de um bem como o caminhão. Um Ford F-600, o modelo que deu início a essa trajetória de sucesso dos caminhões Ford no Brasil, está presente no estande em uma versão original", ressalta Oswaldo Jardim, diretor das Operações de Caminhões da Ford América do Sul.


700 mil caminhões já produzidos
A Ford tem também outros marcos para comemorar. Este ano, completa a produção de 700 mil caminhões no Brasil. Somando-se os veículos comerciais produzidos e importados, anteriores à produção local, o número é de 1,2 milhões de unidades vendidas em seus 88 anos de atividade no país.

Conheça os modelos e lançamentos da Ford
Os modelos de caminhões da Ford apresentados na Fenatran estão previstos para entrar no mercado em 2008. Dois futuros modelos do F-4000, com distância entre eixos de 4.795 mm e com tração 4x4. O entre eixos alongados permite que o caminhão tenha uma plataforma ampliada para o transporte de cargas de maior volume. A versão 4x4 tem como base os modelos desenvolvidos para competição, nas quais o F-4000 vem mostrando um rendimento excepcional.
Já o Cargo 712, modelo da linha de caminhões leve tem peso bruto total de 7,7 toneladas. O Cargo 4532 é ideal para o transporte de carretas de três eixos, é um cavalo-mecânico com capacidade de tração de 45.150 kg. Transporta praticamente a mesma carga que os concorrentes extra-pesados, de 45 toneladas, com muito mais economia. Cargo 815e: modelo leve, voltado para aplicações de uso urbano. O Cargo 1317e, com peso bruto total de 13.000 kg, é destinado a aplicações urbanas e transporte rodoviário de curta distância. Cargo 2428e MaxTruck 6x4: trucado ideal para aplicações rodoviárias de curtas e médias distâncias. Cargo 5032e 6x4 é voltado ao transporte de cana-de-açúcar e madeira, tem capacidade de tração de 50 toneladas.

Picapes e Vans
A Courier Van, recém-lançada na versão 1.6 L Flex, traz compartimento fechado na caçamba e reforça a proposta da picape como veículo voltado para o trabalho. A Ranger GNV, possui o eficiente motor 2.3 L a gasolina, que pode ser convertido para gás natural veicular (GNV), com kit de última geração aprovado pela fábrica, é indicada para quem precisa de uma picape robusta e econômica. A Transit foi eleita a Van do Ano por dois anos consecutivos na Europa, em eleição realizada entre jornalistas de 19 países, é um exemplo de tecnologia e sucesso neste setor.
Fonte: Jornal Estrada