O Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski, em Criciúma, foi palco da primeira edição da Fecarga – Feira dos Transportes & Logística, que aconteceu de 21 a 24 de novembro. O objetivo do evento foi integrar, agrupar, ordenar e promover os segmentos relacionados aos investimentos e serviços de transportes de cargas rodoviárias, ferroviárias, aéreas e marítimas.
Mais de 70 expositores participaram da primeira edição da Fecarga, demonstrando seus produtos e discutindo a logística do Sul no 1º Fórum Sul Brasileiro de Logística, que aconteceu paralelamente a feira.
A Fecarga aconteceu num momento propicio no Brasil principalmente na região sul que aguarda fervorosamente a conclusão das obras da BR-101, a mais importante fonte econômica para o escoamento da produção regional. Vivendo paralelamente incertezas no transporte aéreo, aguardando investimentos no transporte marítimo, em especial na revitalização do Porto de Imbituba, e no transporte ferroviário a espera da expansão da Ferrovia Tereza Cristina.
Assim, com a presença de todos os modais do transporte se integrando e discutindo melhorias faz com que Santa Catarina cresça, desenvolvendo melhor sua logística e, fazendo com que as mercadorias cheguem de maneira melhor e mais rápida ao consumidor final.
Grandes são as estimativas para o ano de 2008 no setor de transportes, principalmente para o modal rodoviário, que significa 65% por onde escoam todas as produções do Brasil. O crescimento da economia, estimado em 5% para 2008, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que presume um investimento até 2010 de 58,28 bilhões para o setor de Infra-Estrutura, Logístico e Rodoviário.A sobrecarga utilizada no Brasil, onde muitos caminhões rodam com peso acima de suas especificações e apresentam alterações no seu desempenho precisando o país de 20% a mais de equipamentos rodoviários através da conscientização dos riscos que a sobrecarga pode causar. Além do Brasil ser o país com a frota mais antiga do mundo comparado aos países emergentes, necessitando de no mínimo 15% a mais de novos equipamentos para renovar a sua frota, faz com que o setor estime grande crescimento.
Entre as empresas expositoras, os implementos da Orleanense Librelato foram um dos principais atrativos da Feira. A empresa expôs quatro produtos, entre eles remi-reboque base furgão rebaixada 3 eixos; semi-reboque carrega tudo plano 2 eixos; semi-reboque articulado carga aberta 6 eixos e semi-reboque basculante 3 eixos. Prometendo a empresa revolucionar o mercado, com o lançamento do semi-reboque bitrem com 6 eixos, que otimiza a carga em torno de doze toneladas a mais que o bitrem com 4 eixos.
Na primeira noite de Fecarga, uma deliciosa Paella promovida pela Librelato e assinada pelo Chef Motta movimentou a feira. O jantar serviu para confraternizar a empresa com seus parceiros, bem como para contemplar os clientes que participam do Consórcio Librelato/Gaplan, representado por Marcelo Biasotti das Neves. A Librelato, que começou o ano com 200 funcionários, encerrará o ano de 2007 com mais de 400 funcionários e recebeu um prêmio no dia 28 de novembro, promovido pelas revistas Transporte Moderno e Technibus, em São Paulo, como a sexta empresa de maior destaque no setor de transporte no ano de 2007.
Também marcaram presença na feira, empresas tradicionais da região, como a Ediba concessionária Scania, a RF Sul Caminhões concessionária Volkswagen, a Forauto concessionária Ford Caminhões e a DHC Direções Hidráulicas e Câmbios, concessionária ZF.
Mais de 70 expositores participaram da primeira edição da Fecarga, demonstrando seus produtos e discutindo a logística do Sul no 1º Fórum Sul Brasileiro de Logística, que aconteceu paralelamente a feira.
A Fecarga aconteceu num momento propicio no Brasil principalmente na região sul que aguarda fervorosamente a conclusão das obras da BR-101, a mais importante fonte econômica para o escoamento da produção regional. Vivendo paralelamente incertezas no transporte aéreo, aguardando investimentos no transporte marítimo, em especial na revitalização do Porto de Imbituba, e no transporte ferroviário a espera da expansão da Ferrovia Tereza Cristina.
Assim, com a presença de todos os modais do transporte se integrando e discutindo melhorias faz com que Santa Catarina cresça, desenvolvendo melhor sua logística e, fazendo com que as mercadorias cheguem de maneira melhor e mais rápida ao consumidor final.
Grandes são as estimativas para o ano de 2008 no setor de transportes, principalmente para o modal rodoviário, que significa 65% por onde escoam todas as produções do Brasil. O crescimento da economia, estimado em 5% para 2008, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que presume um investimento até 2010 de 58,28 bilhões para o setor de Infra-Estrutura, Logístico e Rodoviário.A sobrecarga utilizada no Brasil, onde muitos caminhões rodam com peso acima de suas especificações e apresentam alterações no seu desempenho precisando o país de 20% a mais de equipamentos rodoviários através da conscientização dos riscos que a sobrecarga pode causar. Além do Brasil ser o país com a frota mais antiga do mundo comparado aos países emergentes, necessitando de no mínimo 15% a mais de novos equipamentos para renovar a sua frota, faz com que o setor estime grande crescimento.
Entre as empresas expositoras, os implementos da Orleanense Librelato foram um dos principais atrativos da Feira. A empresa expôs quatro produtos, entre eles remi-reboque base furgão rebaixada 3 eixos; semi-reboque carrega tudo plano 2 eixos; semi-reboque articulado carga aberta 6 eixos e semi-reboque basculante 3 eixos. Prometendo a empresa revolucionar o mercado, com o lançamento do semi-reboque bitrem com 6 eixos, que otimiza a carga em torno de doze toneladas a mais que o bitrem com 4 eixos.
Na primeira noite de Fecarga, uma deliciosa Paella promovida pela Librelato e assinada pelo Chef Motta movimentou a feira. O jantar serviu para confraternizar a empresa com seus parceiros, bem como para contemplar os clientes que participam do Consórcio Librelato/Gaplan, representado por Marcelo Biasotti das Neves. A Librelato, que começou o ano com 200 funcionários, encerrará o ano de 2007 com mais de 400 funcionários e recebeu um prêmio no dia 28 de novembro, promovido pelas revistas Transporte Moderno e Technibus, em São Paulo, como a sexta empresa de maior destaque no setor de transporte no ano de 2007.
Também marcaram presença na feira, empresas tradicionais da região, como a Ediba concessionária Scania, a RF Sul Caminhões concessionária Volkswagen, a Forauto concessionária Ford Caminhões e a DHC Direções Hidráulicas e Câmbios, concessionária ZF.
Fonte: Jornal Estrada