Num país eminentemente rodoviário e com o crescimento da economia nacional, mais caminhões circulam pelas estradas do país. Imagine a quantidade de caminhoneiros que precisam de um pouco de conforto depois de uma longa jornada em frente ao volante. A Scania imaginou. E neste mês lança as novas Séries P, G e R, que além de garantir maior economia em relação ao R 124, então mais recente produto Scania, têm como maior trunfo o conforto da cabine.A Scania bota no mercado um produto que rodou mais de dois milhões de quilômetros e que garante a tal fórmula “mais com menos”, ou seja, mais produtividade com menos consumo. O fator é importante, porém natural com a tecnologia de ponta que atualmente cerca o setor. O que deixou os fãs da marca fascinados na Concessionária Ediba, em Tubarão, foi mesmo a nova cabine. Muito mais espaço e conforto a serviço dos caminhoneiros.
O resultado dessa aprovação são os 18 caminhões da nova linha vendidos semanas antes do lançamento pela concessionária que atende a região sul catarinense. O número só não é maior porque até o momento não há mais unidades disponíveis. Expectativa confirmada pelo gerente da Concessionária Ediba, Jacinto Hugo Dalla Costa Longo. “A nova linha veio com mudanças significativas, que suprem as demandas de mercado e de clientes”, afirma.
Um dos que foram atraídos pelo conforto da cabine é João Bernardini, da Tigre Transportes de Jaguaruna – no litoral sul catarinense. Ele, que tem 32 Scania em sua frota, já adquiriu um modelo da nova linha. “O caminhão é muito bonito. Acho que em relação à força não mudou muito, mas o conforto na cabine está muito bom”, analisa o transportador de cerâmica. Também do ramo, José Zapelini, da Transzape de Tubarão, concorda com amigo. Achou a nova linha muito boa, mas para somar mais um aos 160 Scania da frota só a cabine não basta. “Vai depender do preço”, justifica.
É com o otimismo semelhante, quem sabe até maior, ao da Scania, que Sinésio Carara Cândido “recebe” a Série P, G e R. Proprietário da DC Trasnportes, de Tubarão, Sinésio se proclama um fã confesso da marca. Não é à toa que 100% de sua frota é Scania. Sobre a nova linha, dispara: “vai superar todos os marcos”. Transportador de arroz, faz uma enorme lista dos pontos de destaque do lançamento. “O novo caminhão, na minha opinião, é bem moderno por causa dos equipamentos e da cabine alta. A Scania vai melhorar ainda mais com ele”, diz.
Ediba pronta para a nova linha
Mudanças físicas foram realizadas na concessionária do sul catarinense por causa da Série P, G e R para o dia do lançamento. Na quarta-feira do dia 10 de outubro a Ediba se transformou para receber as 300 pessoas que lotaram as instalações internas – 30 a mais que a expectativa dos organizadores. O espaço, que todos os dias é destinado para mesas com telefones e materiais de escritório, deu lugar a grandes mesas preparadas para uma grande festa. Tudo para dar as boas-vindas aos lançamentos da Scania.
Porém a mudança mais significativa estava do lado de fora. Um grande corredor com luzes, gelo seco e chuva de prata foi montado no estacionamento, coladinho ao prédio. Era dali que viria o grande astro da noite em Tubarão. Assim que o apresentador Carlos Hummel terminou de mostrar o novo caminhão pelo telão para todo o país, o espaço, ora lotado, ficou às moscas. Todos foram para o pátio da concessionária ver a chegada apoteótica da novidade da Scania e conhecê-la bem de perto.
Até a semana seguinte ao lançamento, a Ediba ainda mantinha no pátio dois modelos da nova linha Scania. Porém a concessionária não contará com veículo test-drive para que seus clientes conheçam melhor a mais recente novidade do mercado de caminhões pesados. Neste mês de lançamento quem quis experimentar a novidade teve de ir até a Fenatram, em São Paulo. No 16º Salão Internacional do Transporte, os clientes puderam testar a máquina – muitos a convite da própria Ediba.
Em relação às mudanças em virtude do lançamento, a Ediba limitou-se ao aspecto comercial e técnico. Com uma ampla oficina, o gerente da concessionária, Jacinto Hugo Dalla Costa Longo, afirma não ter tido a necessidade de construir ou reformar o prédio para poder trabalhar tranqüilamente com a Série P, G e R. “Desde junho deste ano os técnicos e vendedores da Ediba receberam treinamentos”, diz.
Companheiros de viagem se encontram em Tubarão
Além da nova linha de caminhões da Scania, o papo da festa na concessionária Ediba foi a viagem a Portugal – promoção Descobrindo Portugal da Família Scania. Quem já adquiriu as cotas que dão direito ao passeio cinco dias e quatro noites em Lisboa já começaram a viver os preparativos para a grande sacada da administradora em 2007.
É o caso dos amigos e transportadores João Bernardini, da Tigre Transportes, de Jaguaruna, José Zapelini, da Transzape, de Tubarão, e Antenor Cechinel, da Sul Continental Transportes, de Criciúma. Os três vieram de São Paulo direto para o lançamento das Série P, G e R. No interior paulista conheceram a fábrica da Scania e momentos após o retorno já estavam na Concessionária Ediba para ver de perto o mais novo veículo do mercado de caminhões pesados.
Quem não esconde a empolgação em conhecer a ‘terrinha’ é Sinésio Carara Cândido. Proprietário da DC Transportes de Tubarão, lamenta não ter tido tempo para conhecer a fábrica da Scania em São Paulo. Porém entrega que está contando os dias para o passeio ao velho continente, ao qual o transportador de arroz vai levar a esposa como acompanhante. “Já dei entrada no passaporte e tudo, mas, sinceramente, nem sei mais em que pé está. Nem tive tempo de ir até a montadora”, afirma em tom de brincadeira. “Não nego que estou ansioso pela viagem”.
Fonte: Jornal Estrada