![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNMFeMuk_arj1cXq2I1iG8wFSwvPLjHWJuu1tP3MehKdafWNu4MuyX63mUxJIEZ21q3Tom7is2o0I9omk7ZCRQ5OVIO0UikTSKQPkdeR3VXgp7QzGQ92wGcxrEig1LYywgMLD0/s400/comat.jpg)
Com uma área de cobertura relativamente pequena – 100 quilômetros quadrados, de Imbituba, litoral central, ao município de Sangão – a Comat Caminhões se orgulha por vender em torno 400 unidades por ano e manter-se sólida e soberana no mercado.. Na festa de lançamento da linha Constellation 370, que também comemorou os 25 anos da concessionária de Tubarão, eram visíveis estes laços em grande parte dos 500 convidados.
É o caso da Mendes & Koch Transportes, de Tubarão. O diretor Norberto Koch Mendes lembra do primeiro contato com a Comat Caminhões. “Foi em 1994, há 13 anos. Desde aquele período, fomos acompanhando a trajetória da Comat e da Volkswagen, aumentando a frota da transportadora”. A partir de 2004, Norberto e a Mendes & Koch deixaram de ser clientes e hoje consideram-se parceiros da concessionária. “Com a aquisição de três veículos 35.300, padronizamos a frota. Começa aí esta relação de mão dupla”. Hoje, todos os veículos que rodam sob a bandeira da Mendes & Koch foram adquiridos na Comat.
A estratégia montada pela Volkswagen para ganhar o mercado nacional é a mesma que faz da Comat Caminhões unanimidade na região. A relação estreita com a clientela é justificada pelo sentimento de confiança e credibilidade que as ações de pós-venda deixam. Um dos exemplos é o serviço Chame Comat, uma versão criada pela concessionária tubaronense nos moldes da já existente ChameVolks. Porém o sistema adotado pela Comat é exclusivo de seus fregueses. Não disputa a “atenção” do socorro nacional. Com estrutura pequena, contendo um mecânico de plantão e uma oficina-volante, o serviço vai até onde está o cliente, de dia ou à noite, em um raio de 200 quilômetros quadrados.
Outro benefício que fideliza o cliente da Comat é a criação de um espaço com dormitório para até seis pessoas, banheiro e área comum com jogos de mesa e televisor. A novidade deverá estar pronta em pouco tempo. Com ela, os caminhoneiros de transportadoras parceiras da concessionária terão um bom lugar para pernoitar gratuitamente.
Os primeiros dos 25
Os primeiros passos da caminhada de sucesso começaram em 1958. Na época, os caminhões eram apenas objeto de trabalho de Pedro Fuchter e sua transportadora, a Criciumense. Negócio esse que já dá indícios do desejo futuro do patriarca. O primeiro “tijolo” para a construção da marca Comat, e também do “casamento” com a Volkswagen foi com uma loja de automóveis autorizada VW, há 45 anos.
Quase duas décadas depois, sempre no ramo de veículos, veio a Comat Honda, em 1979. Os negócios andavam bem que Fuchter apostou na venda de motocicletas. A empresa existe até hoje em Tubarão, porém não pertence mais à família. E até que veio o convite da Volkswagen para que Pedro Fuchter passasse também a atuar no setor de caminhões. “Nunca me esqueço, abrimos a Comat Caminhões em 2 de janeiro de 1982”, lembra Pedro Fuchter Filho, hoje diretor comercial, à frente dos negócios herdados do pai.
Do primeiro dia até hoje, a Comat – acrônimo de Comercial de Máquina e Equipamentos Tubarão – não só viu como também fomentou o crescimento da região da Amurel (compreendida por Tubarão e municípios circunvizinhos). “Durante este período, vimos a região crescer. Vimos a abertura de muitas empresas. E participamos de alguma delas. Crescemos junto com elas, inclusive”, afirma Fuchter Filho.
Um dos melhores momentos ao longo destes 25 anos, segundo Pedro, foi no período entre os anos de 1989 a 1993. Foi lá, dando seus primeiros passos, que a Comat pavimentou o caminho para o sucesso. “Era uma época em que as negociações eram mais fáceis e a margem de lucro maior. Tínhamos poucos concorrentes. Existia bem menos concessionárias como tem hoje”, recorda-se. Durante este instante, ficaram marcadas as vendas para as fábricas de plástico Copobrás e Plazon. “Foi entre 89 e 91, se não me engano, quando vendíamos no mínimo entre 10 a 15 caminhões para cada uma delas. Eram nossos melhores frotistas”.
Mérito é dos clientes
Hoje a Comat Caminhões vive nova fase, de acordo com o gerente regional Sul da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Jorge Carrer. “Eles não precisam mais brigar por espaço como outras concessionárias. Estes 25 anos são a prova de que estão consolidados”, justifica. E acrescenta: “é uma longa parceria com Volkswagen. A Comat ajudou a construir a marca Volkswagen. Esperamos voltar para festejar outras bodas”, deseja Carrer.
O diretor comercial da Comat Caminhões, Pedro Fuchter Filho, festeja o marco da concessionária. “Agradeço aos clientes e frotistas que estão e já estiveram com a Comat. Eles são boa parte disso. Foram eles que possibilitaram que chegássemos a estes 25 anos”, diz, demonstrando gratidão.
Fonte: Jornal Estrada