Os primeiros modelos da linha, lançados em 2005, têm boa parcela de contribuição da liderança de quatro anos e meio da Volkswagen no mercado nacional de caminhões. Para seguir líder no Brasil, os novos membros aumentaram a família Constellation e ainda vieram para preencher uma lacuna da montadora. Aguardados há anos, a Volkswagen finalmente lançou seus veículos extra-pesados. São os Constellation 370 – compostos por 25.370 (cavalo mecânico 6x2), 19.370 (cavalo mecânico 4x2) e 31.370 (chassi 6x4).As três novas opções são um marco no mercado. Apostas da Volkswagen para passar à frente de marcas que dominam o ramo de extra-pesados, como Scania e Mercedes Benz. E o propulsor VW NGD 370, com 367 cavalos de potência, da nova linha Constellation poderá fazer esta alavanca. Para se ter uma idéia do investimento, o motor desenvolvido com prioridade para o modelo enfrentou mais de 50 mil horas de teste e rodou 3,5 milhões de quilômetros.
O resultado de tantos testes gerou a expectativa que foi saciada pelos transportadores do sul de Santa Catarina na metade de outubro. Nos dias 12 e 13 foram realizados o lançamento oficial do Constellation 370 em Içara, na RF Sul, e em Tubarão, na Comat Caminhões, respectivamente. O novo caminhão da Volkswagen encheu os olhos de quem viu e renovou o ânimo dos gerentes de vendas das concessionárias.
Novo Constellation na RF Sul
No dia do lançamento, já apareceram os primeiros clientes interessados em adquirir pelo menos um veículo do novo modelo. Provavelmente, por força do “caminhãozão” (fica melhor se tiver uma gíria dessas de caminhoneiro) em exposição na porta de entrada da concessionária, localizada às margens da BR-101, próxima ao trevo de Içara. Quem passava pela rodovia naquela noite de quarta-feira não tinha como não enxergar o Constellation 25.370.
Um destes interessados pelo 370 é Geraldo Antônio Fernandes Medeiros, da Medefil Transportes, de Içara. Transportador de carvão e matéria-prima para o setor cerâmico, Geraldo sabe o que é um caminhão pesado. Sua expectativa quanto ao novo modelo traduz o que espera a própria Volkswagen. “Tenho um veículo 320 e o acho muito bom. Este novo tenho que dirigir para ver. Mas se é melhor que o 320, como estão dizendo, vai ‘matar’ o mercado”, avalia ele que aponta o motor como um dos melhores benefícios da novidade.
Outra vantagem é a economia, citada por Franck Darós Citadin, diretor logístico da Destak Logística e Transportes, que carrega fracionados. Frank, que tem 12 modelos Volks entre os 40 de sua frota, achou o modelo 370 bem interessante. ”Dá para ver que o motor é forte. Com ele, acredito que dá para fazer uma melhor média, andar tranqüilo”, diz. Citadin crê que seus negócios poderão ser melhores com alguns 370 na frota da empresa. “Fazemos muito a rota Criciúma-São Paulo. Com um desses, conseguiremos fazer a entrega em até 24 horas”, acredita ele, que já procurou a RF Sul para comprar dois Constellation 370.
Mas não são apenas os clientes que estão esperançosos com o lançamento. O mesmo sentimento pode ser percebido no diretor comercial da RF Sul – Içara, Dayson Roberto Silva. “Faltava um produto com esse porte. É um grande filão de mercado na região”. Essa idéia é compartilhada pelo gerente regional Sul da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Jorge Carrer. “Com o Constellation 370, os clientes da região que não tinham caminhões extra-pesados poderão ter acesso”, diz, deixando escapar que o preço deverá chamar a atenção das transportadoras.
Mas é inegável que, entre tantas vantagens, o maior trunfo da Vokswagen em relação aos 370 está nas ações de pós-venda. Medidas estas que fazem com que a VW ganhe a confiança e a fidelidade de seus clientes, o que já se estende há alguns anos e é um dos responsáveis pela liderança atual no mercado interno nacional. Os novos caminhões da linha Constellation vêm equipados com o sistema Volksnet. Um sistema de rastreamento total do caminhão. Não só quanto à rota e localização, mas também operacional, como consumo de combustível até frenagens bruscas.
Segundo Carrer, para este momento em que o 370 chega ao mercado, os clientes poderão contar com o sistema gratuito por algum período. “O aparelho do sistema Volksnet será oferecido sem custos e após a compra do caminhão o cliente terá três meses para utilizá-lo sem pagar nada”. Outro “brinde” da Volkswagen para a nova linha, de acordo com Carrer, é a manutenção gratuita durante 12 meses ou 100 mil quilômetros rodados.
Como foi o lançamento em Içara
Na RF Sul, quem chegava à festa de lançamento já via o caminhão ocupando todo o hall da concessionária. O momento que marcou a chegada do Constallation 370 foram as palavras e agradecimentos do diretor comercial da concessionária, Dayson Roberto Silva, que em seguida convidou os presentes para assistir ao vídeo de apresentação da nova linha. Após, o conhecido mestre-cuca da região Chef Motta convidou todos para saborearem as paellas andaluza e marinara preparadas por ele. Durante o jantar, músicas executadas ao vivo por um saxofonista que ainda passeava por entre as mesas enquanto tocava.
Fonte: Jornal Estrada