11 de setembro de 2007

Caravana da Saúde chega a maior cidade de Santa Catarina - Joinville

De Indaial a caravana da saúde do Jornal Estrada seguiu para Joinville, maior cidade do estado de Santa Catarina, com quase meio milhão de habitantes. Sétima parada aconteceu no dia 26 de julho, no Posto Bonessi, da Rede Zandoná as margens da BR 101.
Em Joinville foram oferecidos: tipagem sangüínea para 186 motoristas, verificação de pressão arterial 221, nível de diabete 196 e informações DST/AIDS e dengue e distribuição de 690 camisinhas. Ao todo passaram pela campanha 228 motoristas.
Para o caminhoneiro Anderson Orlando Hoffmann – Joinville – o trabalho preventivo oferecido pelo Jornal Estrada em parceria com donos de postos e órgãos públicos e privados contribuem para que os profissionais da estrada aprendam a cuidar melhor da saúde.
João Ferreira de Fraga – Osório/RS – concorda com o colega de estrada e admite que os cuidados preventivos fazem a diferença na vida do cidadão.
Em Joinville a Campanha Saúde na Estrada contou com apoio de diversas autoridades e empresários, com destaque para Leopoldo Bedim Barato Gerente do Posto Bonessi e Jorge Zandoná – Diretor da Rede Zandoná – “Nós queria agradecer o pessoal do Jornal Estrada, porque essa campanha valoriza a vida do motorista. São pessoas sofridas, muita gente tem uma imagem do motorista ruim, mas ninguém sabe o que eles passam por ai, um mês longe da família, sem lugar pra dormir um lugar pra tomar banho, então a gente priva pela qualidade de vida, porque aqui é a casa dele. Isso mostra que nós também estamos preocupados com ele na parte principal que é a saúde. Com certeza isso está fazendo com que ele veja a nossa rede com melhores olhos do que já é”.
Silvana Maria Esteves Rosa – Secretaria Municipal de Saúde de Joinville – “Nós trabalhamos na área de prevenção, os resultados são bastantes extraordinários, as pessoas que não se previnem tem as causas e bem decadente, inclusive o estado emocional, e hoje pra se prevenir é muito fácil, as secretarias de saúde distribuem gratuitamente todo material, portanto não se previne quem não quer”.
Jonathan Budal – Programa da Dengue de Regional de Saúde de Joinville – “É importante levar essas informações até os motoristas que é com orientação que a gente vai ter a prevenção, e hoje ta muito fácil se prevenir porque tem as campanhas no rádio na televisão, e vocês que estão trabalhando junto com a secretaria fazem um trabalho fantástico, então quem não se previne não quer viver”.
Elton Luiz Perreira – Gerente Geral da Abouchar de Joinville – “Quero parabenizar o pessoal do Posto Bonessi pela demonstração de preocupação com o motorista, e a gente ai em parceria aproveita para expor nossos produtos que fazem parte do dia-a-dia dos caminhoneiros, ele pode andar com a saúde em dia e os pneus também”.
Paulo Antônio Siocari – Gerente de Vendas de Pesados da Dalçoquio Caminhões de Joinville – “Estão todos de parabéns, por que o cliente precisa de duas coisas pra se dar bem, saúde e um caminhão bom”.
Edineia Casagranda Bueno - Professora do Curso de Farmácia da Univali de Itajaí – “Nós temos duas visões diferentes: uma é de a comunidade usufruir do conhecimento de que tipo de sangue e pra quem ele pode doar, de quem ele pode receber, porque muitas vezes ele não tem esse conhecimento, e nem seu tipo de sangue, a outra é de inserir nosso aluno acadêmico no dia-a-dia da comunidade porque geralmente ele fica dentro da universidade e não vê possibilidades de ajudar a comunidade”.

Fonte: Jornal Estrada